Skip to content

Machu Picchu- a “cidade condor”

07/11/2017

M.C. Jachnkee – Machu Pichu, Peru

Hola, chicos y chicas! Hoje decidi apresentar um lado de Machu Picchu que possivelmente ainda é novidade para muitos. Espero que gostem. Vamos lá conhecer mais desta misteriosa cidade?

Cusco: 3.360m acima do nível do mar e conhecida como “o umbigo do mudo”. Passe uns dias em Cusco, para se aclimatar, antes de ir a Machu Picchu #ficaadica

Em um dicionário quéchua de 1608 encontra-se a palavra ‘Machu’ que significa velho e ‘Pichu’ viria a ser ave ou pássaro. Então, diferente do que se tem propagado dentro do turismo, Machu Picchu não significa “Montanha Velha” e sim: Ave Velha.

IMG_1456

Na foto estou agradecendo a grandeza do Universo, assim como os incas costumavam fazer ao amanhecer- em Machu Picchu.

Para entender melhor nós temos que estudar a história andina dentro do pensamento andino, e não europeu.

IMG_1491

Abaixo, a cidade condor

Os Incas tinham a ideia de que ao morrer seus espíritos cruzariam uma ponte celestial e regressariam as estrelas. No ano 650 devido a um movimento do planeta, uma das pontes celestiais foi inundada, e a outra foi em 1450. E observando a Via Láctea eles não podiam ver mais aquilo que representava as pontes e uma grande preocupação tomou conta da nobreza do império que exigiu uma solução. Foi ai que decidem construir Machu Picchu, a cidade santuário, que garantiria o regresso de seus espíritos as estrelas.

Quando eu soube disso, quis subir novamente Huayna Picchu, que é a montanha atrás de Machu Picchu. Eu já tinha ido lá em 2006 com minha irmãs e depois em 2013, mas desta vez teria um significado diferente.

Subir Huayna Picchu requer fôlego e nada de medo de altura. Como vocês podem ver na foto abaixo, alguns trechos produzem vertigem, o que não foi o meu caso. Ufa!

IMG_1487A subida para conseguir tirar a foto de Machu Picchu de cima.

E que surpresa a minha ao chegar no topo de Huayna Picchu e lá me deparar com um altar de pedra que hoje os turistas desavisados se sentam nele para tirar fotos. O mais interessante desse altar é que ele está perfeitamente direcionado à cidade condor e tem uma forma triangular, que em muitas sociedades significa poder, pureza e eternidade.

Poder: do estado que mandou construir.

Pureza: dos seus habitantes e peregrinos.

Eternidade: a meta a ser alcançada.

Exatamente deste ponto é possível admirar o desenho da cidade abaixo.

Dali se percebe que o condor está desenhado de maneira invertida, com o propósito de direcionar seu voo ao oeste, que é onde está a noite, e voar sobre a Via Láctea de regresso as estrelas.

O que vocês acharam? Deu vontade de conhecer Machu Picchu e de subir a montanha de Huayna Picchu?  Deixem nos comentários se vocês querem mais sobre a cidade e o que gostariam de saber, ok?

000000000000000000machupicchu

Fontes:

Livro: Visión Andina de Machu Picchu de Fernando Elorrieta Salazar.

Foto do condor gráfico: Fernando Elorrieta Salazar.

Dicionário quéchua de 1608: autor Antonio Gonzalez Holguim.

____________________

M.C. Jachnkee é de Blumenau, Santa Catarina, e formada em Letras. Já percorreu o rio Amazonas a fim de realizar a pesquisa para seu primeiro livro e atualmente vive em Cusco, Peru. Dessa fascinante experiência nasceu o segundo livro: “Andes – Um caminho para as estrelas”. Para saber mais sobre Cusco, acompanhe a autora no instagram: https://www.instagram.com/mcjachnkee/

Sigam-nos no Facebook, Instagram e Twitter para atualizações diárias sobre morar no exterior.  Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros expatriados, vivendo nos quatro cantos do mundo. Mora no exterior e quer participar? Envie-nos um e-mail com uma minibiografia e um texto de apresentação para blogbrasilcom@gmail.com 

 

9 Comentários leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    07/11/2017 13:34

    Olha, Marli Carmen… Na boa: não me considero uma pessoa com medo de altura, não. Mas vendo as fotos de Machu Picchu no Google images, percebi que fica num platô, caindo pelas beiradas. Estou revendo meus próprios conceitos de “audácia”, “vertigem” e “coragem”. Você é muito destemida. Como é a segurança por lá? Não despencam turistas de lá não?

    • marlicarmen permalink
      07/11/2017 17:28

      O fato de ficar caindo pelas beiradas não significa que ninguém cai de lá…afinal há toda uma área dentro do sítio arqueológico para caminhar. Ana, para despencar um turista de lá, tem que ser um turista bem lesado rsrsrsrsrsrsr Já para subir a montanha de Huayna Picchu, que eu considero segura, mas para alguns pode não ser, penso que a pessoa tem que ir somente se não tiver medo de altura. Eu já estive na cidade 3 vezes, e nunca me feri rsrsrs Vai que você gosta. Todos que vão dizem que querem retornar um dia. É um dos lugares mais incríveis que eu conheci.

  2. Ana Cecília permalink
    07/11/2017 14:07

    Um mistério q todos nós deveríamos conhecer! Energia pura!!!

    • marlicarmen permalink
      07/11/2017 17:29

      Realmente Machu Picchu tem uma energia especial, não sei explicar o que é…mas que tem algo de muito especial, isso tem.

  3. lillyguchtain permalink
    07/11/2017 15:56

    Wowww! Muito lindo! mas eu fiquei com medo so’ de olhar! rsrs

    • marlicarmen permalink
      07/11/2017 17:42

      A cidade de Machu Picchu é super tranquila, nenhuma perigo rsrsrs…as fotos são da montanha de Huayna Picchu- é um passeio opcional dentro do parque- para poder ver a cidade de MP de cima. O visual é incrível! Estive 3 vezes lá e 2 vezes eu subi essa montanha. Foi maravilhoso.

      • lillyguchtain permalink
        07/11/2017 18:27

        Ahhh!!! Um dia eu vou! Tenho muita vontade de conhecer Machu-Picchu! 😉😘

  4. Margarete Krepsky permalink
    07/11/2017 17:31

    Olá prima achei o lugar muito lindo.
    Mas eu tenho muito medo de altura rsrs
    Parabéns pelas paisagens.

    • marlicarmen permalink
      07/11/2017 17:42

      Prima, obrigada por sua visita aqui. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: