Skip to content

Museus Imperdíveis nos Emirados Árabes Unidos

23/05/2018

Carlos André Marinho – Emirados Árabes

As-Salamu Alaikum, viajantes !!! Os Emirados Árabes Unidos apesar de ser um país relativamente novo (46 anos) essa região do golfo tem muita história.  Em 02 de dezembro de 1971, 07 Emirados se uniram para formar um país – história contada no Etihad Museum, em Dubai.

O grande idealizador desse projeto foi o então Sheikh de Abu Dhabi Zayed bin Sultan Al Nahyan que em parceria com o Sheikh Rashid bin Saeed Al Maktoum, de Dubai construíram o alicerce necessário para a unificação. Outros cinco Emirados: Sharjah, Ajman, Fujairah, Um Al Quwaim e Ras Al Khaimah também assinaram o tratado de união e se juntaram para a criação do país Emirados Árabes Unidos.

Cada Emirado tem uma história em particular, um cenário próprio de explicar o passado e registrar os fatos históricos. O que caracteriza cada Emirados, quanto ao processo histórico, é a relação de cada Família Real com o próprio espaço/território e a população local ligada a essas famílias.

As 06 Famílias Reais dos 07 Emirados
Abu Dhabi – Família Al Nahyan | Dubai – Família Al Maktoum | Sharjah e Ras Al Khaimah – Família Al Quasimi | Ajman – Família Al Nuaimi | Fujairah – Família Al Sharqi | Um Al Quwaim – Família Al Mualla.

Há dois ramos da Família Real Al Quasimi uma administra o Emirados de Sharjah e outro o Emirado de Ras Al Khaimah. Maiores informações sobre as Famílias Reais, no link:
https://en.wikipedia.org/UAERoyalFamilies

Ajman Museum.jpg

Ajman Fort Museum

Em geral cada Emirado, quando se trata de Museus, tem seu espaço reservado, e é normalmente um Forte (Antiga Fortaleza), haja vista que esses fortes eram as residências Reais dos Emirados; foram as únicas construções que sobreviveram ao tempo e as mudanças urbanas.

RasAlKhaimah Museum.jpg

Ras Al Khaimah Fort Museum

UmAlQuwaim Museum.jpg

Uwm Al Quwaim Fort Museum

Todas as capitais dos 07 Emirados ficam na costa, a base da economia era o comércio de pérolas e a pirataria.  Hoje, sobrevivem basicamente do petróleo, no interior do deserto, parte da população sobrevivia ao modo beduíno. Todo esse processo sócio-cultural, econômico e político, além dos mais diversos hábitos dos Emiratis (denominação aos locais) são contados de maneira semelhante em cada um destes museus; dessa forma, apesar de serem Emirados diferentes o contexto cultural é muito parecido.

Visitando os Emirados Árabes Unidos e ao fazer uma imersão cultural, como disse, cada Emirado tem um Museu “Fortaleza” local – fotos acima – o único em que o Museu local é separado do Fort é no Emirado de Fujairah: Fujairah Museum and Forts; mas, saiba que, é em três desses Emirados o de Sharjah, Dubai e Abu Dhabi que concentram os melhores e mais interessantes museus.

Sharjah A Capital Cultural dos Emirados, este é o Emirado com o maior número de Museus e talvez, islamicamente falando, o melhor. Nele há o incrível Museu da Civilização Islâmica  link Museus.blog

Sharjah CulIslam.jpg

Museu da Civilização Islâmica

O Museu da Civilização Islâmica também faz parte de um complexo de museus no coração da cidade “Heart of Sharjah”, área em frente ao porto da cidade, que está sendo restaurada e transformada como Distrito Cultural. Ao caminhar pelo Coração de Sharjah indico o Calligraphy Museum ➧ link Museus.blog e o Al Hisn Fort Museum que conta a história deste importante Emirado. Há vários outros espaços de cultura local bem interessante e que, certamente, vai ampliar o olhar do expectador sobre o universo árabe-islâmico, confira no link http://www.sharjahmuseums.ae a lista de Museus de Sharjah, que é disparado o mais completo complexo histórico e cultural dos Emirados.

