Skip to content

Maktub* – Minha Trajetória para os Emirados Árabes Unidos

03/04/2018

Carlos André Marinho – Emirados Árabes Unidos

Olá, leitores do BZ! As-Salamy Alaikum (que a paz esteja sobre vós)! Hoje, no meu primeiro post para o blog “Brasil com Z”, vou me apresentar e contar um pouco da minha súbita mudança para os Emirados Árabes Unidos.

BLOG Carlos André DesertoUAE

Eu, no deserto dos Emirados Árabes

Meu nome é Carlos André Marinho, tenho 45 anos. Nascido e criado em Campo Grande no estado de Mato Grosso do Sul, casado há 20 anos e pai de dois jovens: Camila (19) e Caio Luiz (14). Sou formado em Processamento de Dados, com especialização em Ciências Políticas e Desenvolvimento Estratégico, além de ex-acadêmico dos cursos de Economia e História da UFMS.

Trabalhei muitos anos em empresas de tecnologia desenvolvendo aplicações e sistemas para web. Na área de Educação, lecionei em cursos técnicos de computação para o Ensino Médio público e administrei, por 3 anos, uma Escola de Informática.

Paralelo a essa vida profissional na área de tecnologia, sou praticante de Jiu Jitsu e Luta Livre Esportiva (RTF), sendo faixa preta desde 2010, pela Carlson Gracie Old School. Foi essa paixão e um estilo de vida ligado às artes marciais que me trouxeram aos Emirados Árabes Unidos.

Em 2009, comecei a pensar em algumas mudanças na minha carreira. Insatisfeito, em parte, com a sobrecarga, insegurança e estressa na área de tecnologia que vivia (pois me dedicava muito ao trabalho, não ganhando o suficiente e com pouco tempo para a família) resolvi, juntamente com um amigo, criar uma Associação de lutas para ministrar treinos, realizar eventos e torneios esportivos.

  
CageCombat MMA.jpg

Cage Combat MMA  4ª Edição 2012

O começo foi um pouco complicado, dado às dificuldades de logística para expandir o negócio do esporte como imaginávamos. Mas trabalhamos duro durante anos, levando as competições de jiu Jitsu, Luta Livre e MMA a diversas cidades do estado de MS. Investi em cursos de especialização em arbitragem, competi em vários torneios, com alguns bons resultados, inclusive fora do país. Também realizei alguns seminários de lutas.
 
Arbitro ADCC.jpg

Arbitrando o ADCC Brazilian Trials – Abu Dhabi Combat Club de Submission Fighting – Maracanãzinho RJ 2014

Como atleta “master” (acima de 30 anos) conquistei alguns títulos importantes internacionais na França, em Mônaco e em Abu Dhabi. Mas foi em novembro de 2014, em um torneio de Jiu Jitsu na cidade de Buenos Aires, pela federação argentina, no qual fui vice campeão, que minha vida iria mudar…

Mundial 2017 AbuDhabi.jpg

Pódium World Professional Jiu Jitsu Championship 2017

Nesse torneio portenho encontrei um compatriota que também foi para lutar; batemos um papo e nessa conversa, ele me falou sobre um projeto ligado ao Jiu Jitsu nos Emirados Árabes Unidos. Eu já sabia que os  Emirados Árabes Unidos mantinham um projeto de Jiu Jitsu voltado às escolas de Abu Dhabi, mas a novidade agora é que estavam recrutando novos professores para um trabalho maior, para atender, com aulas de Jiu Jitsu e defesa pessoal, as Forças Armadas locais.

Sabia que tinha todos os pré requisitos necessários para ingressar no programa, era uma chance de viver uma experiência diferente e desafiadora. Só tinha um pequeno problema …. Não era somente EU, mas minha família deveria ir junto, mulher e dois filhos. Será que financeiramente conseguiria, e ainda mais, se eles iriam gostar e/ou se adaptar? Perguntas que me deixaram preocupado. Dúvidas à parte, me lancei na idéia. Tive total apoio de minha esposa, que é arquiteta. Sabíamos que, se desse certo, era uma oportunidade única, não só para nós mas principalmente para nossos filhos.

Enviei meu currículo para a empresa que estava recrutando os professores. Dias depois, em dezembro de 2014, recebi um email para fazer uma entrevista no Rio de Janeiro; no dia marcado, vários representantes árabes do Exército estavam no local avaliando um a um dos entrevistados.

No início de fevereiro de 2015, recebi a notícia de que havia sido selecionado e, em menos de 1 mês, pousava no aeroporto de Abu Dhabi.

 
GrandMosque AbuDhabi.jpg

Grand Mosque Sheikh Zayed – Abu Dhabi

No primeiro ano do projeto, em 2015, morei dividindo um apto com outro coach, sem minha família, momento muito difícil para mim, pois precisava verificar se conseguiria trazer todos em boas condições. Planejei e me organizei (de alguma coisa valeu minha pós em Desenvolvimento Estratégico, risos), percebi que era uma excelente chance a todos nós. Passado um ano, em março de 2016, os quatros se reencontraram, uma alegria indescritível.

BLOG Carlos Andre HardRockCafé

Comemorando com a Família no Hard Rock Café em Dubai

Hoje, 2018, moramos em um apto, no Emirado de Ajman, 30 minutos de Dubai. A Base Militar que trabalho fica nos arredores da cidade de Dubai, eu e meu filho treinamos no Ajman Jiu Jitsu Club; minha filha, Camila, é acadêmica do 2º ano do curso de Hospitality & Tourism Management na City University College of Ajman (CUCA); o filhote, Caio Luiz, está no 9ºano na British International School e Milene, minha esposa, cuida de nós.

 
BLOG Carlos André Festa Casamento Arabe

Festa de Casamento Emirati

Sobre os Emirados Árabes Unidos, como muitos sabem, é um país do Oriente Médio, composto por 07 Emirados, situado a leste da Península Arábica e faz borda com o Golfo Pérsico. Essa localização ímpar revela uma herança cultural enraizada nos hábitos das culturas árabes vivenciadas pela lida no deserto, através dos beduínos, e a vida no mar.

Com a recente descoberta do óleo negro, o petróleo, as condições e o estilo de vida desse povo mudaram drasticamente nos últimos 46 anos (data de fundação do país). Apesar de ser pequeno em território, é grande em espírito e inspiração. Hoje vive as megas transformações associadas aos inúmeros contrastes da vida local, assuntos que pretendo explorar. É sobre isso que tratarão os futuros posts no blog “Brasil com Z”.

PalmJumeirah DubaiMarinna.jpg

Palm Jumeirah – Vista para Dubai Marina

Venha comigo caminhar pelo deserto e suas metamorfoses!

(*) O “Maktub” do meu título é uma palavra em árabe que significa “já estava escrito” ou “tinha que acontecer”.

Link: Matéria da Sportv sobre o projeto nas Forças Armadas:

http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2016/04/obrigatorio-em-abu-dhabi-jiu-jitsu-vira-salvacao-para-lutadores-brasileiros.html

 Todas as fotos dese post:  Arquivo Pessoal Carlos André Marinho
____________
Carlos André Marinho é de Campo Grande (MS) e vive desde 2015 em Dubai.  Formado em Processamento de Dados com pós graduação em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico, ex-acadêmico dos cursos de Economia e História pela UFMS. Para saber mais sobre o autor, visite a biografia e o blog pessoal:  https://museus.blog/.
Sigam-nos no Facebook e Instagram para atualizações diárias. Blog “Brasil com Z”, um site feito pro brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo! 
2 Comentários leave one →
  1. 05/04/2018 16:04

    Muito bacana tua história Carlos André!! Vem cá bicho…por acaso tu trabalha com o Marcello (Magrão) por aí?! Um carioca do Leme?! ✌🤘

    • 06/04/2018 5:56

      Olá Elieser, obrigado que vc achou bacana. Há muitos Coaches no projeto mais de 500, a maioria de Abu Dhabi. Eu trabalho na Região de Dubai e na minha base somos em 4, se trabalha no projeto da bjj armed force posso já te-lo visto nos encontros da empresa, mas não trabalha comigo diretamente. Um abraço, paz e saúde !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: