Carla  – Milão, Itália

Brasileiros que estão na Itália costumam dizer: venham à Itália e ganhem uns quilinhos!! Por que será? Não são só as massas, pizzas, risotos! São também os doces e os sorvetes! Hummm! Irresistíveis!

Enumerar aqui os doces típicos levaria um tempão e vários posts, vou falar dos que mais gosto, ok?

 

Sfogliatella Riccia

 

A sfogliatella é um doce de massa folhada, levíssima e crocante. Tem recheio de creme de ricota, maravilhoso. Tem ainda as variações de sfogliatella, a “Frolla”, que não é de massa folhada, é mais macia como um pão doce.  A “Santa Rosa”, como um pão doce também, mas ao invés do creme de ricota, é recheada com o clássico creme de padaria (tipo Sonho). E ainda, a Sfogliatella Coda d”Aragosta, que tem a massa igual da Riccia, mas é maior e num formato mesmo de “rabo de lagosta”, como o nome diz. Os recheios variam de creme de padaria, chantilly ou chocolate.

Cannolo Siciliano

Os doces sicilianos são considerados os melhores de toda a Itália. E, sem dúvida, o mais famoso é o Cannolo, e claro, aquele com recheio de ricota e pistache. Eu sou suspeita para falar sobre os doces recheados com ricota. Eu ADORO!! São mais leves e com um sabor incomparável!

O Cannolo é um doce de massa crocante, frita em forma de cone e recheado com cremes divesos, da ricota ao creme de padaria ou chocolate. Mas como já disse, o tradicional mesmo é o de creme de ricota, e ainda ricota feita com leite de ovelha, saborosíssima! E claro, as raspinhas de pistache, como na foto ao lado! Hummm!!

 

Brioche alla crema

 

O Brioche é como um Croissant, no seu formato mais popular. Mas também pode ser encontrado nas formas arredondadas e outros mais variados .  É feito com uma massa folhada leve e macia, e recheado com creme. É bastante popular em toda Itália e é comumente consumido no café-da-manhã. O “alla crema” é o mais conhecido e apreciado, creme de padaria ou de ricota, mas também tem recheado com creme de chocolate, nutella ou geléias (frutas-do-bosque, framboesa, etc).

Como podem ter percebido, a maioria dos doces encontrados aqui são feitos de massa, tipo pãezinhos doces mesmo! Isso porque, afinal, os italianos ADORAM todo tipo de massa né?

Mas também não dá pra falar de doces e não falar dos tradicionais sorvetes italianos! Incomparáveis!

Não sei se é a vaca, o leite, os ingredientes, o capricho… mas os sorvetes italianos não têm pra mais ninguém!! São maravilhosos! Cremosos e saborosíssimos! Eu sou viciada, esteja frio ou calor, um sorvete sempre vai bem.

Os preferidos: nocciola (avelã), yogurt, pistacchio (pistache). Mas gosto sempre de provar sabores diferentes, e é difícil escolher o melhor, todos são divinos!!!

As vitrines das sorveterias são de dar água na boca, de fazer babar e ficar em dúvida de qual escolher!! Pra se ter uma idéia, o cone simples te dá direito a 2 sabores, pois é muito difícil escolher só um! hahahah!

 

E aí? É ou não é para ganhar uns quilinhos?????

Doce tentação!!!

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui.