Skip to content

CreekSide – Um passeio pelo coração de Dubai

02/05/2018

 Carlos André Marinho – Emirados Árabes

Olá, leitores do BZ,! As-Salamu Alaikum (Que a paz esteja sobre vós)! Neste texto, o segundo para o Blog “Brasil com Z”, vamos falar sobre Dubai: a cidade mais internacional dos Emirados Árabes Unidos.

post_creek1.jpg

Família :: Eu, Camila, Caio e Milene [Abra Ride – Balsa que atravessa o CreekSide]

Dubai, a cidade dos megas projetos, construções arrojadas e inovadoras, é o poder do óleo negro inspirando a ousadia e o progresso de um povo. Sem dúvida, no futuro, teremos um post só para apresentar as suas monumentais obras e concepções urbanas; no entanto, Dubai apesar de ser uma cidade “conceitual”, que trilha os desafios da arrojada engenharia, tem um palpitante coração. Trata-se de um fluxo venal que pulsa diariamente através das faces do “Creek”. Um mistério que corta a cidade em dois destinos, embora sonhos, desejos, alegrias e frustrações ali se encontrem.

post_creek2.jpg

Bur Dubai Textile Souk (Souk = Mercado em árabe)

post_creek7.jpg

Bur Dubai Textile Souk | Souvenir Shop

Estes dois mundos são cortados pelo Creekside, um braço do mar que adentra e contorna parte da cidade, dividindo-a em duas histórias. Deira, a “Old Dubai”, é local dos tradicionais Gold Souk e  Spice Souk, da bela Mesquita Belhul, do Museu do poeta Al Oqaili, e … pelo outro lado, em Bur Dubai – um passo para o futuro, podemos encontrar o Textile Souk, o Museu Histórico de Al Fahidi Fort [ link em Museus.blog ], o Templo Hindu, o Bur Dubai Grand Mosque, o Centro Cultural Sheikh Mohammed e diversos heritages, veja a lista abaixo:

  • Heritage Shindagha Village
  • House of Sheikh Saeed Al Maktoum (ex-emir de Dubai)
  • Saruq Al-Hadid Archaeological Museum
  • Crossroad of Civilizations Museum

Link Dubai Museums: https://www.visitdubai.com/heritage-and-culture

post_creek3.jpg

Portal – Dubai City of Gold (Deira)

Em Deira fica o mercado mais famoso – o Gold Souk, centro de excelentes oportunidades de negócio, com suas lojas abarrotadas de ouro, é em uma dessas que está, para exibição, o maior anel em ouro e pedras preciosos do mundo (segundo o “Guinness”).

O passeio pode ser feito em um dia bem tranquilo, o local foi reformado e desenhado para nos familiarizar com os antigos e tradicionais mercados árabes. Ao passear pelas diversas travessas, encontramos bons restaurantes, lojas de souvenirs, tecidos, ouro e prata, especiarias, doces e cafés, sem esquecer da habitual shisha (narguilé), museus e heritages, pessoas de todos os costumes e culturas. É, sem sombra de dúvida, um dos lugares mais cativantes da cidade.

O mais interessante é cruzar o Creek, de Bur Dubai para Deira (vice versa),  usando o transporte de balsa/Abra, 01 AED, Old Souq Marine Transport Station, um passeio muito agradável e mágico, ainda mais se próximo do pôr do sol. Outra opção é utilizar os serviços do Creek Cruises, tours que vão além da faixa dos souks, esses passeios são feitos em barcos maiores, adaptados com a opção de restaurante, e que proporcionam uma visão mais completa de toda a área do creek.
Link: http://www.creekcruises.com/

post_creek4.jpg

Vitrine | Loja de Ouro – Deira Gold Souk

post_creek5.jpg

Maior Anel em Ouro e Pedras preciosas do Mundo – Deira Gold Souk

post_creek6.jpg

Deira Gold Souk

post_creek8.jpg

Bur Dubai Souk

Por várias vezes já estivemos na região do Creek e há sempre uma agradável surpresa nos aguardando, uma atmosfera única e cativante pela “Old Dubai”. Fica nossa sugestão para quem quiser vir e conhecer o pulsante coração de Dubai. Ok, Valew Valew e até a próxima. Ma’a Salama. (tchau em árabe)

post_creek9.jpg

Pôr do Sol – CreekSide | Abra

 

Mais Fotos do Dubai Creek : https://www.flickr.com/photos/photobyca

Carlos André Marinho | Fotos Arquivo Pessoal / Images Copyright © all rights reserved by Carlos André Marinho

_________________

Carlos André Marinho é de Campo Grande (MS) e vive desde 2015 em Dubai.  Formado em Processamento de Dados com pós graduação em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico, ex-acadêmico dos cursos de Economia e História pela UFMS. Para saber mais sobre o autor, visite a biografia e o blog pessoal:  https://museus.blog/.
Sigam-nos no Facebook e Instagram para atualizações diárias. Blog “Brasil com Z”, um site feito pro brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo! 
One Comment leave one →
  1. marlicarmen permalink
    14/05/2018 5:08

    Nossa, esse anel é realmente grande e valioso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: