Skip to content

Halloween em Toronto, no Canadá

01/11/2017

Lilly Guchtain – Toronto, Canadá

Esse ano foi o meu terceiro dia das bruxas em Toronto.  E foi a primeira vez que eu saí pelas ruas com os meus filhos para brincar de “gostosuras ou travessuras “. Reunimos uma turminha de amigos e lá fomos nós “assustar” a vizinhança! Confesso que nesses dois outros anos morando aqui eu não me animei em ir, acho que talvez seja porque no Brasil eu não fazia absolutamente nada nesse dia, exceto comprar uma fantasia para os meus filhos. Então eu não tinha “aqueeela” vontade de participar, até porque no Brasil essa tradição é bem mais fraca, ao meu ver.

BLOG Canada halloween

Apesar de ser muito festejado, eu reparei que algumas pessoas não aceitam bem esse dia, que não gostam e nem comemoram, mas mesmo trazendo figuras horripilantes como monstros, bruxas e esqueletos, o Halloween é uma oportunidade para as crianças e as famílias se reunirem e se confraternizarem. Não há maldade, é pura diversão. E a regra é simples: se as luzes da casa estiverem acesas, as crianças têm sinal verde para baterem à porta: “Trick or treat?”

Se tem algo que eu passei a gostar muito durante essa ocasião foi de passear pelas ruas e observar as casas decoradas. É um show de horrores. Quero dizer, um show de criatividade! Acho bem interessante ver como os canadenses promovem e levam muito a sério essa data, que movimenta bastante o comércio. As escolas têm um dia para as crianças irem fantasiadas e elas ainda levam doces para casa, os adultos vão trabalhar caracterizados, tem festivais, exposições e eventos em museus, concurso de qual é a abóbora esculpida mais legal e também tem a Toronto Zombie Walk, que é um desfile de pessoas vestidas de zumbis e monstros que acontece de madrugada em downtown (centro de Toronto).

BLOG Canada Halloween 2

Halloween por aqui movimenta também a gastronomia, e falando em gastronomia, que tal um muffin ou um donut de abóbora? Ou uma bebida gelada também feita de abóbora? Parece estranho, não é?! Pois prepara-se para degustar de comidas e bebidas elaboradas a partir desse versátil ingrediente.

Mas na minha opinião, o melhor do Halloween não está no dia 31, mas nos bastidores do que vem por trás dessa data, como a escolha da abóbora, a compra da fantasia (aqui se usa qualquer tema de fantasia), os enfeites decorativos aterrorizantes e principalmente a alegria da criançada em se preparar para esse dia. Sabe aquele ditado “o melhor da festa é esperar por ela?”, pois é dessa forma que eu eu vejo o Halloween, uma evento realmente muito celebrado aqui no Canadá.

E como dias das bruxas sem abóbora não é dias das bruxas, fomos eu e minha família caçar a nossa numa fazenda próxima à Toronto, que em outubro borbulha de gente. Como eu disse anteriormente, essa data movimenta bem as lojas e especialmente o turismo rural. Além de abóboras, as fazendas oferecem diversas atividades para adultos e crianças. Aliás, foi lá que eu comi o melhor milho verde desde que cheguei por essas bandas de cá.

Para a minha primeira vez de trick-or-treat, a experiência foi bem divertida e única. Acho que depois de quase três anos aqui, estou finalmente aderindo às novas tradições e culturas do Canadá, afinal acho que isso se chama “adaptação”, e dar tempo ao tempo é importante também.

Mas você está se perguntando se eu gostei? Eu adorei! Mas o que eu gostei mesmo foi de ver o carinho com que os adultos recebem as crianças, alguns montam saquinhos com os doces com o maior capricho. É simplesmente emocionante ver o sorriso em cada rostinho e foi aí que essa noite me conquistou, tanto que mal posso esperar pelo próximo Halloween, em 2018. Que venha mais uma noite de arrepiar!

See you soon =)

*Todas as fotos que aparecem nas colagens desse post foram feitas pela própria autora.

___________

Lilly Guchtain é de Curitiba, formada em Comunicação Social e mora desde 2015 em Toronto, no Canadá com o marido brasileiro e dois filhos. Ela curte fotografia e busca aproveitar intensamente cada canto dessa cidade fascinante. Perfil do Instagram: lilly.ca

Blog “Brasil com Z”, um blog feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo! Sigam nosso Instagram com fotos de nossos autores pelo mundo. Sigam-nos no Facebook e Twitter para atualizações diárias. 

12 Comentários leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    01/11/2017 15:57

    Nossa, no Canadá o Halloween dá gosto! Na Holanda nunca colou. Tem festinha na escolinha de dança da minha filha no sábado, mas é só isso. Aqui o forte é a festa de St. Martin (Sint Maarten) na noite de 11 de novembro. As crianças fazem lampiões (bem criativos! Sempre com formatos diferentes) e saem à noite de casa em casa em grupinhos, cantando e esperando por doces.

    • lillyguchtain permalink
      01/11/2017 16:01

      Ana, o Canadá vive intensamente essa época, e como eu disse no texto, apesar ser sobre um tema de terror, é uma época que consegue ser tão bonita. Há o espírito de diversão muito forte! E você me deixou interessada sobre a festa de St Martin! Rsrs 😉

      • AnaFonseca permalink*
        01/11/2017 16:28

        A festa do S. Martinho não tem nada de especial não! As crianças nem se fantasiam. Isso porque a cultura holandesa é bem comedida, não é exuberante nem eles gostam de exageros. O forte aqui (e exagerado) é o Sinterklaas, leva o mês inteiro, uma febre, e dura até o início de dezembro. O Natal é murcho.

      • lillyguchtain permalink
        01/11/2017 17:01

        Interessante de ver como cada país tem suas culturas! E isso o BZ traz pra gente 😉

  2. Mirian permalink
    01/11/2017 17:50

    Delícia!!! E o mais interessante ai no Canadá, que nas escolas , todos os professores,incluindo o diretor e o vice diretor, todos fantasiados . as crianças curtem muito.
    Felicidades Lilly, um abraço.
    Mirian

    • lillyguchtain permalink
      01/11/2017 17:54

      Oi, Mirian! É assim mesmo! Meu filho ontem mesmo estava me contando como eram as fantasias dos professores e do diretor! Fiquei só imaginando o quanto as crianças se divertiram! Um beijo e obrigada por seu comentário! 😉

      • mirian permalink
        01/11/2017 18:29

        Sucesso para vc e sua família.

      • lillyguchtain permalink
        01/11/2017 18:45

        Muito obrigada, Mirian! Igualmente!😍

  3. marlicarmen permalink
    02/11/2017 21:48

    Oi Lily, suas fotos são maravilhosas. Acho lindo toda essa empolgação que eles tem com essa data. Deve ser realmente muito legal para as crianças que participam e para os pais também. rsrsrsrs Estou adorando conhecer mais do Canadá através dos seus olhos.

    • lillyguchtain permalink
      02/11/2017 23:24

      Obrigada, Marli! Realmente o Canadá festeja com muita alegria essa data! Também acho lindo! Obrigada por sua mensagem!😉🤗

  4. 07/11/2017 20:10

    Nossa! Super lindo! Adorei 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: