Aqui na Irlanda nós não temos Carnaval, mas não deixamos de comemorar o período que antecede a Páscoa.

Na Inglaterra, Austrália, Canada e alguns lugares dos Eua, temos o  “Shrove Tuesday” ou  “Pancake’s Day” que acontece junto com a terça-feira de carnaval no Brasil.

Os religiosos entram em um período de jejum, a famosa quaresma (ou quarentena), a partir da quarta-feira de cinzas, por essa razão, eles aproveitam essa terça-feira para comerem tudo o que quiserem principalmente panquecas, pois passarão os próximos 40 dias se abstendo dessa fartura.

Todo mundo sabe que o Carnaval é baseado no calendário da Igreja Católica, a diferença é que nós, os latinos,  resolvemos enfiar o Pé-na-Jaca  tanto  na comida (como fazem os europeus ) quanto na farra (como não fazem os europeus).

Pancake’s Day não é considerado feriado, mas as escolas não funcionam, nem na segunda e nem na terça, só na quarta tudo volta ao Normal.Os Restaurantes e Bistrôs da Cidade mudam seu cardápio incluindo, é claro, panquecas.

Não temos folia, mas temos o que podemos chamar de Orgia Culinária. Para alguém como eu, já é um consolo, hun?

_______________

Siga o blog Brasil com Z no Facebook, Instagram e Twitter. Blog Brasil com Z, um blog coletivo feito por expatriados dos quatro cantos do mundo!