bz_espanhaManaira Araújo – Madrid, Espanha

No Brasil, quando pensamos em Natal, logo nos vem à cabeça a imagem do bom velhinho de roupas vermelhas com um saco cheio de presentes. No entanto, na Espanha, o Papai Noel não é tão popular entre as crianças e principalmente entre os adultos. Apesar da grande influência dos Estados Unidos e da mídia em geral, aqui é tradição receber os presentes dos Reis Magos. Mesmo que para isso, seja necessário esperar mais de 10 dias para receber os presentes, já que os “Magos do Oriente” – como também são conhecidos por aqui – chegam na noite entre 5 e 6 de janeiro.

tradição reis magos na Espanha

Crédito: Francis Silva (www.abc.es)

De acordo com uma pesquisa realizada nas redes sociais com 800 pessoas em 2014 e divulgada pelo jornal ABC, 8 de cada 10 espanhóis entre 20 e 55 preferem receber os presentes do trio real, sendo que a maior parte das crianças (92%), de 3 a 8 anos, aceitam esperar o até o fim das férias para saber o que os Reis Magos vão lhes trazer. A ilusão por este momento é tão grande que, 34% das crianças de 4 a 8 anos dizem já ter presenciado os Reis do Oriente deixando os presentes nas suas casas.

Origem da tradição dos Reis Magos

A tradição dos Reis Magos tem origem no Novo Testamento.  Lá conta que os reis Belchior, Baltasar e Gaspar viajaram durante toda a noite das mais longínquas terras do Oriente para levar presentes a Jesus: mirra, ouro e incenso. Além disso, os Reis Magos são considerados sábios, já que adivinharam sobre o nascimento de Jesus e onde ele estava. Eles vieram de 3 lugares diferentes, seguindo as indicações da estrela de Belém que, como contam, iluminou durante vários dias o local onde a Virgem Maria deu à luz.

A tradição dos Reis Magos na Espanha

No ano de 1885, o Rei da Espanha convocou um grande cavalgada para resgatar essa tradição. Só que no lugar da mirra, ouro e incenso, o trio real entregou balas e lembrancinhas às crianças. A tradição segue até os dias atuais.

cavalgada Reis Magos Sevilha Espanha

Crédito: Ateneo de Sevilla (wikimedia.org)

Na véspera do dia 6 de janeiro, a divertida cavalgada dos Reis Magos percorre as ruas de diversas cidades e vilas espanholas. Algumas são tão grandiosas que mais parecem um desfile de carnaval. Dos seus cavalos, camelos ou carruagens, os reis jogam doces e lembrancinhas para o público. Durante o evento, eles também conversam com as crianças para que elas possam fazer seus pedidos – que serão realizados na mesma noite.

No fim do dia 5, antes de dormir, as crianças colocam seus sapatos num lugar em que os Reis Magos possam ver. Também é comum deixar balas e doces para o trio. Ao acordar, os pequenos – e alguns maiores – encontram um presente ao lado dos seus sapatos. A noite mágia e o período das “Navidades” são encerradas com um café da manhã especial, onde é tradição comer o “Roscón de Reyes”, uma torta redonda decorada com frutas que simbolizam as pedras preciosas que enfeitam as roupas do trio real. A rosca dos Reis Magos vem recheada de chantilly, sendo que também é comum encontrar figurinhas e uma “haba” seca (um feijão grande). Quem encontra a figurinha,  vai ter sorte no ano novo; mas, quem acha o feijão, terá que pagar rosca ou comprar a do próximo ano.

E você, prefere receber os presentes pelo Papai Noel ou pelos Reis Magos?

______________________

 Manaira Araújo é mineira, especializada em marketing e atualmente mora em Madrid. Para saber mais sobre ela e o blog próprio clique aqui. Siga a nossa página no Facebook para saber mais sobre dicas de turismo e viagens clicando aqui. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz