Tu sabes por que na Inglaterra (e alguns outros países do mundo – em sua maioria colônias Britânicas) se dirige à esquerda? Estou longe de ser especialista no assunto, mas já pesquisei um bocado sobre isso e posso compartilhar com vocês algumas das possíveis razões que descobri.

Muito antigamente, em tempos mais brutos dos que vivemos hoje, muitas pessoas carregavam facas, adagas ou espadas. Estas armas, em geral, eram embainhadas à esquerda, já que a população era destra (e naquela época, quem não era destro, era forçado a ser). Nestes mesmos tempos brutos, andava-se muito a cavalo. E montar em um cavalo para quem é destro, fica bem mais fácil pela esquerda, já que a mão direita tem mais força. Mas naqueles tempos, também para aqueles que carregavam uma espada ou faca embainhada à esquerda, montar o cavalo desta forma fazia com que a bainha não atravancasse a montaria. Ainda em tempos distantes, muitas estradas tinham pedras para auxiliar o cavaleiro a montar, e pelos motivos citados acima, estes degraus na beira da estrada ficavam à esquerda. Isso porque prefere-se montar no cavalo da beira da estrada, e não do meio dela!

Os romanos também, quando andavam pra lá e pra cá em suas bigas, preferiam deixar a mão direita livre e pronta para o combate, caso algum inimigo viesse na mão oposta. Resultado: via de regra, trafegavam do lado esquerdo das estradas e estavam sempre prontos para defender-se. 

Acontece que nem todos eram (realmente) destros, e não existiam regras ou leis ditando por que lado das estradas e ruas deveria-se transitar. Londres, que crescia muito rápido, tinha muito tráfego de carruagens, e no século XVIII, o número de colisões, especialmente na ponte de Londres (London Bridge), estava bastante preocupante. Criou-se, então, uma lei que estabelecia a circulação do tráfego pela esquerda, com o intuito de organizar o trânsito e diminuir os acidentes. Daí para esta lei ser adotada como regra por todo o país e, subsequentemente, ser incorporada ao código de trânsito moderno, foi um pulinho! E aconteceu também, que esta regra se espalhou pelas colônias do antigo império Britânico.

Por que na Inglaterra se dirige à esquerda

Fonte: Wikipedia

Mas e então a pergunta lógica que você me faz: Raquel, se isso tudo é verdade, como é que se dirige do lado direito na maioria do resto do mundo? Pelo que eu descobri (lembra que não sou historiadora), a origem deste costume tem, entre outras raízes, a Revolução Francesa. Antes da Revolução, o clero/nobreza e os trabalhadores/burgueses não se misturavam nas estradas. O clero e a nobreza andavam pelo lado esquerdo das estradas (pois era mais provável que usassem espadas ou armas) e os trabalhadores e burgueses, andavam pelo lado direito, já que eram reprimidos e não tinham os mesmo direitos da aristocracia. Depois da queda da Bastilha e dos acontecimentos subsequentes, o clero/nobreza preferiam ser bem mais discretos e começaram a andar à direita nas ruas e estradas, junto aos trabalhadores e burgueses. Tanto que, em 1794 criou-se, em Paris, a regra de trafegar-se pela direita, também com o intuito de organizar a bagunça. Com as conquistas da era Napoleônica, esta regra acabou se espalhando e sendo adotada por uma grande parte da Europa e colônias de países europeus. 

regent-street rua londres a esqueda volante direito blog brasil com z @blogbrasilcomz

Rua em Londres. Imagem de 4999603 por Pixabay

Gente, tem muito mais pano pra manga nessa história. Sei que tem muitos outros países e costumes que contribuíram para cristalizar de que lado se dirige em cada país do mundo hoje. Tu sabes como isso se desenvolveu no país onde tu mora? E de como isso se desenrolou em outros países? Se tu sabes, comenta aí com a gente e compartilha o teu conhecimento.

Raquel Macagnan (@macagnan) é gaúcha e mora na Inglaterra desde 2004.