Na sequência temos a “Big CityDubai, o tradicional Al Fahidi Fort Museumlink Museus.blog, localizado bem no centro em Bur Dubai, próximo ao “creekside”, e que conta a história social, política e econômica desse Emirado.

DubaiMuseum.jpg

Dubai Fort Museum | Meus Filhos Camila e Caio

O Etihad Museum ➧ link Museus.blog – ou Museu Nacional, que apresenta a marcha política para a união dos 07 Emirados, foi neste local que a primeira Constituição do país foi assinada pelos Sheikhs. Neste Museu, de arquitetura contemporânea e admirável, podemos encontrar relatos da inspiração, construção e formação dos Emirados Árabes Unidos.

EtihadMuseum Dubai.jpg

Etihad Museum Dubai

Em Dubai, pois estamos no aguardo de outra grande atração, previsto para o final de 2019, O Museu do Futuro tem como proposta conectar-se com idéias e projetos, exibindo tendências futurísticas… Site  http://www.museumofthefuture.ae/ | video no youtube:  https://youtu.be/museumofthefuture | Confira no Site de Dubai a lista de outros Museus e espaços culturais: https://www.visitdubai.com/museums

Por fim … não se deve deixar de visitar Abu Dhabi, A Capital Nacional, recomendo dois espaços culturais importantes, começando com Forte Qasr Al Hosn que conta a história de Abu Dhabi, local da primeira sede do governo dos Emirados e, em seguida, a grande estrela que é, sem dúvida, a filial do Louvre no Oriente Médio ➧ link Museus.blog; base de um projeto arquitetônico arrojado e fabuloso, que conta em sua coleção inúmeras peças valiosas, expressada através da história da arte, uma viagem pela cultura em diversos continentes – nada menos do que o Louvre poderia nos proporcionar.

AbuDhabiLouvre.jpg

Louvre Abu Dhabi Museum

LouvreDVinciAbd.jpg

“La Belle Ferronière”, Leonardo da Vinci | Louvre Abu Dhabi

Antes de encerrar o texto sobre os Museus em Abu Dhabi, bom … a encantadora Abu Dhabi é um conjunto de Ilhas, e a ilha de Saadiyat – futuro Complexo Cultural da Cidade, onde o Louvre se encontra, nesta ilha também, ainda em construção, está reservado para abrigar mais dois outros grandes museus uma filial do Guggenheim – https://www.guggenheim.org/ ainda sem data para inauguração e o Zayed National Museum – http://www.saadiyat.ae/Zayed-National-Museum – ambos projetos arrojados que farão de Abu Dhabi um dos maiores centros culturais do mundo.

Quando vier aos Emirados e quiser fazer um tour cultural, pode entrar em contato comigo pelo email museusblog@gmail.com. Terei um enorme prazer em contribuir para enriquecer esse passeio. Obrigado, até o próximo post…. valew valew e Ma’a Salama !!!

Carlos André Marinho | Fotos Arquivo Pessoal / Images Copyright © all rights reserved by Carlos André Marinho

___________

Carlos André Marinho é de Campo Grande (MS) e vive desde 2015 em Dubai.  Formado em Processamento de Dados com pós graduação em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico, ex-acadêmico dos cursos de Economia e História pela UFMS. Para saber mais sobre o autor, visite a biografia e o blog pessoal:  https://museus.blog/.
Sigam-nos no Facebook e Instagram para atualizações diárias. Blog “Brasil com Z”, um site feito pro brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo!
One Comment leave one →
  1. 23/05/2018 23:20

    Adoro museus, mas nunca sai do Brasil. Dos que visitei, o que mais me impressionou foi o de Artes Clássicas do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: