Skip to content

Cervejarias artesanais na Holanda: Butcher’s Tears

25/04/2018

Ana Fonseca – Amsterdã, Holanda

Não sou lá uma conhecedora de vinhos, mas leio sempre a respeito e prefiro vinho à cerveja. Porém, tenho um marido holandês que curte demais beber cervejas no fim de semana, e sempre está à procura de novidades.

De vez em quando marido me arrasta para uma cervejaria para matar umas horinhas. Recentemente, visitamos uma que ele já conhecia bem: a Butcher’s Tears. Fica numa área fora do centro de Amsterdam, pertinho de uma estação de trens (linda!) desativada, a Haarlemmermeer station que funciona agora como Museu do Trem. Olha a foto que fiz aí embaixo, da tal estação:

Como chegar? Pegue o bonde 16 a partir da Estação Central e meia hora depois desça no ponto “Haarlemmermeer”, que fica na área do Estádio Olímpico (Olympisch Stadion). Ande 3 minutos até o final de um beco/caminho com ar industrial chamado “Karperweg”. Sim, é fácil estacionar lá no domingo (quando fomos). Bebi meio copo de cerveja, então marido pôde relaxar e experimentar quanto quisesse.

É facil reconhecer a cervejaria e ela tem um ar inacabado, com azulejos brancos.

A cerveja que tomei era intensa, e marido foi de mais três ainda. Só ouço coisas boas a respeito dos sabores, tanto em sites especializados quanto de conhecidos nossos. Não há nada para comer, a não ser uns amendoins se você tiver sorte.

Cerveja especial. Proost!

O carinha vendendo cervejas era holandês, mas o atendimento é todo feito em inglês (obrigatório nesse tipo de trabalho, mesmo se ele estiver lidando com clientes hoandeses, ai ai). Tem holandês de mais certa idade que frequenta cervejarias e não à tão bom no inglês, por isso acham esse procedimento meio ridículo. Mas acho que é para atrair mais turistas, assim eles se sentem mais confortáveis para fazerem os pedidos. Bom, às 18h em ponto o ambiente esvaziou e fomos embora  – a hora do jantar é sagrada para os holandeses. Mas a cervejaria fica aberta até um pouco mais tarde. O tempo estava friozinho mas seco quando fui, por isso tinham umas pessoas sentadas do lado de fora. No verão desse ser agradável ficar do lado de fora, sem o ar de “hospital” que o interior tem.

Conclusão: ótima cerveja, vale a pena. Mas num ambiente frio e vazio (lembre-se: a rua tem garagens para carro e a cervejaria funciona numa dessas garagens no fim da rua). Vá até a Butcher’s Tears pelas cervejas, e de preferência vá com companhia. Quanto mais gente, melhor. The more the merrier. Porque aqueles azulejos brancos e mesas para grupos vão te dar tristeza se você for sozinho…

SERVIÇO:

A Butcher’s Tears abre de quarta a domingo, sempre de 16h – 21h.

Localização: Karperweg 45, 1075 LB Amsterdam

Nota:

Eu já falei de outra cervejaria artesanal holandesa no blog, a Jopen. Há dois estabelecimentos: em Haarlem, e em Hoofddorp. Se tiver que escolher vá na de Haarlem, pois a cidade tem o Teylers Museum e muitas coisas para fornecer em termos de turismo. Leia mais sobre a postagem da Jopen aqui.

Nos proximos post estarei falando de outras cervejarias  (“Bierbrouwerijen”, em holandês). Tot ziens!

____________

Ana Fonseca mora na Holanda desde 1999. Para ver mais fotos dela e dos outros autores do blog “Brasil com Z”, sigam-nos no Instagram. Gostou do que leu? Siga o BZ no Facebook e no Twitter para atualizações diárias.

Quer participar do blog, talvez? Escreva-nos! Envie um e-mail para: blogbrasilcomz@gmail.com e conte-nos em uma minibio e em um texto de apresentação seus planos de postagens e assuntos a serem abordados. Mais detalhes aqui. Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros expatriados, morando nos quatro cantos do mundo. Dicas de turismo, viagens, atrações, trabalho, estudo e adaptação cultural. Sharing is caring! Divulgue o blog para seus amigos e participe da nossa comunidade. 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: