Skip to content

Circuito Termal na Galícia. Para você, que precisa relaxar!

18/07/2017

Edu Justo Espanha

A Galícia, no noroeste da Península Ibérica, não é só conhecida pela sua gastronomia baseada em peixes e frutos no mar, mas também pela riqueza de suas águas e pela extraordinária oferta de spas e balneários de todo o tipo, dos mais luxuosos tratamentos exóticos até as econômicas piscinas termais. Todo um conjunto que converte a região em um dos epicentros do turismo termal à nível internacional.

A riqueza mineral dos rios galegos é milenar. Praticamente toda a sua geografia está demarcada por mananciais, fontes naturais e águas termais, como as famosas Burgas de Orense (foto abaixo), uma piscina termal pública que oferece a qualquer transeunte a possibilidade de tomar um relaxante banho termal em pleno coração do centro histórico da cidade de Orense. Estas águas, que circulam à nível subterrâneo a uma temperatura de 70 graus Celsius, chegam à superfície aos 37 graus, sendo portanto, ideal para banhos terapêuticos e relaxantes. A interminável oferta de spas na Galícia fez da região um pólo de referência há décadas e a situa entre uma das zonas termais mais importantes de toda a Europa.

Apesar de toda esta riqueza termal já ter sido explorada pelos romanos, não foi até o século 19 que a região começou a explorar economicamente seus

valiosos atributos. Foi nessa época que começaram a aparecer os primeiros balneários e hotéis especializados, chamando a atenção de muitos espanhóis que buscavam tratamentos terapêuticos para diversas doenças, desde úlceras até dores lombares. Hoje em dia, o turismo termal galego impressiona pelos números e já é considerado um dos segmento mais importantes do setor. Na região, é possível encontrar modernos e luxuosos spas urbanos que rivalizam com os tradicionais balneários rurais, com tratamentos inspirados em países tão distantes como Japão ou Tailândia e uma generosa oferta de jacuzzis, saunas, banhos turcos, piscinas e massagens para todos os bolsos.

Vamos conhecer agora os cinco balneários mais importantes da Galícia.

Balneário de Mondariz


Inaugurado em 1873, o Balneário de Mondariz é o pioneiro do termalismo galego e um referente entre as principais vilas termais da Europa. Se trata de um histórico balneário que soube fazer de forma eficiente a transição de uma estação termal do século 19 a um moderno spa adaptado às necessidades de ócio e as exigências do mercado do século 21. Atualmente é o mais importante complexo galego termal, integrado por um hotel 4 estrelas, uma piscina com aplicação de águas terapêuticas, SPA e campo de golf, além de contar como o primeiro centro termolúdico da Galícia.

Talaso Atlântico


Próximo da fronteira com Portugal e a poucos minutos de Baiona (outra cidade que vale muito a pena visitar), este balneário é considerado uma das joias da talassoterapia galega, com águas que podem chegar a alcançar os 40 graus centigrados, proporcionando um bem-estar generalizado para todos aqueles que sofrem com problemas musculares e nas articulações. Além disso, incorpora tratamentos com algas, lama e sais minerais.

Gran Hotel Nagari

Situado na cidade de Vigo, este moderno cinco estrelas conta com uma interessante variedade de serviços além de sua estação termal, como salas de conferencias, salão de festas e um campo de golf.

Balneário Compostela


A poucos minutos da famosíssima cidade de Santiago de Compostela, este balneário conta com um grande spa, academia e sala de congressos. Recentemente suas águas termais ganharam notoriedade entre os dermatologistas espanhóis após a publicação de um artigo científico que comprovou efeitos praticamente milagrosos para pacientes que sofrem de psoríases.

Balneário de Guitiriz

Na província de Lugo, próximo a fronteira com a região de Astúrias, se encontra o balneário de Guitiriz, um impressionante edifício localizado dentro de um bucólico entorno rural. Além de seu circuito termal, os clientes podem contratar passeios para conhecer a região, famosa por suas trilhas de montanha e rios propícios para esportes radicais, como o rafting.

A maravilhosa oferta de água potável na Galícia

Na Galícia, a água que sai do chuveiro e das torneiras é potável e ninguém usa filtro em casa. Muitos bebem água direto da torneira, como é o meu caso, mas tem aqueles que ainda prefere comprar água mineral no supermercado onde é possível encontrar garrafas de 200ml até incríveis 8 litros (um enorme garrafão que não chega a custar 1 Euro). Também tem uma galera mais “hipster” (a maioria velhinhos, hehe) que gosta de consumir água gratuitamente de fontes públicas situadas em pontos determinados da cidade  – mas isso é mais frequente em cidades do interior. Nos restaurantes, é comum os clientes pedirem ao garçom uma garrafa de “água del grifo” (água da torneira) para acompanhar os vinhos e as refeições.

Visite a Galícia!

Venha a Galiza. Hoxe, manán e sempre!

______________

Eduardo Caamaño Justo é blogueiro e autor de biografias históricas. Seu último livro, a biografia de Harry Houdini, está à venda em português e espanhol. Filho, neto e bisneto de espanhóis, mora há 13 anos na cidade de La Coruña. Veja fotos do Edu e de outros autores do BZ clicando na nossa conta do Instagram. Sigam-nos também no Facebook e no Twitter. Blog Brasil com Z, um site de cultura e turismo, feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo!

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: