Skip to content

A tradição dos presentes dos Reis Magos na Espanha

06/01/2017

bz_espanhaManaira Araújo – Madrid, Espanha

No Brasil, quando pensamos em Natal, logo nos vem à cabeça a imagem do bom velhinho de roupas vermelhas com um saco cheio de presentes. No entanto, na Espanha, o Papai Noel não é tão popular entre as crianças e principalmente entre os adultos. Apesar da grande influência dos Estados Unidos e da mídia em geral, aqui é tradição receber os presentes dos Reis Magos. Mesmo que para isso, seja necessário esperar mais de 10 dias para receber os presentes, já que os “Magos do Oriente” – como também são conhecidos por aqui – chegam na noite entre 5 e 6 de janeiro.

tradição reis magos na Espanha

Crédito: Francis Silva (www.abc.es)

De acordo com uma pesquisa realizada nas redes sociais com 800 pessoas em 2014 e divulgada pelo jornal ABC, 8 de cada 10 espanhóis entre 20 e 55 preferem receber os presentes do trio real, sendo que a maior parte das crianças (92%), de 3 a 8 anos, aceitam esperar o até o fim das férias para saber o que os Reis Magos vão lhes trazer. A ilusão por este momento é tão grande que, 34% das crianças de 4 a 8 anos dizem já ter presenciado os Reis do Oriente deixando os presentes nas suas casas.

Origem da tradição dos Reis Magos

A tradição dos Reis Magos tem origem no Novo Testamento.  Lá conta que os reis Belchior, Baltasar e Gaspar viajaram durante toda a noite das mais longínquas terras do Oriente para levar presentes a Jesus: mirra, ouro e incenso. Além disso, os Reis Magos são considerados sábios, já que adivinharam sobre o nascimento de Jesus e onde ele estava. Eles vieram de 3 lugares diferentes, seguindo as indicações da estrela de Belém que, como contam, iluminou durante vários dias o local onde a Virgem Maria deu à luz.

A tradição dos Reis Magos na Espanha

No ano de 1885, o Rei da Espanha convocou um grande cavalgada para resgatar essa tradição. Só que no lugar da mirra, ouro e incenso, o trio real entregou balas e lembrancinhas às crianças. A tradição segue até os dias atuais.

cavalgada Reis Magos Sevilha Espanha

Crédito: Ateneo de Sevilla (wikimedia.org)

Na véspera do dia 6 de janeiro, a divertida cavalgada dos Reis Magos percorre as ruas de diversas cidades e vilas espanholas. Algumas são tão grandiosas que mais parecem um desfile de carnaval. Dos seus cavalos, camelos ou carruagens, os reis jogam doces e lembrancinhas para o público. Durante o evento, eles também conversam com as crianças para que elas possam fazer seus pedidos – que serão realizados na mesma noite.

No fim do dia 5, antes de dormir, as crianças colocam seus sapatos num lugar em que os Reis Magos possam ver. Também é comum deixar balas e doces para o trio. Ao acordar, os pequenos – e alguns maiores – encontram um presente ao lado dos seus sapatos. A noite mágia e o período das “Navidades” são encerradas com um café da manhã especial, onde é tradição comer o “Roscón de Reyes”, uma torta redonda decorada com frutas que simbolizam as pedras preciosas que enfeitam as roupas do trio real. A rosca dos Reis Magos vem recheada de chantilly, sendo que também é comum encontrar figurinhas e uma “haba” seca (um feijão grande). Quem encontra a figurinha,  vai ter sorte no ano novo; mas, quem acha o feijão, terá que pagar rosca ou comprar a do próximo ano.

E você, prefere receber os presentes pelo Papai Noel ou pelos Reis Magos?

______________________

 Manaira Araújo é mineira, especializada em marketing e atualmente mora em Madrid. Para saber mais sobre ela e o blog próprio clique aqui. Siga a nossa página no Facebook para saber mais sobre dicas de turismo e viagens clicando aqui. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz

5 Comentários leave one →
  1. 05/01/2016 9:45

    Se existisse por aqui eu topava encarar un “roscón” (esse da foto que vc pos no post está “con una buena pinta”, haha!). Olha, no região norte da Holanda acho que não tem nada de celebrar o dia de Reis não. Nem fiz post a respeito, nem vi nada na vitrine do padeiro da minha rua… O pessoal por aqui onde vivo (Randstad/norte da Holanda) gosta é do Sinterklaas. Talvez pelo sul da Holanda (região católica) e certamente na Flandres (BE) ocorram festejos populares do Dia de Reis. Penso que o dia dos Reis Magos encerra todos os festejos natalinos, de uma maneira geral, ainda que ocorra em pleno inverno.

  2. 05/01/2016 19:53

    É uma delícia! Aqui é uma mega tradição, amanhã é até feriado! Os espanhóis são muito católicos, mas aqui não é feriado no Carnaval…

    • 05/01/2016 21:39

      Mas faz sentido não ser feriado no Carnaval… Afinal, ‘e uma festa pagã, hehe ! Bom saber ! No sul da Holanda comemoram carnaval – e não é feriado nacional…

  3. Diego de Leone permalink
    21/01/2016 14:43

    Parabéns pelo texto! Saudades de Madrid…

Trackbacks

  1. A tradição francesa do “Bolo de Reis” | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: