Skip to content

Você tem amigo japonês?

29/05/2017

bz_japao3

 

Júlio Cesar Caruso – colaborando de Tóquio, Japão

“Você tem amigo japonês?”  Já ouvi essas perguntas trocentas vezes. Mas hoje resolvi escrever sobre isso, depois que pessoas diferentes, em situações diferentes, me fizeram essa mesma pergunta,  dois dias seguidos. Fiquei impressionado comigo mesmo, porque só depois que me pisaram na mesma ferida duas vezes, foi que eu me dei conta de que não é tão fácil assim responder a essa pergunta, que no Brasil parecia ser tão simples.

A resposta, a princípio seria, “depende”. Como assim depende? Depende ora! Depende do sentido da palavra “amigo”. Não vou entrar nem no mérito da diferença entre “colega” e “amigo”. Também não vou falar de cônjuges, namorados, rolos e afins japoneses. Isso é outra coisa (Mas que com certeza rende outro post). Mas para ficar menos complicado, vamos imaginar um amigo, amigo mesmo.

blog-amigo-japones

Aqui no Japão… Amigo, amigo mesmo? Bom, eu saio para beber com japoneses. Trabalho com japoneses. Eu rio e me divirto com japoneses. Danço com japoneses. Troco emails. Falo japonês. Mas amigo japonês mesmo(suspiro).

Claro que já cheguei a pensar que eu era o problema. Mas já notei que eles mesmos sabem que amigo japonês e amigo brasileiro não são iguais. Eles sabem que há uma barreira entre eles e o amigo japonês. Se o tal amigo for mais velho ou se for de um ano acima do seu na faculdade ou mesmo na empresa, essa barreira que separa os dois ganha ainda mais cimento!!! Lembro de uma japonesa me dizer que estava afim de sair para beber, mas não tinha ninguém para chamar. Ela ainda comentou que tinha uma amiga que adorava beber. Eu perguntei: por que não chama ela então? Ao que ela me indagou: Agora? Detalhe: não era uma hora da manhã. Eram 7 da noite!!!

Bom, sei que não posso generalizar, mas posso afirmar que ter um amigo japonês e um amigo brasileiro é diferente sim. Eu sinto isso quando paro para pensar que consigo ser mais íntimo com um brasileiro que vem do Brasil a passeio ao Japão e nunca nos vimos antes, do que com um japonês que trabalha comigo há anos e anos!! É impressionante! Consigo abraçar, dançar e contar piadas com uma amiga espanhola com que tenho amizade há menos de 1 ano e não faço nem metade com os japoneses que conheço há mais de 10 anos!! Já passei o dia na casa de um amigo brasileiro, sentei no chão, mexi no computador dele, liguei para ele às 23h da noite para choramingar que meu celular havia sido roubado e no entanto, conheço japoneses que já saí para beber e me divertir, mas nunca pisei na casa dele ou se já fui, não fui sem antes agendar com páginas e páginas da agenda com antecedência. E se fui muito provavelmente, foi porque ele chamou por algum motivo óbvio, como uma festa, por exemplo.

Se eu responder que não tenho amigos japoneses, os japoneses que me conhecem e entendem português, tratarão de fazer um bonequinho meu e tascar agulha nele. Ou ainda, aquele brasileiro que tem um amigão japonês de verdade vai me chamar de mal amado, revoltado e, por fim, dirá que se não tenho amigos japoneses, é porque eu devo ser um porre como pessoa. Tudo bem, falem mal mas fale de mim (risos).

Brincadeiras à parte, e para concluir, posso dizer que o que dificulta a pronta resposta afirmativa a polêmica (?) pergunta é a comparação que inevitavelmente faço internamente com os meus amigos do Brasil. Meus amigos no Brasil, não eram, mas são pessoas que me ligam a qualquer hora para dizer que estão tristes e precisam conversar. Mandam emails só com a piada da semana. São pessoas que quando EU estava triste, me obrigavam a botar a primeira roupa do armário e sair para dar uma volta. Meus amigos do Brasil são pessoas que eu chamo de viadinho, de galinha, de fresco, de vagabunda….tudo com carinho e sem cerimônias, e eles riem. Eles também me fazem os mesmos elogios e eu só rio.

blog-friends

São pessoas que compartilho minhas gafes, as encrencas que me meti, as histórias e aventuras sexuais, tudo sem o menor pudor e com a certeza de que eles me entenderão e mais tarde, um dia, eu ouvirem as histórias deles também. E como last but not least, são pessoas que eu abraço, beijo, pego no braço, boto minha perna no colo (este item restringe-se às amigas), dou tapinha nas costas e, para me despedir, mando “bejunda”! Sendo assim, fica fácil responder. Se o sentido da palavra amigo for igual a esse que eu carreguei há anos no Brasil, eu respondo: Não, eu não tenho nenhum amigo japonês.

__________

Julio Cesar Caruso é carioca (da gema) e autor do blog Muito JapãoSigam-nos no Facebook e Twitter para atualizações diárias sobre viver fora do Brasil. quer ver fotos lindas dos nossos autores pelo mundo? Sigam nossa conta no Instagram. Blog Brasil com Z, um blog de expatriados brasileiros, dos quatro cantos do mundo! 

32 Comentários leave one →
  1. 07/06/2009 15:08

    Muito bom o desabafo. Fico aliviado em saber que a culpa não é minha. Afinal de contas estou a quase 3 anos aqui e não tenho nenhum colega japonês para ir comigo tomar umas cervejas, apesar de encarnar o mister-simpatia em todos os encontros que participo… Será que isso acontece só no Japão?

    • 12/06/2009 3:21

      Não se preocupe. A culpa não é sua. Mas tomar cerveja – principalmente para tomar cerveja – acho que é fácil encontrar um companheiro japonês para isso!! E encarnar o mister simpatia, nem sempre agrada aos japoneses. Já ouvi dizerem que nós brasileiros “amamos demais” as pessoas. Tbm já fiz isso e já tentei tambémfazer como os romanos em Roma e bancar o amigo japonês….mas cansa. O importante é ser vc mesmo e não exagerar. Se há em outro país não sei te responder pq nunca vivi em outro lugar, mas acho que em alguns deve haver sim. O que vai variar é a espessura da barreira. Mas barreira cultural existe em qq lugar…

  2. 07/06/2009 15:33

    Amigo japonês e amigo brasileiro.
    Já houve muitas vezes que parei para pensar nisso…
    Somos latinos e temos uma forma diferente de pensar e agir da dos japoneses… complicado né, comecei a entender um pouco melhor o mundo dos japas a partir de minha esposa e descobri que eles não são tão frios com parecem. Na verdade são timidos e ingenuos quando se trata de amigos…as vezes tratar-nos com polidez e etiqueta não significa não querer manter distancia conosco é apenas uma forma de dizerem que nos respeitam …

    • 12/06/2009 3:29

      Caro Ruy, obrigado pelo seu comentário. Concordo. Também não acho que todos os japoneses sejam frios só por não agirem como nós brasileiros. Manter a distância, eu também acho que não são todos que desejam isso com relação a nós brasileiros. Mas é justamente esse respeito, polidez e etiqueta que creio que poderia ser mais diferenciado entre os outros e os amigos. Ao que parece, isso não deve ser uma tarefa fácil para eles. Eu tenho também amigos japoneses, mas justamente com essas características que você destacou. Com eles, sou igualmente polido, educado e mantenho a etiqueta. Mas no sentido de amigo que eu tenho comigo, desde que nasci, nenhum deles se encaixa no perfil. Obrigado mais uma vez pelo comentário!

  3. glendadimuro permalink
    08/06/2009 8:03

    Bom, mas acho que isso não acontece só no Japão. Eu posso dizer que depois de 3 anos e meio na Espanha, tenho UMA amiga espanhola, amiga bem parecida com as minhas melhores amigas do Brasil. O resto das amizades é diferente… claro que a coisa não é tão distante como tu comentas no teu post (que está ótimo) mas não tenho a liberdade de falar tudo o que penso, de chamar a qualquer hora, de chorar as pitangas e de dizer “vai trocar de roupa que tu tá parecendo uma piranha”. Enfim, amizades como as brasileiras, inclusive como as “sul americanas” são mais dificeis. Os mexicanos também são muito parecidos com os brasileiros, tenho alguns amigos bem amigos aqui.

    Mas a gente vai levando…

    Abraços e continue escrevendo sempre, seus textos são muito bons! 🙂

    • 12/06/2009 3:38

      Hola ! Que tal? rs. Obrigado, fico feliz que você tenha gostado / goste (?) …rs… do meu texto. Interessante o que você disse, pois eu imaginava que na Espanha tudo seria mais fácil. Digo isso porque trabalho com uma espanhola e nos damos muito, muito bem e, para ser sincero, tenho mais liberdade para falar de tudo com ela do que com muito japonês que eu conheço há anos. Mas claro, essa sua única amiga espanhola e a minha, são provas vivas de que tudo pode variar de pessoa para pessoa, mesmo se a barreira cultural for muito grande, como é o caso do Japão. Mas você na Espanha e eu no Japão seguimos do mesmo modo…levando! …e que não seja, na cara! rs.Felicidades e boa sorte ai!

  4. jeferson permalink
    08/06/2009 23:55

    nossa , vindo de uma pessoa que tem a capacidade de se comunicar tão bem neste outro lado do mundo, até desanima, mas não tem jeito parece que a coisa funciona assim mesmo.

    para nós brasileiros o mais importante é a sinceridade e a lealdade independente da opinião ser boa ou ruim.
    para o japoneses o mais importante é relação de respeito entre elas.
    esquisito? estranho? , diferente talvez, mas deve ser um choque e tanto.

    • 12/06/2009 3:44

      Caro Jefferson, já não falei que a culpa não é minha?! (risos). Mas obrigado pelo elogio. Realmente, sem modéstia, não me acho um porre como pessoa. Claro que mesmo no Brasil, tem sempre alguém que não gosta da gente, nos odeia, nos inveja…enfim. Mas amigo aqui não é como no Brasil. Concordo plenamente com o que você disse. Estranho? Esquisito? Para nós brasileiros sim, é estranho e esquisito sim! Mas nem por isso acho que temos o direito e nem a capacidade de fazê-los virarem brasileiros. Mas isso não nos impede de achar diferente. É sim, realmente um choque! Obrigado pelo seu comentário! Felicidades!

  5. 09/06/2009 6:57

    Caruso primeiramente, parabéns pelo texto. Li umas duas vezes para poder comentar e pensar sobre assunto, confesso que já me perguntei a respeito disso. No começo eu ficava chateada, mas depois passei a entender o jeito nipônico de se expressar, aqui não tem aquele toque, calor humano brasileiro, não tem nem palavrão né? E passei a entender a tal da diferença cultural, mas acho que o sentimento é o mesmo, o jeito de se expressar que é diferente. Posso dizer que antes de conhecer o Japão eu jamais imaginei que teria contato com os japoneses, a ponto de sair e conversar sobre tudo! Hoje tenho outra opinião e eu também considero uns japinhas meus amigos, amigos do peito de verdade. 😀

    Beijos!

    • 12/06/2009 3:52

      Luria, obrigado. Fico feliz que tenha gostado! Nossa, eu acho que não falei no texto, mas você disse uma coisa certa. Você acredita que até palavrão eu sinto falta de ouvir!? É verdade. Quanto aos amigos japoneses, fico feliz que os tenha e os considere amigos do peito. Não acho que isso seja uma façanha não. Acredito que é possível sim ter amigos japoneses de verdade. Apenas eu disse que como os do Brasil, ou melhor, como os meus amigos que eu tinha/tenho no Brasil, ainda não encontrei nenhum japonês. Esse jeito de se expressar eu também conheço bem e respeito. Aliás, eu sigo e imito. Assim, eu posso dizer que tenho amigos japoneses… Obrigado mais uma vez e aproveite bem o Japão. Bom acho que isso você faz bem já! rs. Bjos. Lembranças ao Diogo!

  6. ALLYNE permalink
    09/06/2009 7:16

    Eu moro no Japão , em Kobe, faz pouco tempo só um ano. Mas também posso dizer que não tenho amigos japoneses. Tenho o pessoal que diariamente encontro na minha sala de estudo, sempais e kohais no meu zemi, saímos para beber, jantar juntos …. Mas se eu precisar desabafar, é não tenho amigos japoneses.

    Mas quando estou com os africanos, latinos .. me sinto bem próxima do Brasil. Até mesmo com os Europeus a coisa rola mais natural.
    E esse sentimento de não ter amigos japoneses é bastante comum. Pergunto aos meus amigos que moram aqui há 10, 20 anos e quando muito eles citam uma família japonesa com os quais tem amizade/

    • Caruso permalink
      13/06/2009 13:15

      Allyne, Que bom que com 1 ano apenas de Japão, você já tenha notado essa diferença e não tenha passado pela fase “será que sou eu o problema?”. Tbm notei que vc já notou entre companhia para beber e ombro amigo. Muito bem! Mas volto a dizer, se vc aceita a se comportar como um verdadeiro amigo japonês, ou seja, estar sempre com a agenda na mão e o cronômetro sempre em mãos, hehehe…você com certeza poderá arrumar mais amigos japoneses. Mas se quer ver um japonês agir como um verdadeiro amigo brasileiro, não digo para vc esquecer, mas é melhor esperar deitada! rs. Felicidades para vc em terras nipônicas!

  7. Victor permalink
    09/06/2009 14:03

    Descobri este blog a partir do DeProsaNaCoréia e gostei! Você escreve muito bem, com o texto prazerosamente bem pontuado e acentuado(acredite… isto faz uma diferença brutal) e ainda com bom humor! Vou me esforçar para também acompanhar este blog!

    Abraço.

    –Victor

    • CARUSO permalink
      13/06/2009 13:30

      Victor, agora vc me deixou sem palavras! Só tenho que agradecê-lo pelo comentário e por ter apreciado meu texto de tal maneira. Quem me conhece pessoalmente, sabe o valor que suas palavras têm para mim e sabe também que o mesmo valor eu dou não só para o japonês que estudei e gosto muito, mas para a minha língua que, cada vez mais, procuro usá-la da melhor forma possível. Obrigado mesmo! PS. O De Prosa na Coreia tbm é ótimo! É bom para conhecermos um outro mundo diferente do Japão e, mais ainda, do Brasil! Felicidades!

  8. Erica permalink
    11/06/2009 0:55

    Huumm, acho dificil ter um amigo japones com jeito de amigo brasileiro. Mas acho que da para ter um amigo japones com jeito de …amigo japones…o problema é q o brasileiro é muito mal acostumado com todo esse calor humano que transborda nessa terra verde amarela..rs…

    • CARUSO permalink
      13/06/2009 13:38

      Erica, vc falou pouco mas falou tudo! É por aí mesmo. Amigo japonês é possível ter sim, claro!! Eu não quero deixar transparecer a ideia de que não tem como fazer amizade com os japoneses. Tem sim. Mas é extamente como vc disse. O negócio é ter amigo japonês com jeito de amigo japonês! Pronto! Resolvido! Obrigado pelo comentário! Felicidades!

  9. xRis9 permalink
    11/06/2009 17:00

    Enhorabuena por tu post, Caruso!! Refleja perfectamente el sentimiento de la mayoria de latinos que vivimos aqui…
    Sin embargo, me temo que coincido con Erica en que es muuuuuuuuuuuuuy dificil encontrar amigos, con el significado que esa palabra contiene en Brasil, o Espanha, en mi caso…
    Eso si, te confieso que los japos que he conocido antes de venir a Japon estaban muchiiisimo mas relajados fuera de su pais (en China, para mas detalles), y para mi fue un shock tremendo reunirme con ellos de nuevo aqui en Japon… y huelo que esto se deba a su sociedad y la educacion que reciben desde pequenhos…
    La verdad es que este tema da para reflexionar y discutir mucho… Continuara…

    • CARUSO permalink
      13/06/2009 14:03

      Mi China chevere! Que tal? Que sopresa veer tu comentario a ca en este blog tambien! Pero si tu tienes razon. Ellos son otras personas cuando estan afuera de su pais, en este caso, Japon! Si es verdad que hay una diferencia entre cuando hacemos amigos japoneses en nuestros paises e los encontramos a ca en Japon! Pero todavia ellos no pierden el sentimento de respecto demasiado entre amigos. El poder de la sociedad y la educacion que recibiran parece muy muy fuerte!! En momentos como estes, en que todavia tenemos que refletir como saludar, como hablar correctamente con un amigo japones para que el no se sienta aborrido con nosostros, que echo de menos mis amigos de Brasil…y creo que tu a sus amigos en Espana. Bueno, seguimos entonces nosotros con nuestra amistad!! jejeje…besos chica china!

  10. 12/06/2009 11:27

    Caruso,
    Eu posso assinar em baixo do seu texto. Basta tudo (ou quase tudo) que você escreveu trocar de “japonês” para “holandês’. Aqui tem que combinar na agenda quando vai se ver, que dia, que horário, quando termina, quanto estão pensando em gastar. OK. É a cultura deles, de “afspraak maken” (agendar) há que se respeitar. Mas os brasileiros e estrangeiros do meu trabalho topam sair a qualquer hora, mandam e-mail de piadinhas, fazem elogio de graça… e olha que já estou na Holanda ha 10 anos! Eu me pergunto se nós como brasileiros não achamos intimidade demais um coisa super normal… No resto do mundo não é assim, mas continua tendo seu valor. Amigo é também aquele que vai te buscar na saída da cadeia, não necessariamente o que te ajuda a cometer um crime (ele pode ser apenas um fanfarrão). Abração !

    • CARUSO permalink
      13/06/2009 14:10

      Anita, Dez anos de Holanda!!! Imagino que deva ser muito diferente do Brasil tbm não…principalmente pelo seu comentário! Não fazia idéia de que a agenda e o cronômetro de amigos serviam na Holanda tbm! hehehe…Ainda bem que tem uns brasileiros por ai e que devem entender bem o que vc e eu sentimos né?! Bom, sucesso para vc aí e felicidades!

  11. Josy klug permalink
    18/06/2009 1:17

    Caruso, rsss…morei no Nihon, 9 anos… é verdadeiramente verdade sobre se fazer amizades japonesas, não vou te dizer que não tenho uma, achei uma única amiga japonesa…durante esse tempo todo, não consegui fazer mais nenhum amigo japones…que caso sério essas pessoas, são distantes e desconfiadas demais não somente quanto a amizade…e para eles confiarem em um Gaijin leva muuuito tempo, mas para perderem a confiança só basta uns segundos.
    Adoro o Japão, amo a cultura mas amigos japoneses iguais aos brasileiros, achei uma única almaaaaa. O resto foram colegas…Então ainda Tive sorte!!!

  12. 21/07/2009 6:02

    Josy, Desculpe a demora, mas acredito em vc! É lamentável, mas o que hoje eu tenho em mente, é lembrar sempre que tenho minha família no Brasil que me ama e meus amigos do Brasil tbm com quem falo sempre por email, tel etc e que me querem muito bem, assim como eu os quero muito!! Quer ficar sozinho, isolado, que fique…mas não me obrigue a ser igual….é assim que eu penso hoje! Valeu pelo comentário! Desculpa ae a demora viu?!

  13. Natasha Brasil permalink
    06/09/2009 2:18

    É Caruso, legal esse seu post! Também já dei muita cabeçada nesse assunto de amizades com japoneses e sim, depois de tanto tentar, cansei. Acho que é só uma questão de ‘mind-set’ que a gente vai aprendendo no decorrer dos anos aqui no Japão. Hoje tenho mais amigos estrangeiros que japoneses, e os poucos japoneses que tenho, sei até onde posso ir com eles. Mas apesar de tudo, isso não deixa de ser uma experiência interessante né? Beijos!

  14. 08/09/2009 8:05

    Olá Natasha! Valeu pelo comentário!! Você tem toda razão!! É preciso saber até onde ir com amigos japoneses e nos adaptarmos de alguma forma nesse modo de amizade deles. De qq forma, amizadade com japoneses e amizade com estrangeiros e, eu diria mais, amizade com latinos…é diferente e ponto final! Beijos!

  15. gx3c321 permalink
    16/12/2009 8:16

    acho que depende do japones , vai que voce encontrou um que tem uma personalidade diferente da sua ! pesquise qual e o tipo de musica essa pessoa escuta , o tipo de programa de TV que ela gosta , qual tipo de livro ela curte , coisas assim , estilos diferentes japoneses diferentes =D , se uma pessoa gosta de programas de comedia acho que essa pessoa e mais amigavel deve gostar de piada e contar uma piada em uma roda ajuda a abrir mais a sua amizade . Japones rockeiro ou que curte hip hop , sao todos iguais !? provavelmente nao ! entao nem quase todo japones e igual , meu tio e mo serio meio chato nao gosta muito de bricadeiras , mas mesmo assim da para ver que ele e feliz tem vida social e muito mais , mas agora vai que voce tava no brasil e derepente foi para o japao e na sala da sua escola ou no trabalho tenha umas 4 pessoa com a mesma personalidade do meu tio , provavelmente vai sentir falta dos seus amigos do brasil que voce tinha liberdade para fazer brincadeiras como o filme JACKASS ou ace ventura , caindo na estrada , ou seja as suas brincadeira ! e tambem tem o tempo se voce tinha 20 e ta com 30 35 tem muitas pessoas que ja tem filhos tem uma mentalidade diferente , voce deve estar siente que esses fatores mudam a personalidade das pessoas , nao só no japao mas em qualquer outra cultura

  16. Lays Evelyn permalink
    15/05/2012 13:29

    oi meu nome é lays moro no brasil e gostei muito do seu texto mas gostaria de fazer uma pergunta. Eu tenho um sonho imenso de morar no japão mas todas as vezes que converso com alguém sobre isso viro motivo de piada por isso adoraria que vc mim explicasse como eu consigo morar no japão. E que no brasil cheguei a encontrar vários japoneses porem é como vc falou é complicado por que eles não falam e passam com o jeito superior já tive vontade falar com eles mas sinceramente não sei se com vc é do mesmo jeito mas quando vc olha pra eles eu penso eles vão mingu inorar bem mas isso não tira meu sonho pois eu sou apaixonada pelo japão e sua cultura se vc puder mim explicar como faço pra morar no japão ficaria muito feliz agradeço dês de já.

  17. joaquim matavela agostinho pangoma permalink
    13/08/2012 5:21

    sou jovem mocambicano com uma paixao enorme sobre o japao, por gostaria de um amigo japones que fosse capaz de indiar camiho de como eu chegar a japao.

  18. 07/02/2017 16:54

    Que revelação! De qualquer forma, ter amigos de verdade está cada vez mais difícil em qualquer lugar do mundo.

  19. edvanfleury permalink
    15/02/2017 11:21

    Curti muito esse texto desabafo-revelação-polêmico. Tbm penso muito sobre esse conceito de amizade aqui onde moro e vejo que aí não é muito diferente daqui pq são basicamente as mesmas dificuldades.

    Abcs

  20. Tallitha Campos permalink
    30/05/2017 17:20

    Oi! Gostei do teu post. Tem um trend aqui no blog com esse tema e acho que nem foi planejado hehe. Escrevi um post sobre amizade no Canada e compartilho de sentimentos semelhantes ao teu; é sempre bom saber que não estamos sozinhos por ai.

  21. MARIA V DA COSTA permalink
    11/09/2017 2:14

    Muito bom ter lido este texto. Ri muito porquê me identifiquei em certas situações. Rsrs

Trackbacks

  1. Você tem amigo japonês? | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: