Skip to content

Culinária italiana: pizza al taglio

17/12/2008

Luciana R.
Colaborando de Roma, Itália

A pizza al taglio (literalmente: pizza ao corte/pizza aos pedaços) seria o equivalente da “pizza ao quilo”. E existem pizzarias especializadas quase que exclusivamente em pizza al taglio. Normalmente a gente entra, escolhe o sabor que quer, o balconista mostra mais ou menos onde ele vai cortar a pizza, e daí é só dizer: “”um pedaço maior” (un po’ di più), “um pedaço menor” (un po’ di meno), ou “tá bom assim” (va bene cosi).

Outro dia estava conversando com meu marido, e refletindo sobre as nossas andanças e comilanças pela Itália, chegamos à conclusão que esse tipo de atividade de “pedacinhos de pizza” reina em sua maioria na cidade de Roma ou Centro-Sul. Talvez porque a cidade seja muito turística, com a presença de muitos estrangeiros e estudantes, três categorias que sempre estão em busca de comida boa, “bonita” e barata.

Normalmente as pizzarias a quilo de bairro vendem uma variedade de sabores mais tradicional: tomate e mozzarella, cogumelo, pizza de tomate, pizza bianca (pizza “branca” é somente a massa da pizza cozida e temperada com azeite e sal, normalmente a gente usa para rechear e fazer sanduíche ou para substituir o pão), pizza de batata, pizza de abobrinha e algumas já recheadas, como por exemplo, pizza com espinafre.

Já muitas lojinhas que se encontram em bairros mais turísticos procuram sofisticar mais e apresentar uma maior variedade de sabores: berinjela, camarão, tomate com molho picante, com salames picantes, abobrinha e provolone, gorgonzola, com mozzarella de buffala e até recheada com Nutella.

E se a pizza já estiver meio fria, normalmente eles perguntam se a gente quer que dê uma esquentadinha.

As minhas escolhas, em ordem de preferência são:

  1. Zazà – Site: http://pizzazaza.com/ – Está localizada pertinho do Pantheon e a 2 minutinhos da Piazza Navona. Para completar, atravesse a rua e tome um café no Bar Sant’Eustachio.
  2. Forno Roscioli Via Dei Chiavari, 34 – Fica entre Via Arenula e Campo dei Fiori. Forno em italiano também significa Padaria. Essa padaria faz os sabores tradicionais: margherita (tomate e mozzarella), rossa (“vermelha”: somente ao tomate), pizza de batatas e uma ou outra que não me lembro. Deliciosa! A padaria está sempre cheia e a cada 5 minutos sai uma pizza fumegante.
  3. Pizza Art – Via Arenula 75/76 – Fica entre Campo dei Fiori e Gueto Ebraico de Roma. Essa pizzaria já saiu até em uma resenha gastronômica do Jornal do Brasil, porque me parece que o pizzaiolo deu cursos para vários pizzaiolos brasileiros Ele ganhou o concurso como “o melhor pizzaiolo da Itália” em 1997, e desde então já venceu outros prêmios e teve vários reconhecimentos.

Bom Apetite!

14 Comentários leave one →
  1. 17/12/2008 22:49

    Pizzaaaaaaaaaaaaaa… coisa bem boa!
    Na Espanha não tem pizza que preste…um saco! 🙂

  2. Restaurante Fino Sabor de Feira de Santana Ltda permalink
    04/03/2009 17:36

    Solicitamos informações sobre pizza a kilo, com fotos e receitas.

  3. 28/06/2009 23:19

    Ola, condivido a sua opiniao, tenho uma pizzaria por kilo em roma, e realmente è bem assim que funciona, e eu na minha pizzaria tambem tenho a pizza por metro que ta fazendo muito sucesso de alguns anos pra ca, e a tradicional redonda para 1 pessoa.
    visitem o meu site, http://www.pizzometro.it.
    abraços.

  4. Gabriela permalink
    05/11/2009 22:02

    Olá!
    Você foi muito precisa na sua descrição, parabéns! Vivi oito anos na Itália e convivi com todos os seus sabores (meu marido é chef de cozinha!)! E agora, no Brasil, trabalhamos com a pizza al taglio numa cidade do interior, batalhando para fazer aqui o mesmo sucesso que faz na Itália!
    Abraços!

    • 08/11/2009 13:58

      Ola, Gabriela,
      me chamo Fabiano e vivo em Roma à 6 anos, eu tenho uma pizzaria al taglio aqui, e estamos (eu e minha esposa) vendendo a pizzaria para voiltar ao Brasil. Como esta indo a pizzaria de voces ai no Brasil, onde fica ?
      Um abraço.
      Fabiano

      • 12/11/2009 20:58

        Olá Fabiano
        Aqui as coisas vão muito lentamente. Pensávamos que bastava chegar, investir e o trabalho viria normalmente. Mas no Brasil não basta ser bom, infelizmente. A lógica é perniciosa e sem controle. Na Itália, para abrir um local, tem um limite de licenças que a prefeitura libera, etc. Aqui não. qualquer um pode abrir uma barraquinha, que por um lado é bom, mas de outro acaba jogando no mesmo saco todos, ou seja, quem investiu uma baita grana e abriu um restaurante acaba tendo que conocorrer com carrinho de cachorro quente. Pelo menos no interior é assim. Se vcs vierem, pensem em ficar em São Paulo, único lugar que realmente corre o dinheiro do país. Pensem em investir o menos possível, calculem uma despesa fixa baixa. Porque no Brasil o mercado oscila muito, uma boa fatia de investimento precisa ser feita com publicidade e o povo quer mesmo quantidade! Os poucos que apreciam a boa culinária estão em Sampa. Desculpe a sinceridade, mas não se iluda muito com o Brasil. Quando coloquei na cabeça que queria vir, não teve modo que alguém conseguisse que mudasse de idéia e qualquer um que quisesse me demover dessa decisão me deixava muito brava, mas é isso. A gente só aprende com os erros. Não me arrependo de ter retornado, mas vivi muito tempo fora de “casa” para poder chamar esse lugar aqui de lar! Um abraço e boa sorte para vcs! ah, ‘a propósito, quanto estão querendo na pizzaria?

  5. Cris permalink
    29/06/2010 17:20

    Oi, quero abrir uma pizzaria al taglio aqui na minha cidade, tem como me mandar umas fotos de decoraçao , mobiliario?Agradeço

  6. Arnaldo permalink
    22/01/2011 22:34

    Prezado Amigo.
    Possuo uma pizarria em Maceió-AL,tudo anda bém por aqui. muito trabalho, já estou acostumado. se possível envie para mim novidades em pizzas da itália.

    Abraço.

  7. Ana Rosa Maia permalink
    31/01/2011 21:21

    Achei esta idéia super interessante.Tenho muito interesse em montar um negócio neste ramo.Adoro inovações e transformar algo que parece simples em muito rentável,me interessa bastante.Aguardo algumas dicas sobre este assunto.

  8. Eduardo Tavares permalink
    27/07/2011 17:03

    Alguém poderia me informar o custo de um forno para Pizza Al Taglio ? Eu vi um Italiano que tem 3 andares. Gostaria de conhecer a receita da massa e os recheios utilizados por lá. Já comi por aqui e a massa era alta e parecia com a de focaccia.

  9. Amorim permalink
    28/07/2011 13:56

    Olá Eduardo!
    Eu tive uma pizzaria al taglio em Roma na Italia,.. Tenho uns contatos aqui no Brasil, vou tentar achalos e te mando o link… o meu email é famorim@hotmail.it.
    Abraço

    • Eduardo Tavares permalink
      19/08/2011 2:18

      Olá Fabio Amorim, desculpe-me a demora…parece ser um bom negócio, sou chef de cozinha e gostaria de viabilizar a pizzaria e para tanto necessitaria de um sócio-empreendedor. Antes de tudo gostaria de levantar os custos, equipamentos (tipo de forno) e utensílios necessários, layout e experimentar algumas receitas.
      Abç
      Eduardo

  10. Lucy permalink
    13/03/2012 13:07

    Legal esse topico.
    Meu marido italiano e eu,trabalhaos com pizza ha 9 anos,numa cidadezinha chamada Udine aqui na Italia e queremos voltar pro Brasil,com a nossa pizza è claro!
    Estamos pensando em abrir algo em Fortaleza,tipo uma pizzeria al taglio,como a que temos aqui,mas confesso ter um medo..se a pizza hut nos engolir?!:-)) No Brasil è muito dificil,as pessoas nao tem o paladar que tem aqui,è verdade..e depois serà que vamos conseguir trabalhar com o mesmo padrao de qualidade..ja que a materia prima è diferente?..
    Help..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: