Skip to content

Cervejarias artesanais na Holanda: Hoop

15/05/2018

Ana Fonseca – Holanda

Quem visita cedo pela manhã o museu ao ar livre Zaanse Schans (pegue o ônibus 391 na Estação Central de Amsterdã) pode combinar um programa fácil de se visitar a pé: a cervejaria Hoop, bem no coração de Zaandijk.

Essa é a “entrada” (Acima) do museu ao ar livre (e grátis) Zaanse Schans. Há uma ponte aí do lado que leva para a rua onde se localiza a cervejaria Hoop. Essa ponte tem uma vista linda para vários moinhos e casinhas ao longo do rio Zaan. 

Saindo do Zaanse Schans em direção à ponte, dobre à direita na rua “Lagedijk” e siga caminhando. Você vai ver casinhas bem características da área do Zaan, com frontões em madeira, bem pintados e trabalhados. Do lado esquerdo da rua, sem uma fachada muito marcante, está a Hoop (veja foto acima).

 

Ela é bem sinalizada! Porque a casa onde está é discreta, sem grandes placas na fachada. 

No menu (acima) vi que tinham opções de saladas, ovos, sanduíches, sopas e hambúrgueres. Até o inglês “fish & chips” tem, e acho que combina maravilhosamente com cerveja. Decidimos ficar só nas cervejas, não comer nada, e depois fazer umas compras na lojinha, com um assortimento excelente.

Meu marido acha a Hoop uma cerveja razoável, não está entre as melhores. Eu pensei primeiro num coquetel de cerveja e café espresso, mas acabei curtindo uma cerveja de chocolate, que para mim foi uma novidade. Se você gosta de chocolate e cerveja, eu recomendo provar essa.

O ambiente da Hoop é sem pretensão e bem agradável. Cadeiras que parecem um dia ter tido função escolar, cozinha aberta, terraço lateral pequeno.

Coquetéis à base de cerveja? Aqui tem. 

Se você procura uma cervejaria badalada e de clima fino, onde possa ver e ser visto, dar umas olhadas para holandeses e flertar no bar… essa não é para você. Vá para a Jopen de Haarlem, por exemplo, toda vermelha e dourada e com um bar beeeem grande. Agora, se você gosta de ir a um lugar com poucos turistas e comida farta e simples enquanto saboreia umas brejas holandesas razoáveis, ótimo – visite a Hoop. Aqui há idosos, famílias jovens com crianças, grupinhos de amigos. Meu marido falou que é quase sempre assim: frequentada por gente da área e poucos turistas (discretos).

Agora, a lojinha. Divina! Tem muita, muita coisa, tudo fabricado na região do Zaan, a primeira área industrial do planeta. Aqui a empresa Verkade é famosa por seus chocolates e biscoitos.  Toda a região do Zaan tem ótimos produtos: mostardas, molhos do tipo “sambal”, sopas. A loja estava vazia, e quando entramos lá a garçonete deixou o bar e foi nos atender. Alguns clientes chegaram depois e percebi que ela também sabia alemão.

Latinhas holandesas redondas (abaixo) ou em formato de casinha à beira de canais (foto acima)? Tem. Ótimos presentinhos. Tem também o Tony’s Chocolonely, que é Fair Trade. Tudo holandês por aqui. Tudo fofolete.

Abaixo: tubos de mostarda e maioneses, e molho indonésio de pimenta “sambal” (ele não é fofolete, é atômico – adoro, hahah). 

Mais queijinhos, defumados, molhinhos e chocolatinhos. Dá para comprar um pouquinho de cada coisa e ir fazer depois um piquenique no quarto do seu hotel. 

Essa foi minha dica de hoje. Qualquer dúvida, coloquem aí nos comentários.

Proost!

SERVIÇO:

Bierbrouwerij Hoop

Lagedijk 69-73, 1544 BC Zaandijk

Infelizmente, o website deles é todo em holandês: https://www.brouwerijhoop.nl/

PORÉM, é possível ver aqui o menu da Hoop em inglês. Interessante para quem visitou o Zaanse Schans pela manhã tomar umas cervejas e comer algo na Hoop para o almoço. Ou, para quem visitou o Zaanse Schans à tarde, fica a dica de passar na Hoop para tomar umas brejas e pedir uma refeição quente a bom preço. Lógico que você como turista poderá se atendido em inglês, sem problemas.

Eu vou estar publicando mais fotos dessa cervejaria essa semana na conta do Instagram do “Brasil com Z”, tanto do bar quanto da loja. Fiquem espertos e sigam-nos!

Veel prezier & tot ziens! 

*Todas as fotos desse post são do arquivo pessoal da autora*

_____________

Ana Fonseca mora desde 1999 na Holanda e administra o blog “Brasil com Z”. Sigam-nos no InstagramFacebook e Twitter para atualizações diárias. Quer candidatar-se a participar do BZ? Envie-nos um e-mail com uma minibiografia e um texto de apresentação. Entraremos em contato com os melhores candidatos. Mais detalhes aqui. 

One Comment leave one →
  1. Ana Cecília permalink
    15/05/2018 13:20

    Mesmo para quem não bebe, interessante o passeio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: