Conectando o Brasil ao mundo

Vivemos em uma sociedade consumista e solitária, na qual muitos estudantes, mesmo passando quase o tempo todo interagindo com outras pessoas através de seus smartphones,  ainda se sentem sozinhos. Diante dessa realidade, em 2013, a sala de leitura da Escola Estadual Professora Ivete Sala de Queiroz-PEI (Projeto Escola Integral), em Cosmópolis (SP), sentiu junto com os alunos e professores a necessidade de um projeto que promovesse a amizade, o respeito e o conhecimento de diferentes culturas. O projeto também propõe o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizado, trabalhando com habilidades de leitura e escrita, além de conversas em português e inglês.

Alunos e equipe da Escola Estadual Ivete Sala de Queiroz, Cosmópolis, SP

Nestes 7 anos, já trocamos cartas entre diferentes escolas, conhecemos diferentes culturas, como Bristol na Inglaterra, Haiti, Lisboa em Portugal e Paquistão. Neste ano de 2020, a proposta é realizar uma conversa em inglês com estudantes na idade entre 13 a 18 anos que tiveram as aulas interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus para refletirmos sobre a situação atual a partir de questões diversas, por exemplo:  como todos estão organizando seus estudos no momento? Quais são os sentimentos diante dessa nova realidade? Quais as perspectivas para o futuro? E outras perguntas sobre este tema. 

Teremos duas escolas parceiras aqui em nosso país: a escola Brasil de Limeira e a escola Arlindo Bittencourt em São Carlos e já estamos conseguindo contatos em diferentes lugares do mundo de pessoas interessadas em participar desse bate papo. 

Professora de Inglês Priscila, Professora da Sala de Leitura Flaviana e Professor de Arte Willian

O evento acontecerá no Dia Internacional da Amizade, 30/07/2020, pelo Google Meet, horário ainda a definir em acordo com os correspondentes interessados. Estendemos o nosso convite para vir se divertir neste projeto e aproveitar a oportunidade para fazer amigos e trocar experiências. Siga também a nossa página no Facebook www.facebook.com/buildfriendships. Nós esperamos por vocês!

Equipe Organizadora do Projeto Construindo Amizades

Texto enviado pelo professor Willian Douglas Oliveira dos Santos, que é hoje professor de arte na Escola Estadual Ivete Sala de Queiroz, Cosmópolis (SP). Willian tem licenciatura em Música pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e juntamente com a equipe da escola, participa e implementa projetos diversos que buscam contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes através de trabalhos nos quais eles podem exercer o protagonismo juvenil e colocar em prática as habilidades previstas no currículo escolar e assim alcançar uma formação cidadã ética e crítica diante das muitas situações da sociedade na qual estão inseridos.

Para saber mais sobre a Escola Estadual Ivete Sala de Queiroz, clique no link: www.facebook.com/infoivete

Confira o vídeo do bate-papo aqui no nosso canal no YouTube: