Skip to content

Vida nova, em Berlim

19/10/2017

Lilian Nosralla – Berlim, Alemanha
Hoje temos a apresentação da mais nova colaboradora de Berlim: Lilian Nosralla. Ela abordou o BZ por e-mail. E depois de algumas trocas de informações e expectativas foi convidada a participar aqui por 6 meses. Bem-vinda ao blog, Lilian!
_________
Como vim parar na Alemanha? Tudo começou quando eu, nascida e criada em São Bernardo do Campo (cidade da batata) e moradora por 8 anos de São Paulo, resolvi fazer um intercâmbio para melhorar o meu inglês. Eu tinha um bom inglês, mas não era fluente e a minha profissão de UX Designer me exigia fluência no idioma para crescer profissionalmente.
A cidade escolhida para a aventura foi Dublin, Irlanda. A escolha foi devido ao custo de vida em comparação com outros lugares que são falantes de inglês e localização. A pequena “Ilha Esmeralda” tem acesso fácil pra vários países da Europa, que eu na época estava planejando visitar.
Antes de terminar o curso de inglês e voltar pra minha casa no Brasil eu resolvi fazer um mochilão pela Europa e uma das cidades do roteiro era Berlim. Sempre quis visitar Berlim, mas nunca pensei em morar na cidade.

Minha história com a Alemanha começa com a música. Desde adolescente, por influência do irmão mais velho, sempre gostei de ouvir bandas de rock industrial alemão, mesmo tendo que procurar a tradução das letras pra saber o que eles estavam cantando e ter certeza de que não estavam fazendo nenhum tipo de apologia ao cara do bigodinho.
Estando na Alemanha, pulei o roteiro turístico convencional e fui direto ao que interessava: as baladas e as bandas alemãs que eu tanto gosto! Mal sabia eu que depois teria muito tempo pra visitar cada um dos pontos turísticos de Berlim.
São Paulo tem uma noite agitada, animada e intensa, mas Berlim definitivamente é o melhor lugar pra curtir a noite no verão ou no inverno.
Em uma dessas noitadas berlinenses, regada a muita música eletrônica, rock e cervejas alemãs acabei conhecendo um alemãozinho que me mostrou que os alemães tem coração. A noite acabou, perdi meu sapatinho de cristal e retornei a Dublin com a minha abóbora.
Enquanto ainda estava em Dublin e já me preparando para retornar ao Brasil, (só quem já morou fora do país sabe como é difícil e como dá vontade de largar tudo e voltar correndo pro seu habitat natural) recebi um convite para visitar Berlim novamente, pegar o meu sapatinho de cristal de volta e ir a um festival de música que aconteceria em Leipzig. Como brasileiros tem permissão pra ficar na Alemanha até 90 dias como turista eu topei a aventura. Crianças, não façam isso, pode ser muito perigoso! Sempre deixem o endereço de onde vocês estão e o contato da pessoa com quem você vai ficar com os seus familiares e amigos próximos. Pois assim fiz, e fui para um festival com alguém que eu tinha conhecido em uma balada.
Fui ao festival de música, que era super bem organizado e cheio de bandas incríveis, curti o verão 40 graus berlinense e nunca mais fui embora. O cara da balada acabou virando meu marido, e hoje temos um filhote que já estamos treinando para ir acampar nos festivais de música com a gente.
Aqui no “Brasil com Z” compartilharei um pouco com vocês sobre a cultura alemã e os desafios da maternidade em outro país. No meu blog Berlili conto mais sobre o meu processo aprendendo alemão, dicas de estudo, música e filmes alemães e outras curiosidades sobre Berlim e a cultura local.
Até a próxima!
____________
Lilian Nosralla é de São Bernardo do Campo, UX  designer formada em Comunicação Social. Mora em Berlim desde 2016. Para saber mais sobre ela, veja a mini biografia.
Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo! Para atualizações diárias, sigam-nos no Facebook, Twitter e Instagram
2 Comentários leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    19/10/2017 11:10

    Berlim é hot! Vou adorar saber da sua experiência por aí.

  2. 19/10/2017 13:55

    Adorei o post, Lili! Vou acompanhar o blog pra ver os próximos. ♥︎

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: