Skip to content

A tradição francesa do “Bolo de Reis”

07/01/2017

bz_franca

Fabio T – Normandia, França

 

O “Dia de Reis”, também chamado de “Epifania” e celebrado no dia 6 de janeiro ou no primeiro domingo do mês de janeiro, é uma festa religiosa cristã comemorativa da visita dos magos ao Jesus Cristo recém nascido.

Em alguns países como na França, Portugal ou Espanha têm-se a tradição nesta data de sortear um brinde, escondida dentro do bolo de reis; e quem encontra o brinde vira o “rei” durante este dia.

Na França, o bolo de reis é chamado no norte e centro do país de “galette des rois” e é um bolo de massa folhada redonda, de cor dourada e recheada com um creme de amêndoas. No sul e no sudeste é chamado de “gâteau des rois” em forma de coroa e recheado de frutas secas; é muito similiar ao “Roscòn de Reyes” consumido na Espanha e nos países latinos que falam espanhol (veja como é comemorado no México).

galette des rois com coroa de papel [fonte : avis-vin.lefigaro.fr]

galette des rois com coroa de papel [fonte : avis-vin.lefigaro.fr]

Como muitas festas religiosas cristãs, há elementos das religiões pagãs que foram incorporados à esta data. A forma e a cor da galette simbolizam o sol, pois nesta época, os dias começam de fato à ser mais longos no hemisfério norte após o solstício de inverno do dia 22 de dezembro. Já a tradição de se encontrar o brinde e se tornar o rei vem da roma antiga, em que a data da epifania correspondia também à uma celebração pagã onde uma das tradições dizia que um condenado era tirado na sorte, por meio de uma fava, para se tornar um rei durante o tempo das celebrações.

BLOG Galette via

Foto via tjohnsonwoods.blogspot.com

Diz a tradição francesa que deve-se cortar em pedaços a galette no número de convidados mais 1 pedaços e este pedaço à mais, chamada de “Part du Bon Dieux” (pedaço do bom Deus) deveria ser dado ao primeiro pobre que a pedir. Na realidade, o que eu tenho visto é que cortar-se a galette em 8 pedaços e se tiver mais que 8 pessoas para se compartilhar, deve-se trazer mais de um bolo.

Quando há crianças entre os convidados para compartilha a galette, o mais jovem deles fica debaixo da mesa e escolhe à quem vai o primeiro pedaço. Além disso, é costumeiro que os adultos se organizem para que uma das crianças ache o brinde, em geral uma estatueta em porcelana, e seja coroada rei/ rainha. Junto com a galette, vem até mesmo uma coroa em papel. Em seguida ele/ela (a criança)  coroa seu rei/rainha que é em geral seu pai ou sua mãe.

estatuetas que vão dentro da galette [fonte : cuistoshop.com]

Estatuetas que vão dentro da galette [via : cuistoshop.com]

Quando não há crianças, quem acha a estatueta deve trazer uma outra galette no dia seguinte para ser compartilhada e assim sucessivamente. Esta tradição pode durar até final de janeiro, quando todos já estão enjoados de comer a galette rsrs.

E você, como é comemorado o “Dia dos Reis” onde você mora  ?

_______________________________

Fabio T mora na França há mais de 6 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior clicando aqui. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz

2 Comentários leave one →
  1. 04/01/2016 13:06

    Aqui na Suíça, o dia de reis é comemorado de forma similar, mas só dura um dia. Em vez de bolo, come-se um pão em formato de rosca: https://www.google.ch/search?q=3+k%C3%B6nigskuchen&espv=2&biw=754&bih=729&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiV_MbCjpDKAhWBzxQKHRxnB94Q_AUIBigB&dpr=1.25

    Gostei de saber das origens da tradição.

  2. 04/03/2017 13:34

    Deve ser bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: