Pular para o conteúdo

Dicas Básicas do que comer em Dubai: a extravagante culinária do Oriente Médio

13/11/2018

 Carlos André Marinho – Dubai, Emirados Árabes

Quando se pensa numa viagem ao Oriente Médio uma das grandes sensações, é conhecer a Metrópole de Dubai. E entre tantas possíveis preocupações e dúvidas, uma dessas é: o que comer?!

Como qualquer “Big City” globalizada Dubai não foge a regra, tem de tudo; ou melhor, de quase tudo. Explico…

Primeiramente, quando se quer resolver o problema da fome, sem perder muito tempo, ao estilo “fast food” os pontos de acesso, estão muito bem distribuídos, não só Dubai, mas em todo os Emirados, podemos encontrar facilmente as marcas tradicionais como McDonalds, Burger King, Subway, KFC, etc … Ancoradas nos inúmeros postos de abastecimento de combustíveis, pelas rodovias e nas cidades, nesses “pit stops”, os clássicos “fast food drive-thru”, são muito comuns por toda a parte e, também, muito bem equipados para o atendimento aos visitantes; e, claro, os “fast foods” estão em todos os shoppings centers espalhados pelo país.

blogbz-2

Quanto a comida básica, digo … aquela, esfiha, o kibe, o kebab, etc., os tradicionais “petiscos” árabes. Pois então, é aí que as coisas, pelo menos por essas áreas do deserto, mudaram relativamente. É possível, que pelo desenvolvimento do país, a classe trabalhadora (que come o que está mais “à  mão”, o que é mais barato) tenha modificado os hábitos das cidades.

blogbz-1
A população local de Emirates tem um padrão de vida muito alto e raramente costumam se alimentar em cafeterias (minis restaurantes). Essas cafeterias são bastantes comuns por aqui e se caracterizam por apresentarem um cardápio voltado as comidas populares dos países como a Índia eo Paquistão, que compõem mais da metade da massa pobre trabalhadora no país. Por isso é comum, nesses mini cafés, alimentos como a Samosa, Frango Tandoori (extremamente apimentado), Pani Puri, Naan (pão, utilizado para fazer a “Barata” – uma espécie de kebab indiano).

blogbz-3

Aliás o Kebab em Dubai, tem uma outra apresentação culinária, no Brasil conheci o Kebab como se faz por aqui; A carne prensada envolta de um espeto, o prato acompanha, como complemento, legumes cozidos, e o hummus com pão árabe. Na Europa o Kebab se parece mais com o nosso “churrasquinho grego”, que aqui leva o nome de shawarma, que pode ser composto com vários itens culinários, combinados com carne de frango, boi ou carneiro, que, sem dúvida, é muito apreciado por todos, um típico “hot dog” das areias.

blogbz-4

shawarma ou kebab

Vamos falar, agora, da comida de mesa. O prato mais amado entre os locais, apreciado praticamente por todos e é o “êxtase” nas rodas familiares, em primeiro lugar está o tradicional Biryani, briyani ou biriyani que é uma espécie de “galinhada brasileira” (prato de arroz basmati, com carnes e muitos temperos), mas típico da Índia e do Paquistão. O Biryani você encontra em praticamente todos os restaurantes de Dubai e arredores.

blogbz-5

blogbz-6

Ou se preferir, gastar por restaurantes ou pubs mais sofisticados, em hotéis e Resorts, é claro que vai pagar mais por isso, e é, justamente, o que não falta em Dubai. Podemos encontrar essas maravilhas ao alcance de todos os gostos e culturas, desde as comidas japonesas, tailandesas, chinesas, indianas, italianas, brasileiras (o bom e velho churrasco grill), alemãs, britânicas, francesas, e por aí vai … Aos mais seletos também há opções veganas.

blog-71

Bom, ao visitar Dubai, traga a fome e não se prive, desfrute das mais típicas e incríveis aventuras culinárias que esta cidade pode oferecer, e como sugestão pessoal não deixe de experimentar o chicken butter, ou o chicken masala em algum restaurante próximo a você. Em tempo: cuidado com o termo tikka, é a comida muito forte, avermelhada e apimentada. Obrigado, um abraço e valew valew !!!  

*Todas as fotos dessa postagem são do próprio autor do texto.

__________________

Carlos André Marinho é de Campo Grande (MS) e vive desde 2015 em Dubai. Formado em Processamento de Dados com pós graduação em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico, ex-acadêmico dos cursos de Economia e História pela UFMS. Para saber mais sobre o autor, visite a biografia e o blog pessoal: https://museus.blog/.
Sigam-nos no Facebook e Instagram para atualizações diárias. Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo!
One Comment leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    15/11/2018 10:06

    Me bateu uma divagação… O que vocês cozinham em casa, no trivial? O que comem fora de casa? E o que é mais importante aí, o almoço ou o jantar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: