Skip to content

A Múmia do Senhor de Sipán, Peru

13/02/2018

 M.C. Jachnkee – Peru

Hola chicos y chicas! Hoje vamos fazer um passeio ao norte do Peru.

Vem comigo?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vida é incrível. Quando eu estava estudando Letras, na Universidade, escrevi umas linhas sobre a Múmia do Senhor de Sipán, em Chiclayo. Quem sabe um dia essas linhas se tornem um livro? – seria bom, pensei. Anos depois, lá estava eu em frente ao Museu que guarda a múmia do antigo governante ca cultura Mochica do século III e tudo mais que encontraram junto a ele.

Chiclayo está ao norte do Peru. A cidade é quente e as pessoas são acolhedoras com o visitante. Eu fiz o percurso Cusco- Lima- Chiclayo de ônibus. Uma viagem cansativa.

Mas o melhor, ainda estava por vir, que foi quando eu estive no lugar onde foi encontrada a múmia, como vocês podem ver na foto a seguir. Ele devia ser alguém de muito poder, pois foi enterrado com três mulheres, quatro homens e uma criança.  Acredita-se que as mulheres eram suas concubinas, enquanto os homens eram: chefe militar, guarda e soldado. Uma coisa interessante é que os soldados foram enterrados sem os pés. Como que para simbolizar que estariam ali eternamente para protegê-lo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No exato lugar onde aconteceu o achado arqueológico, eles reproduziram como estava no dia que foi encontrado, e pode-se ver no centro o Senhor de Sipán, e ao redor dele outros esqueletos.

Outro fato interessante é que, apesar de que ele foi preparado como uma múmia para seu sepultamento, hoje só resta os ossos que se fixaram com a terra. Isso se deu porque ele foi enterrado com muitos enfeites de ouro e o peso acabou achatando o seu esqueleto e fixando-o na terra. Achei injusto vê-lo no museu daquela maneira, e sem seus enfeites de ouro.

No museu tem muita coisa pra ver, tudo que foi encontrado com ele está lá, e não é pouca coisa, viu? Eu que adoro história, acabei cansando.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esse descobrimento arqueológico aconteceu em 1987 e foi um marco na arqueologia do continente americano, pois foi a primeira vez que se encontrou um enterro Real, sem ninguém ter saqueado antes.

Se você gosta de aventura e quer dar uma de Indiana Jones, venha ao Peru, aqui tem muito mais do que você imagina!

Nota: Todas as fotos desse post são do meu acervo pessoal

________________

M.C. Jachnkee é de Blumenau, Santa Catarina, e formada em Letras. Apaixonada por ler e viajar, sempre visita o cenário dos seus livros para interagir e levar mais realismo aos leitores. Instagram: @mcjachnkee

Sigam-nos no InstagramFacebook e Twitter para atualizações diárias sobre morar no exterior.  Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros expatriados, vivendo nos quatro cantos do mundo. Mora no exterior e quer participar? Envie-nos um e-mail com uma minibiografia e um texto de apresentação para blogbrasilcom@gmail.com

One Comment leave one →
  1. lillyguchtain permalink
    13/02/2018 23:14

    Super legal!! Espero um dia conhecer pessoalmente esse lugar incrível! 😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: