Skip to content

Vida nova, em Berlim

19/10/2017

Lilian Nosralla – Berlim, Alemanha
Hoje temos a apresentação da mais nova colaboradora de Berlim: Lilian Nosralla. Ela abordou o BZ por e-mail. E depois de algumas trocas de informações e expectativas foi convidada a participar aqui por 6 meses. Bem-vinda ao blog, Lilian!
_________
Como vim parar na Alemanha? Tudo começou quando eu, nascida e criada em São Bernardo do Campo (cidade da batata) e moradora por 8 anos de São Paulo, resolvi fazer um intercâmbio para melhorar o meu inglês. Eu tinha um bom inglês, mas não era fluente e a minha profissão de UX Designer me exigia fluência no idioma para crescer profissionalmente.
A cidade escolhida para a aventura foi Dublin, Irlanda. A escolha foi devido ao custo de vida em comparação com outros lugares que são falantes de inglês e localização. A pequena “Ilha Esmeralda” tem acesso fácil pra vários países da Europa, que eu na época estava planejando visitar.
Antes de terminar o curso de inglês e voltar pra minha casa no Brasil eu resolvi fazer um mochilão pela Europa e uma das cidades do roteiro era Berlim. Sempre quis visitar Berlim, mas nunca pensei em morar na cidade.

Minha história com a Alemanha começa com a música. Desde adolescente, por influência do irmão mais velho, sempre gostei de ouvir bandas de rock industrial alemão, mesmo tendo que procurar a tradução das letras pra saber o que eles estavam cantando e ter certeza de que não estavam fazendo nenhum tipo de apologia ao cara do bigodinho.
Estando na Alemanha, pulei o roteiro turístico convencional e fui direto ao que interessava: as baladas e as bandas alemãs que eu tanto gosto! Mal sabia eu que depois teria muito tempo pra visitar cada um dos pontos turísticos de Berlim.
São Paulo tem uma noite agitada, animada e intensa, mas Berlim definitivamente é o melhor lugar pra curtir a noite no verão ou no inverno.
Em uma dessas noitadas berlinenses, regada a muita música eletrônica, rock e cervejas alemãs acabei conhecendo um alemãozinho que me mostrou que os alemães tem coração. A noite acabou, perdi meu sapatinho de cristal e retornei a Dublin com a minha abóbora.
Enquanto ainda estava em Dublin e já me preparando para retornar ao Brasil, (só quem já morou fora do país sabe como é difícil e como dá vontade de largar tudo e voltar correndo pro seu habitat natural) recebi um convite para visitar Berlim novamente, pegar o meu sapatinho de cristal de volta e ir a um festival de música que aconteceria em Leipzig. Como brasileiros tem permissão pra ficar na Alemanha até 90 dias como turista eu topei a aventura. Crianças, não façam isso, pode ser muito perigoso! Sempre deixem o endereço de onde vocês estão e o contato da pessoa com quem você vai ficar com os seus familiares e amigos próximos. Pois assim fiz, e fui para um festival com alguém que eu tinha conhecido em uma balada.
Fui ao festival de música, que era super bem organizado e cheio de bandas incríveis, curti o verão 40 graus berlinense e nunca mais fui embora. O cara da balada acabou virando meu marido, e hoje temos um filhote que já estamos treinando para ir acampar nos festivais de música com a gente.
Aqui no “Brasil com Z” compartilharei um pouco com vocês sobre a cultura alemã e os desafios da maternidade em outro país. No meu blog Berlili conto mais sobre o meu processo aprendendo alemão, dicas de estudo, música e filmes alemães e outras curiosidades sobre Berlim e a cultura local.
Até a próxima!
____________
Lilian Nosralla é de São Bernardo do Campo, UX  designer formada em Comunicação Social. Mora em Berlim desde 2016. Para saber mais sobre ela, veja a mini biografia.
Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo! Para atualizações diárias, sigam-nos no Facebook, Twitter e Instagram
3 Comentários leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    19/10/2017 11:10

    Berlim é hot! Vou adorar saber da sua experiência por aí.

  2. 19/10/2017 13:55

    Adorei o post, Lili! Vou acompanhar o blog pra ver os próximos. ♥︎

  3. Brenda permalink
    28/12/2017 20:07

    nossa, amo música, bom saber que Berlin tem muito disso. vou pesquisar sobre as bandas alemães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: