Skip to content

Bangalore- Desbravando o sul da Índia

25/05/2017

Juliana Paula – Índia

Oi galera, voltei! Explico minha ausência temporária do blog: depois de 4 anos intensos em Mumbai, eis que chegou a hora de uma grande mudança na minha vida. Minha empresa me transferiu para Bangalore, a famosa capital de TI da Índia, a conhecida “The Silicon Valley of India”.

Bangalore, para quem não sabe, fica no sul da Índia. Não se localizou no mapa ainda? Estamos a uma hora e meia de vôo do Sri Lanka.

Mudar de estado na Índia é quase como mudar de país! Por isso, aqui venho apresentar a vocês algumas peculiaridades da cultura local e das diferenças entre Mumbai e Bangalore.

O clima

Bangalore é conhecida por ser um lugar de temperaturas amenas. No verão, durante o dia, as temperaturas são altas, mas de manhã e a à  noitinha é bem agradável e não precisa de ar condicionado. Um ventilador de teto já é suficiente, ainda mais se a casa for bem arejada. Reza a lenda que, 20 anos atrás, não havia ar condicionados nem em hotéis 5 estrelas da cidade, já que não havia necessidade. A cidade por si só já tinha clima de montanha.

Muito verde

DSCN1035

Bangalore também é chamada de “The Garden City of India”, devido a seus inúmeros parques e lagos. Há incontáveis alamedas, que deixam a paisagem muito mais bonita e, os pulmões agradecem. Arranjar um lugar para fazer uma caminhada matinal era um grande problema em Mumbai para mim, mas não mais em Bangalore.

DSCN1033

Cubbon Park– O maior e mais famoso parque da cidade

A qualidade de vida

Resultado de imagem para walking bangalore

Falando de uma forma geral, se comparada a cidades como Delhi e Mumbai, Bangalore tem uma qualidade de vida bem superior. O clima, claro, ajuda. Fora isso, há menos tráfego, não há favelas, os apartamentos e prédios são melhor conservados e mais espaçosos, sem contar que os aluguéis são bem mais baratos por aqui. A  cidade oferece tudo que há de mais moderno e ocidental, mas ainda conserva um ritmo próprio, bem menos caótico do que as outras metrópoles que citei.

Sítios históricos

DSCN1110

Um dos palácios do Sultão Tipu

Bangalore mesmo, não possui muitos pontos turísticos nem monumentos históricos de tirar o fôlego, como Delhi, por exemplo. Porém, o estado de Karnataka é berço de grandes impérios como Chalukya, Vijaynagar, Hoysala, Bijapur, só para citar alguns. E os monumentos erguidos por estes impérios estão ao redor de Bangalore, rendendo um bom passeio nos fins de semana.

Resultado de imagem para hampi

Hampi

Resultado de imagem para bijapur

Bijapur

O café

20170501_162641

Como boa degustadora de café, não poderia deixar de citar esta maravilha do sul da Índia. Enquanto na parte central e norte da Índia, o chai predomina, no sul, o café é o grande queridinho. O estado de Karnataka domina mais de 70% da produção nacional de café. E, foi daqui que saiu a cafeteria Café Coffee Day, hoje, espalhada por toda a Índia. Se você adora aquele aroma de café, vai passar bons momentos em Bangalore, já que a cada esquina, há uma lojinha vendendo café com ou sem leite. Aí, fica ao gosto do freguês.

Carne bovina

Resultado de imagem para deli smokehouse bangalore steak

Quando pensamos em Índia, associamos logo ao veganismo e consequentemente, a proibição do consumo de carne bovina. É verdade. Na maioria dos estados indianos, o consumo de carne bovina é proibido. Alguns, permitem o consumo da carne de búfalo mas jamais a de vaca. Porém, aqui em Bangalore e em todo o estado de Karnataka, você não precisará mais sentir falta do churrascão de domingo! A carne bovina está liberada! Aliás, tem até uma churrascaria brasileira na cidade! É mole ou quer mais?

Outro estado, outra língua, outra cultura

DSCN1160

Como vocês leitores do Brasil com Z já sabem, na Índia cada estado possui uma língua e alfabeto próprios. O hindi, é ensinado na maioria das escolas do país e quase todos os indianos, bem ou mal, sabem um pouco do idioma. Porém, aqui no estado de Karnataka, o idioma oficial é o Kannada, ou “Canara” em português. Este idioma, também possui um alfabeto próprio. Porém, em Bangalore, pelo menos, com o inglês e o hindi, você não terá praticamente problema algum para comunicar-se.

A cultura do sul da Índia também difere bastante da do norte. Os festivais celebrados aqui são diferentes, as cerimônias são diferentes e há uma cultura de castas muito forte e resistente.

Resultado de imagem para ugadi

O povo do sul tem o tipo físico bem diferente do indiano de outras regiões. A maioria dos indianos do sul descendem dos dravidianos, dos quais também descende o povo do Sri Lanka. Em sua maioria, têm a pele bem mais escura, alguns com cabelos pretos lisos e, outros, com cabelos bem crespos. Devido a estas características físicas, alguns pesquisadores acreditam que eles descendam dos africanos.

Resultado de imagem para kannadiga people

Seja qual for a região, a Índia sempre nos surpreende com sua diversidade. É por isso que, por mais que eu more aqui, nunca enjoo do país.

#IncredibleIndia !!!!

Qualquer dúvida ou pergunta, terei o maior prazer em responder nos comentários. E mais fotos minhas estarão aparecendo essa semana na conta do blog no Instagram, passem lá. Um abraço e até a próxima!

_______________

Juliana Paula já morou e trabalhou no Japão. Está na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela e o blog pessoal da Juliana, o Tabibito Soul,  clique aqui. Para atualizações diárias sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêem uma curtida! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se! 

3 Comentários leave one →
  1. 28/05/2017 18:06

    Sucessos em Bangalore…. Parabéns.

    Bjos,
    Julienta Simens

Trackbacks

  1. A Índia sem o Taj Mahal | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: