Skip to content

5 filmes chilenos imperdíveis!

11/09/2017

Carlos Fernandes – Chile

Já escrevi aqui mesmo no BZ contando minhas dicas sobre 5 filmes irlandeses românticos e imperdíveis. Lembram? Caso ainda não tenham visto este artigo, não deixem de dar uma olhadinha. Principalmente se você gosta de películas voltadas para viagens.

Continuando nessa linha, dessa vez vou contar um pouco sobre alguns filmes chilenos. Não necessariamente apenas filmes produzidos por chilenos, mas também que retratam o Chile e seu povo ou que, de alguma forma, tem relação com o país. E que devem ser assistidos com toda certeza.

Por isso, vou começar com o mais indicado deles para quem tem curiosidade em conhecer a história local e a fase negra em que os chilenos tiveram que passar através da ditadura do General Augusto Pinochet.

Filmes chilenos imperdíveis

Agora chega de papo e vamos às cinco dicas preciosas de filmes chilenos, ou que retratam de alguma forma o país, para sua maratona andina.

Preparem a pipoca e o guaraná, alguns lenços, e divirtam-se.

1 – Colonia (2015)

O filme é pesado, pois retrata a tortura a qual muitos chilenos passaram na mão da ditadura a qual o país viveu, sendo uma história baseada em fatos reais. O filme se passa durante os momentos de tensão vividos no ano de 1973, envolvendo a relação vivida entre a aeromoça Lena (Emma Watson) e seu namorado Daniel (Daniel Bruhl). Após o golpe militar, o rapaz é preso pela ditadura e enviado para a Colonia Dignidad, uma comunidade no sul chileno.

O local tratava-se de uma comunidade agrária clandestina de alemães fundada por um ex-militar nazista, voltada para a tortura e realização de experiências. E que tinha por trás o famoso doutor Josef Mengele. Após saber da situação, Lena se infiltra na Colonia a fim de encontrar e tirar seu namorado daquele lugar. Mas as coisas que acontecem por lá com ambos dá a ideia do absurdo daqueles tempos no Chile.

2 – Los 33 (2015)

Um elenco de estrelas: Antonio Bandeiras, Juliette Binoche e Rodrigo Santoro. Outra página triste na memória chilena, o filme Los 33 é baseado em eventos reais do acidente na mina San José, em 2010, quando um grupo de trinta e três mineiros ficaram presos no interior do local em Copiapó, no deserto do Atacama, por 71 dias a 700 metros abaixo do solo. Todo o ocorrido e todo o resgate é muito bem retratado no filme.

Me lembro desse dia como se fosse hoje, acompanhando as cápsulas Fênix que resgataram esses verdadeiros heróis que tiveram que controlar a fome, a sede, o calor e a paranóia de estarem em um grupo vivendo confinado por tanto tempo. Pude ver uma dessas cápsulas utilizadas para o resgate em um museu em Valparaíso, ainda em 2011. Além de outros pertences dos 33 mineiros. Realmente, algo que ficou marcado na vida de cada chileno.

Uma das recordações encontradas no museu – Foto: Carlos Fernandes

3 – O carteiro e o poeta (1994)

Esse filme é uma produção italiana belíssima que retrata os momentos em que o famoso poeta chileno Pablo Neruda, ganhador do prêmio Nobel de Literaura, vive seu exílio político em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como carteiro encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Aos poucos, os dois consolidam uma amizade.

O carteiro Mario, no decorrer da convivência com Neruda, aprende a escrever seus sentimentos em forma de poesia por Beatrice, uma bela mulher por quem ele se apaixona, mas não sabe como conquistá-la. Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.

Trata-se de um típico filme europeu. Não espere ação ou qualquer coisa do tipo. Assista esta obra certo(a) de que verá algo romântico e dramático ao mesmo tempo.

4 – Diários de Motocicleta (2004)

Talvez esse seja o mais conhecido deles pela maioria. O filme foi produzido em conjunto pela Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos, Alemanha e França, com direção de Walter Salles.

O filme narra a expedição de 1952, inicialmente por moto, em toda a América do Sul, vivida pelos então jovens amigos Ernesto Guevara (futuramente Che Guevara) e Alberto Granado. A viagem é realizada em uma moto chamada La Poderosa, que acaba se quebrando após 8 meses. Eles, então, passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. As cidades de Temuco, Los Ángeles e Valparaíso, além do Deserto do Atacama, são os locais onde a dupla percorrem durante sua passagem pelo Chile.

5 – Neruda (2016)

Mais uma vez, a história do poeta chileno Pablo Neruda é destaque no cinema. Estrelado por Gael García Bernal, o filme é considerado uma das melhores produções do ano em se tratando de cinema estrangeiro. Ou seja, fora do circuito hollywoodiano.

A história se passa no final da década de 1940, quando um inspetor, personagem interpretado por Bernal, persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco) por ter se juntado ao Partido Comunista. A obra foi indicada ao Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro.

E caso você possua outras dicas dentre as dezenas de filmes sensacionais produzidos, filmados ou que se referem ao Chile, compartilhe com a gente seus comentários! Ajude a enriquecer ainda mais nosso artigo e nosso conhecimento sobre esse país especial através do cinema.

______________________

Carlos Eduardo Fernandes é publicitário, escritor, já morou na Irlanda e atualmente é professor de inglês online em Santiago, no Chile. Saiba mais sobre ele e o blog pessoal BRchile clicando aqui.Sigam-nos no Facebook acessando aquiInstagram e Twitter, procure por: @blogbrasilcomz

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: