Skip to content

Um feliz 2017 a todos!

30/12/2016

 Diversos autores – Mundo

E assim chegamos ao fim de mais um ano. Um ano especialmente turbulento na política brasileira, que nós como expatriados assistimos com perplexidade e muitas vezes incredulidade. No blog fomos extremamente produtivos, e temos orgulho disso. Não é segredo para ninguém que apoiamos a todos aqueles que pretendem sair do Brasil, a estudo ou trabalho – mas sempre pesando muito bem os “prós” e os “contras”. Esperamos ter sido úteis para os brasileiros que investigam as possiblidades  de morar fora do nosso querido Brasil, ou fazer turismo. E que tenhamos compartilhado de modo divertido e eficiente nossas experiências.

blog-ano-novo

Alguns autores encerraram a participação no blog em 2016, como a Manaira Araújo (ESP) e a Melissa Lima (MEX). Alguns outros irão dizer “adeus” e novos autores irão entrar para o BZ no ano que se inicia.  A seguir, fazemos um breve retrospectiva do ano de 2016 e compartilham alguns dos projetos e sonhos para 2017:

blog-natal-carla

Meu ano de 2016 teve muitas viagens lindas. Passei por Dublin, Amsterdam e Haarlem, Kaunas e Vilnius na Lituânia, Málaga, Granada, Córdoba e outras cidades na Andaluzia, Barcelona… fora cada cidadezinha nova que conheci dentro da Itália! Ufa! Concluí um mini curso de jornalismo social, estou concluindo o doutorado, nova vida no lado pessoal. Foi um ano de muita turbulência e também muitas surpresas, muitas delas motivos para eu quase não escrever aqui nem no “Sonhos na Itália”. Mas em 2017, tudo vai mudar. Pretendo trazer muitas novidades!! Bacci e Auguri a tutti! (Carla Guanais, Roma, Itália)

blog-natal-anderson

Depois de mais de 11 anos de Japão, 2016 foi um ano de grandes mudanças e de realizações fantásticas. Consolidou-se algo que há muito desejava: escrever, compartilhar experiências do ponto de vista de um expatriado, através do BZ.  Em 2017, quero empreender o prazer de continuar escrevendo, e trazer vocês para viajarem comigo. (W. Anderson, Japão)

blog-natal-meli

2016 foi um ano ¨cañón¨ para mim. Aqui quando algo é pesado, difícil… ¨Está cañón¨! Mas descobri a tal da palavra resiliência e acredito que cresci muito. Continuei desbravando o México, e ele não deixa de me surpreender. Afinal, nunca vou tirar o azul de Cozumel das minhas lembrancas!Eu quero só guardar as coisas boas, entender as ruins e seguir em frente! 2017 taí novinho pra isso. Pra gente escrever uma história nova e renovar todas as nossas esperanças. Felizes Festas! Feliz Navidad! (Melissa Lima, México)

blog-natal-manu

2016 foi uma montanha russa de coisas maravilhosas. Terminei de escrever meu primeiro livro, viajei um bocado de férias e a trabalho para a Croácia, Estados Unidos, e outros lugares legais, e… comecei a escrever para o “Brasil com Z” em novembro desse ano! Vivendo na Alemanha há doze anos e com várias experiências internacionais, terei muita coisa para contar para os leitores do “Brasil com Z” no ano que vem. Desejo a todos vocês um Natal abençoado e um 2017 cheio de luz, amor e felicidade! Auf Wiedersehen! (Manuela Marques Tchoe, Munique, Mundo)

blog-natal-fabio

2016 foi um bom ano com viagens para o outro lado do mundo e com aprendizados. Visitei países cuja maior riqueza está na alegria de seu povo.  Me deslumbrei com as citadelas perdidas de Angkor Wat e Macchu Picchu; conheci pessoas de vários lugares do mundo e percebi que não importa de onde venhamos, temos todos pontos em comum. E compartilhei dicas de viagem e curiosidades culturais com os leitores do Brasil com Z. Que venha 2017! (Fábio Takeshi Utida, França)
blo-mana
Comecei 2016 com a esperança de ter um ano mais tranquilo, mas…. pelo contrário! Foi uma correria só! Participei de muitos eventos e projetos. Arrisco dizer que consegui um certo reconhecimento como profissional de Marketing Digital e também como blogueira em Madrid. Não deu para juntar dinheiro e poder visitar aos meus amigs e familiares no Brasil (vou completar 3 anos sem ir em casa), mas deu para voltar a 3 cidades que adoro: Londres, Berlim e Tenerife. E também conheci lugares novos: a ilha de Maiorca e as Rías Baixas, na Galícia. Foi um ano muito produtivo, mas realmente espero que 2017 seja mais tranquilo. Quero aproveitar mais o meu marido, viajar mais pela Espanha e conseguir um trabalho que eu ame. E, claro, espero poder ir ao Brasil! (Manaira Araújo, Madrid)

blog-natal-juliana

Meu ano de 2016 foi um ano de mudanças no âmbito profissional, pois voltei a trabalhar em tempo integral como intérprete. Foi um ano bastante corrido neste novo trabalho, onde tive que viajar muito e conheci vários lugares interessantes da Índia. Infelizmente, tive algumas perdas na minha família no Brasil, sendo a maior delas, a da minha madrinha, que faleceu repentinamente. Mas, o ano está terminando muito bem, pois estou indo na semana que vem para o Brasil passar o Natal com minha mãezinha!! Que 2017 traga a todos nós muito sucesso e que possamos crescer como profissionais e, sobretudo, como pessoas. Ah, sim! E que venham muitos posts novos para o nosso querido “Brasil com Z”! Feliz 2017 a todos!! (Juliana Paula, Mumbai)

blog-natal-bruna

Esse ano de 2016 eu comecei a minha intensa vida fora do Brasil. Tive muitos momentos em meio a natureza incrível da Costa Rica, fiz muitas trilhas, conheci muitas praias e vulcões. Tive momentos criativos para escrever para o BZ,  mas ultimamente a intensidade das mudanças tem me deixado pouco ativa. Quero muito retomar e mostrar a tantas outras pessoas o que esse pequeno país tem a nos oferecer. Desejo um 2017 com mais novidades, desafios e superações a todos e todas que integram o BZ e que nos acompanham. ¡Vivan la naturaleza! (Bruna Costa, Costa Rica)

blog-natal-carlos

No ano de 2016, eu realizei um sonho de conhecer vulcões bem de perto. E foi no Deserto do Atacama, no Chile. Aliás, o Atacama foi um dos lugares mais surreais que já conheci até hoje. Foi o ano em que o “trauma de terremoto”  foi grande, já que eu havia me mudado para um apartamento mais antigo em Santiago. Cada tremida era um “pára por aí”. Também foi o ano em que puxaram meu tapete na escola em que eu trabalhava em Santiago e que perdi minha avó sem poder me despedir dela. Também foi o ano que comecei a escrever sobre a Irlanda no blog, apesar de ser colaborador do Chile.  (Carlos Fernandes, Chile, Irlanda)

blog-natal-sil

Em 2016 eu comprei uma passagem só de ida pra Buenos Aires (Mentira. Mas eu fiquei mesmo assim!) e vivi um dos anos mais intensos e desafiantes da minha vida. Matei quase um leão por dia, ganhei 8kg de puro stress e ansiedade, troquei de trabalho, aprendi (?) um novo idioma. Em 2017 com a vida mais estabelecia na Argentina, pretendo conhecer mais esse país que me abraçou e contar tudo no “Brasil com Z”. Que os anjos digam “Amém” e me acompanhem nas minhas andanças por aí… (Silvia Oliveira, Buenos Aires) 

blog-natal-edvan

2016 foi um ano muito tenso na minha vida. Primeiro, eu comecei a desenvolver algumas síndromes que me deixaram muito para baixo. Tive ataques de pânico e pensei em várias vezes desistir de morar na China. Depois, tive uma reviravolta na minha carreira profissional que me desmotivou bastante. Mas nem tudo foi tão ruim: descobri o Youtube e passei mais tempo me dedicando a aprender sobre como editar, filmas e fazer vlogs na rua. No “Brasil com Z” pude dividir com os leitores minhas experiências aqui do outro lado do mundo, além de conhecer muita gente legal que me dá muito apoio para não desistir e seguir sempre em frente. Espero que 2017 seja o oposto de 2016, já que estou batalhando duro para mudar a minha atual realidade – se têm uma coisa que aprendi foi que a mudança tem que vir de dentro da gente, pois não podemos ficar esperando que algo divino ocorra. Quem quer, corre, vai atrás e faz acontecer! (Edvan Fleury, China)

blog-natal-cris-em-kassel

Em 2016 comecei a escrever no BZ.  Descobri o gosto por relatar as minhas aventuras, mas não consegui me dedicar tanto quanto gostaria. Trabalhei intensamente e colecionei lembranças preciosas de lugares incríveis. Eu vi a Aurora Boreal na islândia, degustei cava na Espanha, caminhei junto ao bucólico lago Bled na Eslovênia, andei por paisagens pitorescas na Toscana, nadei em água cristalinas vendo peixes na ilha de Creta, Fui a Groningen na Holanda e flutuei no Mar Morto. Em 2017 quero aprimorar os meus relatos, aperfeicoar-me no trabalho, passar mais tempo com pessoas queridas e aumentar ainda mais a minha bagagem de aventuras pelo mundo (Cris Schlup, Alemanha)

blog-natal-andres

2016 foi um ano bem movimentado e cheio de novas experiências! Projetos novos, venci importantes batalhas pessoais, cantei num palco pela primeira vez, visitei Rússia, Ucrânia e Berlin novamente. Explorei 9 países e 20 cidades. Quase tudo que sonhei para mim nos últimos anos aconteceu. E quero mais!  E finanlizei nada mais nada menos que em Barcelona, cidade que amei e que me abriu novas portas para a Turquia, um dos primeiros passos em 2017. (André Fernandes, Suíça, Mundo)

blog-natal-juliano

2016 foi um ano mais de colheita do que plantio para mim. Recebi muitas bençãos, na forma de “nascimentos” e “renascimentos” que, acredito, foram frutos do que tenho difundido pelas minhas viagens e pelo meu trabalho. O ano que virá é um enigma, uma tela em branco, mas tenho certeza que, segundo essa lei da reciprocidade, só posso esperar coisas boas. Que em 2017 venham os novos amigos, novos cenários, novas aventuras e novos desafios! (Juliano Emílio, Munique, Mundo)

Comparando com os anos anteriores, 2016 foi um ano muito tranquilo para mim – e nada materialista. A Carla Guanais me visitou no início do ano, fiz viagens bonitas para a Espanha e França, retomei algumas amizades que estavam meio mornas, fotografei um casamento, captei alguns autores para o blog e comecei um projeto para lançar ano que vem. Produzi muito para o BZ. Vejo que vou passar por desafios em 2017 – e pode ser um ano com muito impacto positivo na minha vida. Tenho confiança!

Para o Brasil, espero que um montão de políticos termine no xilindró, com penas bem longas. E que a economia melhore. Se você é jovem e tem condições de estudar no exterior, o momento é agora! Saia do Brasil. Que turistar e saber de antemão relatos bem pessoais de quem já esteve no seu sonho de destino? Então acompanhem nossas aventuras e dicas aqui no blog para fazer viagens lindas e sem grilos.  Agradeço por todos que seguiram e divulgaram o BZ, e nos apoiaram direta e indiretamente, amigos e familiares dos autores. Een prettige 2017 allemaal! (Ana Fonseca, Holanda & Mundo, autora, editora e administradora do BZ). 

_______________

O blog Brasil com Z volta daqui a alguns dias com mais postagens inéditas. Até lá, divirtam-se com nossas centenas de textos já publicados.  Sigam-nos e convidem seus amigos para curtir nossa fanpage no Facebook, nossas atualizações diárias no Instagram e no Twitter.   

One Comment leave one →
  1. 31/12/2016 12:52

    Muito obrigado a cada um dos leitores e autores do Brasil com Z!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: