O Que É e Como Obter o National Insurance Number no Reino Unido

Neste vídeo falamos sobre o que é e como obter o número de seguridade social no Reino Unido, o National Insurance Number.

Telefone Mencionado

Para fazer sua inscrição, ligue para o número 0800 141 2075

Links Mencionados:

National Insurance Number https://www.gov.uk/apply-national-insurance-number

HMRC https://www.gov.uk/government/organisations/hm-revenue-customs

Department for Work and Pensions https://www.gov.uk/government/organisations/department-for-work-pensions

Student Loans Company https://www.gov.uk/government/organisations/student-loans-company

ISAs (Individual Savings Account) https://www.gov.uk/individual-savings-accounts

DVLA https://www.gov.uk/government/organisations/driver-and-vehicle-licensing-agency

Class 3 National Insurance Contributions https://www.gov.uk/pay-voluntary-class-3-national-insurance

PAYE forms: P45, P60, P11D https://www.gov.uk/paye-forms-p45-p60-p11d/p60

Self Assessment Tax Return https://www.gov.uk/topic/personal-tax/self-assessment

Transcript

Neste vídeo falamos sobre como obter o número de seguridade social no Reino Unido, o National Insurance Number. Pra saber mais, assiste até o fim!

Pra quem é novo por aqui, meu nome é Raquel e faço parte da equipe do Blog Brasil com Z. O blog Brasil com Z traz informações e experiências de brasileiros nos quatro cantos do planeta! Tu pode seguir nossos conteúdos pelo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou através do nosso blog. E se tu ainda não te inscreveu aqui no nosso canal, faz isso agora!

Nesse vídeo vamos falar um pouco sobre o National Insurance Number no Reino Unido. National Insurance Number em português seria o teu número de seguridade social aqui no Reino. 

Esse número é o teu registro pra ter direito a certos benefícios e a aposentadoria (previdência social) aqui no Reino e reúne o registro de todos os impostos e contribuições de previdência social que tu faz durante a tua vida aqui. Ele continua o mesmo durante toda tua vida. 

O teu número de seguridade social aqui é bastante importante e faz parte dos teus dados pessoais, que não deve ser divulgado a não ser para aquelas instituições ou representantes que realmente tenham que ter acesso a este registro. Estas são, dependendo da tua situação:

  • O HMRC (Her Majesty’s Revenue and Customs), que é o equivalente a receita federal;   
  • O teu empregador, a empresa pra qual tu trabalha;
  • O Department for Work and Pensions (ou o Department of Social Development pra quem está na Irlanda do Norte) que seria o equivalente ao Ministério do Trabalho;
  • A prefeitura local de onde tu mora;
  • Fiscais eleitorais, nos pontos de votação;
  • Provedores de crédito educativo (Student Loan Company);
  • Provedores de previdência privada;
  • Provedores de ISA, Individual Savings Account, que é um tipo de poupança aqui no Reino;
  • Instituições financeiras autorizadas, que permitem que tu compre e venda ações, títulos, etc; 
  • Outros departamentos governamentais, por exemplo o DVLA (que é o equivalente ao DETRAN/DENATRAN no Brasil).

Quem precisa do número de seguridade social no Reino Unido? Tu precisa de um número de seguridade social se tu trabalha, recebe benefícios (ajudas de custos) do governo, se inscrever para receber crédito educativo aqui ou paga contribuições voluntárias da previdência social daqui (chamada Class 3 Voluntary Contributions).

Pessoal, durante esse período de pandemia, somente quem entrou na Inglaterra, Escócia e País de Gales com um visto pode inscrever-se para obter o número de seguridade social. As pessoas que entram aqui neste período sem precisar de visto, desde que comprovem que podem trabalhar legalmente no Reino, podem trabalhar sem o registro, até tudo se normalizar. E tu também pode conseguir benefícios do governo e crédito educativo neste período sem um número de seguridade social. Mas te aconselho a ficar ligado no site do governo sobre mudanças e atualizações. Ah, e neste período, chegando na Irlanda do Norte não podem se registrar para obter o número de seguridade social, independentemente da tua situação!

Quem já é residente aqui antes dos 16 anos, normalmente recebe o seu número automaticamente. Se tu é residente aqui desde antes dos 16 anos e já completou 20 anos e ainda não recebeu o teu, tem que solicitar esse registro. E quem chegou depois dessa idade, também tem que fazer essa solicitação. 

Pra conseguir essa inscrição, tu deves ligar pro número: 0800 141 2075

Eles vão te enviar um formulário. Tu deves preencher esse formulário e enviá-lo preenchido de volta, junto com um documento comprovando a tua identidade e um documento comprovando o teu direito de trabalhar no Reino Unido. A carta que vem junto com o formulário vai listar todos os documentos que são aceitos para comprovar a tua identidade e o teu direito de trabalhar aqui.  

Antes da pandemia, tu era convidado para uma entrevista, onde tu levava teus documentos originais, para verificação de validade e veracidade. Nesta entrevista, eles te perguntavam sobre tuas circunstâncias, e teus motivos pra estar aqui, para comprovar teu direito de trabalhar no Reino. O formulário, que atualmente está sendo enviado pra ti, era preenchido neste momento. 

Caso necessário, o governo disponibilizava intérpretes para essa entrevista. E se fosse verificado que mais documentos eram necessários, tu recebia uma data-limite pra entregá-los. 

Estando tudo certinho, tu recebe uma carta com o teu número de seguridade social. Mas note, apenas essa carta não serve como comprovante de identidade. 

Gente, como já mencionei, esse número de registro é bastante importante, e deve ser mantido como tal. Não divulgue esse número para pessoas ou instituições não autorizadas, pois ele pode ser usado por pessoas mal-intencionadas pra fraudes usando teu nome. E JAMAIS coloque esse número no teu currículo! 

Caso tu não lembre ou encontre o teu número de registro, ele vai estar nos seguintes documentos: 

  • No teu P60, que é um extrato anual dos impostos que tu paga e é fornecido anualmente em Abril/Maio pelo teu empregador;
  • Num dos teus demonstrativos de pagamento, contra-cheques ou holerite;
  • Numa cópia da tua declaração de imposto de renda (Self Assessment Tax Return); 
  • Em outras correspondências oficiais. 

Caso tu nao possa acessar nenhum desses documentos, tu pode ligar pro número de telefone 0800 141 2075 e eles te indicam como fazer. Mas lembra que eles NÃO podem confirmar teu número de seguridade social por telefone. Esse número de registro vai ser enviado pra ti por correio. 

Tu já tem o teu National Insurance Number? Como foi a tua experiência pra obter o teu? E quem ainda está esperando pelo seu registro, quanto tempo faz que tu tá aguardando?  

Conta aqui pra gente, te inscreve no canal e envia  esse vídeo pra quem possa se beneficiar dessas informações. 

Por hoje era isso, até mais!