Skip to content

Fazendo chocolate na Suíça

12/04/2017

bz_suica Andre Fernandes Suíça

Famoso produtor de chocolate, a Suíça é um excelente local para chocólatras como eu. A fama de bons chocolates realmente se confirma a partir do momento que se come um chocolate na Suíça. Até nos supermercados, a variedade de sabores é grande – gôndolas inteiras de chocolate. Lojas especializadas então, nem se fala! Até mesmo em vilas pequenas, é possível ver renomados chocolatiers. E só encontrei chocolate bom !

Pelo meu fascínio por doces e chocolates pretendo, assim que conseguir tirar um tempo de folga, aprender a como fazer chocolates. E estou num dos melhores lugares do mundo para isso!  Onde é possível fazer cursos para aprender a fazer chocolate? Qual a duração? Quanto custa?

Tudo isso depende… Há cursos com preços, duração e focos diversos, além do idioma em que são lecionados. Para facilitar, selecionei alguns cursos. Importante observar que trata-se apenas de uma lista que eu selecionei dos que eu achei mais conveniente para quem busca aprender sobre chocolate. Há centenas de chocolatiers, cursos, workshops e programas na Suíça. Abaixo, estão disponíveis os links das páginas contendo informações sobre os cursos e visitas. Para mais informações e responder a dúvidas, a melhor opção é contatar os organizadores com antecedência.

  • Migros Klubschule: é uma cooperativa com dezenas de cursos e treinamentos, na maioria em alemão. Costuma oferecer cursos de chocolate com 2 semanas de duração. Preço em torno de 380 francos, que é barato considerando a média de preços na Suíça.
  • Chocoladen: curso organizado por um chocolatier, em Signau, a 20 minutos de trem da cidade de Berna.
  • Chocolate Academy: Na cidade de Zurich, possui cursos em inglês e alemão. Também possui unidades fora da Suiça, inclusive em São Paulo, checar neste link .

BLOG Chocolate Academy

BLOG Chocolate Academy 2

Torta feita por Olivia Abrach, Chocolate Academy Zurich via Pinterest

  • Rapp: Na cidade de Nyon, no cantão Vaud. Os cursos são em francês e totalizam 5 horas com uma introdução ao processo de produção de chocolate. Também possui visita para degustação mediante reserva.

BLOG Chocolate Rapp

Foto via: yelp.com

  • Lindt: um dos famosos fabricantes suíços, localizado em Kilchberg, no cantão de Zurich. Normalmente, os cursos são em alemão. Informações para contato nesta página.

BLOG Chocolate Lindt

Foto via Ana Fonseca, arquivo pessoal

  • Maison Truffe: Na cidade de Stäfa, no cantão de Zurich. Os cursos de chocolate e culinária costumam ser em alemão. Informações sobre o curso de chocolate, em alemão, nesta página.

BLOG Chocolate Maison Truffe

Foto acima: maisontruffe.ch

  • Favarger Chocolate: em Versoix, no cantão de Geneva. Para visitas guiadas e cursos de chocolate com duração de 2 horas, informações de contato nesta página, em inglês, francês e em alemão.

BLOG Chocolate Faverger

BLOG Chocolate Faverger 2

BLOG CHocolate Aesbsach

Mais opções de cursos, workshops e visitas guiadas com relação a chocolate podem ser encontradas nesta página do My Switzerland, que reúne informações turísticas sobre a Suíça.

BLOG chocolate Choba Choba

Foto via chobachoba.com

Como nota extra, vale informar sobre um fabricante de chocolate baseado em Berna, Choba Choba. Eles apenas vendem chocolate online. Apesar do preço ser bem acima da média, vale pelo conceito inovador de negociar os precos do cacau justamente com os produtores no Peru. E a qualidade é muito acima da média !

________________

André Fernandes, nascido em Santa Catarina para ser um nômade pelo mundo. Atualmente estudando na “Kaospilots Switzerland” para construir a carreira dos sonhos, que vai render muitas viagens e aventuras! Siga o BZ na fanpage do Facebook  e no Instagram. O Twitter do “blog Brasil com Z” você encontra aqui. Blog Brasil com Z, um blog de expatriados dos quatro cantos do mundo !

9 Comentários leave one →
  1. edvanfleury permalink
    25/03/2016 9:43

    Você vai acabar mudando de profissão pelo visto. Eu iria sugerir dar também o valor das coisas em real para a judar a ter uma noção do custo. Amei o texto ❤

    • André Fernandes permalink
      28/03/2016 17:28

      Não tenho checado o valor do câmbio. 1 franco suíço tem sido em torno de R$ 4,00. Com a crise política nos últimos 2 anos, o câmbio tem sido uma loucura, principalmente desde 2015.

  2. 25/03/2016 13:11

    Sou um chocólatra assumido.
    Não é a toa que não nasci na Suíça.

    • André Fernandes permalink
      28/03/2016 17:29

      Agora você sabe para onde viajar! hahahaa

  3. 29/03/2016 16:01

    É muita delícia junta! Se fizer mesmo um curso, volte para contar!

    • André Fernandes permalink
      29/03/2016 17:40

      Eu até tinha me inscrito num curso, tive que cancelar por bater com um dia de aula. Vamos ver pela frente!

  4. Arlete Dotta permalink
    04/04/2016 14:01

    Tá aí uma coisa que eu sempre tive um pouco curiosidade em fazer, mas até agora nunca fui atrás.
    Seja em Zurique, Genebra, etc. acho que o mais relevante pra quem participa é o idioma, afinal, a qualidade é excelente em qualquer lugar do país mesmo. Até os da marca do supermercados Migros ou Coop também são bons e custam bem menos que os de marca.
    O chocolate é praticamente parte diária do cardápio suíço. Até sanduíche de chocolate se come por aqui, tudo de bom. Acho que por isso eles praticam esporte como malucos, pra compensar as calorias 😀

  5. Arlete Dotta permalink
    04/04/2016 14:06

    Ainda sobre a marca Choba Choba, saiu até um artigo no jornal. Iniciativa muito legal essa.
    Não se pode deixar de mencionar o lado negro do chocolate que, infelizmente é bem amargo: https://www.youtube.com/watch?v=LOp-EbZltD4 (legendado em português). Vale a pena ver o documentário

    • André Fernandes permalink
      04/04/2016 15:11

      Sim, 2 ou 3 empresas controlam pelo menos 70% da produção de chocolate e regulam os preços do cacau. E o curioso é que nenhuma grama de cacau é produzida na Suíça. Eu já gostava de chocolate, e desde que cheguei aqui, tem sido parte da minha rotina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: