Skip to content

5 Filmes irlandeses românticos e imperdíveis

05/06/2017

 

Carlos Fernandes – Dublin, Irlanda

Já fazia um tempo que eu queria escrever esse artigo. Primeiro porque curto muito os filmes que são ambientados ou que se referem a Irlanda. Segundo que eles ajudam, e muito, quem está indo estudar ou visitar esse país incrível. Tanto com relação as locações (cidades ou pontos turísticos), quanto em relação ao sotaque irlandês.

E terceiro porque quem vos escreve já fez figurações em dois filmes rodados em Dublin. Tudo bem, esses dois filmes nem deveriam entrar na lista por não serem bons de verdade. Mas é claro que não vou perder essa chance.

Já aproveito e mando uma dica para quem for estudar na capital irlandesa. Dublin possui algumas agências que estão sempre procurando por figurantes para filmes e novelas locais. Muitas vezes com perfis diferentes aos que eles estão acostumados a encontrar, como por exemplo, latinos. Basta se cadastrar e aguardar por convites.

Outra situação é abrir concorrência para grupos grandes de figuração, que ocorrem em hotéis ou locais culturais apropriados. É em Dublin que buscam figurantes para as séries Game of Thrones e Vikings, por exemplo. Inclusive com brasileiros sendo escolhidos. Até fiz o processo para Vikings antes de começar a ser gravada a primeira temporada. Mas não rolou.

Filmes irlandeses românticos e imperdíveis

Agora chega de papo e vamos as cinco dicas preciosas de filmes irlandeses românticos que você não pode deixar de assistir.

1 – Leap Year (Casa Comigo?)

Leap Year, filme que mais indico sobre a Irlanda – Fonte: Telecine Torrent

Já começo com o principal deles para mim. Leap Year se passa praticamente todo na Irlanda. São paisagens de tirar o fôlego em uma comédia romântica bem feita. As locações foram realmente muito bem escolhidas. O filme busca retratar a cultura irlandesa através dos pubs, superstições, tradições, hospitalidade e bom humor de seu povo.

Como sabemos, Leap Year é o ano bissexto e, para os irlandeses, significa que no dia 29 de fevereiro os homens não podem recusar a proposta de casamento de uma mulher. E a personagem Anna (Ammy Adams) sai dos Estados Unidos atrás de seu namorado médico, também americano, que está em Dublin. Ela programou uma surpresa a ele, aproveitando a tradição daquele povo naquela data.

Só que seu rumo é desviado e ela vai parar em Dingle, uma das regiões costeiras mais bonitas do país. Lá ela conhece Declan (Matthew Goode), um irlandês charmoso e grosseiro que a levará até Dublin para cumprir essa tradição.

2 – Once (Apenas uma vez)

Esse foi o primeiro filme que assisti antes de morar na Irlanda. Trata-se de um drama todo rodado em Dublin, inclusive com locais que turistas e intercambistas visitarão por muitas vezes. Há muita música na trama, já que seu personagem principal, um músico de rua, é interpretado por Glen Hansard, integrante da banda de rock The Frames. A canção do filme, escrita pelo próprio Glen, ganhou o Oscar de melhor canção em 2008.

Já tive a oportunidade de vê-lo cantando em uma rua da cidade juntamente com Bono Vox, Sinéad O’Connor, Damien Rice e outros músicos locais, em uma ação que ocorre em toda véspera de Natal para arrecadar fundos aos necessitados.

A trama em si se desenrola quando o personagem de Glen conhece uma ótima musicista tcheca, juntando-se a ela para desenvolver um projeto musical, além deles se apaixonarem. O filme é bem simples, mas bem produzido. O filme te deixa com uma pergunta na cabeça; “Quantas vezes encontramos a pessoa certa?” Resposta: “Once”.

3 – P.S. I love you

Esse muitos já conhecem e é um filme para ser visto várias vezes. Em resumo, trata-se de uma história onde uma jovem viúva americana descobre que seu falecido marido, um irlandês engraçado, deixou 10 mensagens antes de morrer destinadas a amada para ajudá-la a aliviar sua dor e começar uma nova vida. E a Irlanda continuará sendo seu destino.

O charmoso Condado de Wicklow é pano de fundo para algumas cenas, inclusive o Parque Nacional de Wicklow, onde foi gravado a cena mais clássica do filme. O local tornou-se um ponto turístico no país justamente por causa de “P.S. I love you”. Assistam o filme para entender o motivo.

A personagem principal, Holly Kennedy, é interpretada pela atriz Hilary Swank. Gerard Butler dá vida a seu marido Gerry. William, o escolhido para cuidar de Holly, é protagonizado por Jeffrey Dean Morgan. E Lisa Kudrow, a Phoebe do seriado Friends, interpreta uma das amigas de Holly.

A trilha sonora é muito boa também! Destaque para “Galway Girl”, clássico do cancioneiro irlandês, e “If I ever leave this world alive”, da banda Flogging Molly.

4 – Brooklyn

Lançado em 2016, Brooklyn conta a história de uma jovem irlandesa que vai morar nos Estados Unidos em busca de seus sonhos e acaba se apaixonando por um bombeiro italiano. Sua vida, então, se divide entre os dois países.

O filme não mostra tanto a Irlanda como os demais, mas vale a pena assisti-lo. Para quem não sabe, ele foi indicado ao Oscar de melhor filme e melhor atriz, após belíssima interpretação da personagem Eilis Lacey, feita pela competente Saoirse Ronan. Saoirse (lê-se Sircha) nasceu nos Estados Unidos, mas foi criada desde os 3 anos de idade na Irlanda.

5 – Laws of Attraction (Leis da Atração)

Dois advogados novaiorquinos (Julianne Morre e Pierce Brosnan) são especialistas em divórcio, e oponentes nos tribunais. Eles acabam se casando na Irlanda, depois de uma inesperada noite de festival e bebedeira, e uma nota do casamento aparece num jornal americano, tornando o fato público. De volta aos EUA, eles mantém as aparências fingindo ser casados. Mas por quanto tempo?

Outras dicas de filmes irlandeses

A lista de filmes rodados na Irlanda é enorme. Os fãs de rock and roll talvez se lembrem de “The Commitments”, que mostra a história de uma banda de soul que, mesmo com músicos inexperientes, acaba conquistando seu espaço e se apresentando nos pubs de Dublin.

Outra dica é “In The Name of The Father”, que remete a década de 70, quando um atentado do IRA (grupo paramilitar católico que pretendia separar a Irlanda do Norte do Reino Unido) mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon, um jovem rebelde irlandês interpretado por Daniel Day-Lewis, acaba sendo injustamente acusado pelo crime.

Essa é uma dica para você testar seu ouvido com o sotaque dos knackers irlandeses: assistir a “Adam & Paul”. Knacker é a denominação dada aos jovens locais que são viciados em drogas e conhecidos por arranjar problemas por conta de atitudes antissociais. Eles costumam viver nas áreas periféricas das cidades e são sustentados pelo governo. Os personagens Adam e Paul são dois knackers viciados em heroína que vivem em Dublin. Essa tragicomédia é desenrolada em apenas um dia na vida dessa dupla. Não espere um filme incrível para ser revisto. Vale mesmo pelas locações e o sotaque praticamente impossível de se entender.

“The Guard” é uma comédia que conta a história de um policial do interior da Irlanda que se torna parte importante de uma investigação de tráfico de drogas. O filme é baseado no tradicional bom humor irlandês.

Minhas participações como figurante

E se o assunto agora é comédia, vou aproveitar para fazer um cartaz dos filmes os quais fiz figuração. E o primeiro deles foi “The food guide to love”, que se passa em Dublin. Essa comédia romântica, meia boca para ser sincero, conta a história de um crítico de gastronomia local que vive em crise com sua vida pessoal e amorosa.

Se alguém se interessar em assisti-lo, eu apareço em uma cena gravada dentro de um pub quando o personagem principal, Oliver Byrne, ainda era criança. Pude cruzar com os atores principais no set de filmagem. Apesar de serem conhecidos apenas na Irlanda, para mim já valeu a pena a experiência!

O outro filme foi “The F Word”, que depois mudou de nome para “What If”. O ator principal da trama é nada mais, nada menos, que Daniel Radcliffe, o Harry Potter. Mas ele não estava na filmagem quando gravei a cena que participei. Novamente dentro de um pub. Mas, para ser sincero, o filme é chato demais.

Em resumo, sigam a ordem que destaquei caso queiram assistir filmes que remetem a Irlanda. Como frisei, existe uma lista imensa deles. Não dá para citar todos. Mas se você tiver assistido algum outro, e queira compartilhar com a gente, aproveite e deixe aqui seus comentários.

________________________________

Carlos Eduardo Fernandes é publicitário,  escritor, já morou na Irlanda e atualmente é professor de inglês online em Santiago, no Chile. Saiba mais sobre ele e o blog pessoal BR Chile clicando aqui. Sigam-nos no Facebook acessando aqui. Instagram e Twitter, procure por: @blogbrasilcomz

4 Comentários leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    05/06/2017 12:07

    Eu iria adorar ver o “Leap Year” e o “Brooklyn”.
    Fora dos filmes românticos, o “The Guard” é muito bom, muito divertido e muito diferente. O protagonista irlandês é politicamente incorreto, hilário. O parceiro americano fica chocado com a franqueza dele. O final é estranho, sem você ter certeza do que realmente aconteceu. Recomendo!

    • carlosfernandeschile permalink
      05/06/2017 14:04

      Assiste sim Ana. Semana passada assisti Leap Year pela ducentésima vez…rs.

  2. Diogo permalink
    26/06/2017 8:46

    Onde vc se inscreveu para tentar ser figurinista ??
    Muito boa a lista de filmes

    • carlosfernandeschile permalink
      26/06/2017 14:19

      Olá Diogo. Então, a dica aqui é para ser figurante. Se esse for seu interesse, fique atento nos processos de seleção que ocorrem na Filmbase, que fica na Curved Street, no Temple Bar, em Dublin. E tem os sites http://extrasireland.com, http://www.movieextras.ie e http://www.backstagecasting.net. Já para figurinista não há essa opção. Talvez se você for um profissional da área e queira arriscar-se profissionalmente na Irlanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: