Pular para o conteúdo

Mercado de Natal em Dordrecht, Holanda

18/12/2018

Ana Fonseca – Dordrecht, Holanda

Dica para quem planeja visitar a Holanda e quer passar num mercado de Natal: visite Dordrecht.

A chegada à Dordrecht: frio e muito nublado. Dá aquela dúvida se o negócio vai ser bom mesmo…

A cidade fica no sul do país e tem um pouco mais de cem mil habitantes. Algo que eu não sabia: Dordrecht é a cidade mais antiga de toda a Holanda.  

Fachadas das entradas decoradas com guirlandas: para dar o ar festeiro.

Com mais de 200 tendas, é o maior mercado de natal da Holanda. As tendinhas pontudas e brancas (algumas são no formato de tendas “tipi” ou “tenda indígena”, veja abaixo) e food trucks estão espalhados por uma rota de 2,5km a partir do centro e pelos ancoradouros e pequenos portos da cidade (veja um dos pequenos portos na foto acima). Nublado e frio, o climinha é bem de contos de fada.

Food trucks: retrôs e de cores vibrantes. Para comprar sacos de batata frita, café e bebidas.

Com toda essa bruma… o que esquenta na hora de ficar durante horas na rua nesse frio todo, além da comida e bebida?  Ora… as luzes, a música e as promoções nas lojas!

Vindo de Amsterdã ou Roterdã, a maneira mais fácil de chegar a Dordrecht é de trem, e caminhar durante a partir da Estação Central por 10 minutos até chegar ao mercado. Nós fomos de carro até os arredores da cidade (os estacionamentos são grátis, amplos, bem sinalizados e vigiados). Era por volta de meio dia. Dali saem ininterruptamente ônibus (grátis) que fazem o transfer até o centro. Não precisamos esperar nada, vem um ônibus atrás do outro. O legal foi que, antes de chegarmos, o motorista avisou que na volta deveríamos no lembrar de apanhar o ônibus no mesmo ponto onde ele iria nos deixar e mencionou o nome do nosso estacionamento (há mais de um).

Na chegada, já há pessoas com roupas de Natal distribuindo folhetos com o mapa da cidade e a rota dos mercados de Natal. Isso ajuda bastante, dar uma olhada no mapa. Nota 10 para a organização da prefeitura!

E porque esse é o maior e melhor mercado de natal da Holanda, vários canais de televisão filmavam o evento (abaixo). Canais estrangeiros também. Aliás, o que não falta aqui é turista de fora do país.

O que ver e fazer no mercado? Primeiro demos uma geral caminhando por toda a rota. As lojas (todas do comércio local) estavam abertas, com muitas promoções. Não deixe de conferir a Voorstraat, a loja de compras mais comprida da Holanda. Pelas ruas há artesanato (flores secas, cestas, pinturas, cartões), peles e acessórios para o frio (gorros, cachecóis, luvas) além de queijos para fondue, ervas e molhos, etc.. .

Há muitas opções de comida pronta: batata frita com molhos, peixe frito, rolinhos indonésios, hambúrgueres de todos tipo, waffles, quesadillas, sopas, gluhwein, café gourmet.

Salsichões secos: 3 por 10EUR. Poffertjes (abaixo) mini panquequinhas holandesas.

Pasteis de nata estão virando figurinha fácil na Holanda.

Acima: hambúrguer na grelha.

Abaixo: bacalhau frito.

Tivemos que sentar por uma meia horinha num restaurante para descansar as pernas…

E tomar chocolate e gluhwein para esquentar! 

Você pode também visitar a igreja principal da cidade e subir até o alto da torre para fazer fotos panorâmicas. Preferimos não subir e fazer fotos com o presépio vivo (até tinha um camelo por lá).

Várias bandinhas estavam espalhadas pela cidade, em diversos estilos, para a animar a galera. Músicas “clássicas” de natal americano, de orquestra…

Ou pop… (Mariah Carey, George Michael, etc.)

Ou (abaixo) country music, sul dos EUA. Rolou também um coro gospel bem grande, só que fiz filmes apenas, não fotos.

Fomos embora por volta das 18h com a sensação de ter visto tudo que queríamos. Não nos decepcionamos. Mas as 18h o mercado já estava mais cheio e mais animado. Se não tivéssemos crianças (escola cedo no dia seguinte!) e morássemos longe teríamos ficado mais tempo.

O mercado dura só um fim de semana, portanto planeje sua visita ao país com antecedência se pretende visitá-lo. O desse ano foi nos dia 14,15 e 16 de dezembro. Em 2020 veja as datas no website oficial:

https://kerstmarktdordrecht.nl/home/praktische-informatie/english/

Outras opções na Holanda são a praça dos museus em Amsterdã com uma pista de patinação e barraquinhas de comida. Ou Maastricht, de 1 a 31 de dezembro e de 10h até meia noite.

À noite o mercado fica mais bonito ainda. 

Passem no nosso Instagram para mais fotos e conferir filminhos do mercado de Dordrecht.

_____________________

Ana Fonseca mora na Holanda e administra o BZ, um blog feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo. Dicas de turismo, viagens e culinária, diferenças e choques culturais, as dificuldades em se fazer novos amigos e integrar-se, estudo e trabalho no exterior… falamos sobre tudo isso por aqui, e muito mais! Gostou do que leu? Então curta nossa página do Blog Brasil com Z no Facebook, nossa conta no Instagram e compartilhe nossas postagens com seus contatos. Agradecemos! Mora no exterior, gosta de escrever e quer se candidatar a participar mensalmente do BZ? Seja ousado (a) e escreva-nos um e-mail contando quem você é e sua motivação para fazer parte da equipe de autores: blogbrasilcomz@gmail.com Boa sorte!

One Comment leave one →
  1. 19/12/2018 22:10

    Dica aceita Ana, estamos chegando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: