O café da manhã no Japão 朝ごはん asagohan
W. Anderson – Japão
朝ごはん, leia-se “a-sa-go-han” (a, de avião – sa, de salada – go, de gota – han, com som de ‘rr’), é uma palavra composta, com tradução ao pé da letra como “arroz da manhã”. Em português dizer que uma refeição é o “arroz da manhã” não faria muito sentido, então como interpretação dizemos apenas “café da manhã”.
Há muito séculos, os japoneses já consideravam o desjejum como sendo a mais importante refeição do dia, pois precisavam estar guarnecidos de uma alimentação rica em sustentabilidade e energia para um dia de muito trabalho árduo.
É deste princípio que os japoneses em geral, não possuem o costume de comer pão no início do dia, como a maioria dos brasileiros, por exemplo, pois consideram que podem não manter-se com disposição para trabalhar com tão pouco recurso energético que poderiam precisar.
Asagohan – o café da manhã tipicamente japonês (Via: shikokupilgrimage.com)
O café da manhã japonês é praticamente uma prévia do almoço. Muitos ocidentais imaginam que seja as sobras de uma janta do dia anterior, mas enganam-se. Ele é preparado fresco, tal como o almoço, com alimentos capazes de de propor um rendimento de trabalho, conforme o esforço que se fará durante o dia.
Geralmente, aos finais de semana, o asagohan é mais leve, exceto quando se há alguma atividade esportiva que a pessoa tenha de fazer, como uma gincana ou um jogo de baseball.
Sua composição pode variar um pouco, mas sempre você vai encontrar:
- arroz branco;
- peixe grelhado;
- verdura cozida/refogada;
- ovo (geralmente tipo omelete);
- soja (fermentada, como natou, ou cozida);
- conserva salgada, conhecida como tsukemono;
- sopa – missoshiro ou tonjiro e,
- chá verde, claro!
Outro exemplo de asagohan, via: wakuseianime.forumfree.it
Os japoneses comem uma porção farta no café da manhã e no almoço, mas geralmente, fazem o consumo de uma refeição bem leve no jantar. Antes do final da tarde, costumam tomar chá preto (conhecido como ‘koutcha’) acompanhado de algum biscoito (‘senbê’).
uma versão infantil para o ‘asagohan’ (by claphair.com)
Pessoalmente, eu não consegui (ainda) ter esse costume. O meu café da manhã é com pão e leite. Mas no almoço, eu não dispenso o cardápio tipicamente japonês, e o chá verde também não falta.
De qualquer forma, itadakimasu!
________________
W. Anderson é engenheiro elétrico e mora com a família há 11 anos no Japão. Para saber mais sobre ele clique aqui.
Vejam fotos dele e de outros autores no perfil do BZ no Instagram. E sigam nossa página no Facebook acessando aqui.
