M.C. Jachnkee – Peru

Hola chicos y chicas! Hoje vamos conversar um pouco sobre a Semana Santa aqui na terra dos Incas! Pra começar, a Semana Santa, aqui em Cusco, tem início no Domingo de Ramos, onde os fiéis vão a missa e recebem a benção.

000287737W

Foto do site “Acceso Peru”

Já na segunda-feira é dia de celebrar “El Señor de los Temblores” – considerado o padroeiro de Cusco. Aquele que protegerá a cidade e a nós contra os temíveis terremotos.  Contam, os mais velhos, que no terremoto de 1950, decidiram retirar “El Señor de los Temblores” da Catedral, e no momento em que ele saiu, o terremoto cessou. Milhares de fiéis participam da procissão em que o Santo desfilará, sem parar, pelas antigas ruas da cidade desde as 2pm até as 8pm. Sendo, a tarde de segunda-feira, uma dia não laboral.

12-platos-de-semana-santa

Foto do site El Mirador de Santa Ana.

Na Sexta-feira Santa, é costume comer o famoso “Doce pratos” que consiste em doze tipos de pratos, onde a pessoa come um pouco de cada. É como uma maneira de recordar a última ceia de Jesus com os doze discípulos.

Estando em Cusco, durante esta semana, você não encontrará nada parecido com a páscoa do Brasil mas, certamente, disfrutará de participar da procissão ou de comer os doze pratos cusquenhos.

Aqui em Cusco, quinta e sexta-feira santa, são feriados. Dias para estar com a família e recordar a paixão e morte de Cristo.

A semana Santa é, sem dúvida,  uma oportunidade de conhecer mais dos costumes locais!

___________

M.C. Jachnkee é de Blumenau, Santa Catarina, e formada em Letras. Apaixonada por ler e viajar, sempre visita o cenário dos seus livros para interagir e levar mais realismo aos leitores. Instagram: @mcjachnkee

Sigam-nos no InstagramFacebook e Twitter para atualizações diárias sobre morar no exterior.  Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros expatriados, vivendo nos quatro cantos do mundo. Mora no exterior e quer participar? Envie-nos um e-mail com uma minibiografia e um texto de apresentação para blogbrasilcom@gmail.com