Skip to content

As delícias da Itália: doces!

06/04/2011

Carla  – Milão, Itália

Brasileiros que estão na Itália costumam dizer: venham à Itália e ganhem uns quilinhos!! Por que será? Não são só as massas, pizzas, risotos! São também os doces e os sorvetes! Hummm! Irresistíveis!

Enumerar aqui os doces típicos levaria um tempão e vários posts, vou falar dos que mais gosto, ok?

 

Sfogliatella Riccia

 

A sfogliatella é um doce de massa folhada, levíssima e crocante. Tem recheio de creme de ricota, maravilhoso. Tem ainda as variações de sfogliatella, a “Frolla”, que não é de massa folhada, é mais macia como um pão doce.  A “Santa Rosa”, como um pão doce também, mas ao invés do creme de ricota, é recheada com o clássico creme de padaria (tipo Sonho). E ainda, a Sfogliatella Coda d”Aragosta, que tem a massa igual da Riccia, mas é maior e num formato mesmo de “rabo de lagosta”, como o nome diz. Os recheios variam de creme de padaria, chantilly ou chocolate.

Cannolo Siciliano

Os doces sicilianos são considerados os melhores de toda a Itália. E, sem dúvida, o mais famoso é o Cannolo, e claro, aquele com recheio de ricota e pistache. Eu sou suspeita para falar sobre os doces recheados com ricota. Eu ADORO!! São mais leves e com um sabor incomparável!

O Cannolo é um doce de massa crocante, frita em forma de cone e recheado com cremes divesos, da ricota ao creme de padaria ou chocolate. Mas como já disse, o tradicional mesmo é o de creme de ricota, e ainda ricota feita com leite de ovelha, saborosíssima! E claro, as raspinhas de pistache, como na foto ao lado! Hummm!!

 

Brioche alla crema

 

O Brioche é como um Croissant, no seu formato mais popular. Mas também pode ser encontrado nas formas arredondadas e outros mais variados .  É feito com uma massa folhada leve e macia, e recheado com creme. É bastante popular em toda Itália e é comumente consumido no café-da-manhã. O “alla crema” é o mais conhecido e apreciado, creme de padaria ou de ricota, mas também tem recheado com creme de chocolate, nutella ou geléias (frutas-do-bosque, framboesa, etc).

Como podem ter percebido, a maioria dos doces encontrados aqui são feitos de massa, tipo pãezinhos doces mesmo! Isso porque, afinal, os italianos ADORAM todo tipo de massa né?

Mas também não dá pra falar de doces e não falar dos tradicionais sorvetes italianos! Incomparáveis!

Não sei se é a vaca, o leite, os ingredientes, o capricho… mas os sorvetes italianos não têm pra mais ninguém!! São maravilhosos! Cremosos e saborosíssimos! Eu sou viciada, esteja frio ou calor, um sorvete sempre vai bem.

Os preferidos: nocciola (avelã), yogurt, pistacchio (pistache). Mas gosto sempre de provar sabores diferentes, e é difícil escolher o melhor, todos são divinos!!!

As vitrines das sorveterias são de dar água na boca, de fazer babar e ficar em dúvida de qual escolher!! Pra se ter uma idéia, o cone simples te dá direito a 2 sabores, pois é muito difícil escolher só um! hahahah!

 

E aí? É ou não é para ganhar uns quilinhos?????

Doce tentação!!!

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

13 Comentários leave one →
  1. 07/04/2011 16:54

    Ai, que delicia! Dificil resistir!

    Legal conhecer este blog. Sou uma nova seguidora.

  2. 07/04/2011 21:58

    Vou te dizer que não resistiria ao sorvete, fato!

  3. 09/04/2011 19:54

    Complimenti per l’ottimo post da parte di CARLA ma soprattutto complimenti agli ottimi pasticcieri Italiani che con ingredienti comuni in tutto il mondo sanno creare pasticceria unica al mondo .

    Un caro abbraccio a tutti i vostri lettori dall’ITALIA

    Antonio

    Parabéns pelo excelente post de Carla, mas especialmente para elogiar a massa fina italiana e com ingredientes comuns em todo o mundo sabe como criar bolos únicos.

    Um grande abraço a todos os seus leitores a partir de Itália

    Antonio

  4. 09/04/2011 23:44

    SORVETEEEEEEEEE… pizza, massa e sorvete é o que a Itália tem de melhor! 🙂

  5. katty lombardo ferreira permalink
    21/04/2011 23:28

    estou procurando duas receitas que minhas avó ´que era italiana fazia quando eu era pequena se puderem me ajudar agradeço,uma se chama nocatule , era uma massa frita passada no açucar, a outra se parece com um pastel, mais é assado é dentro vai figo rani nozes e outras frutas secas trituradas e colocadas de molho em um vinho chamado vinho coto . Não sei bem se os nomes são esses, mais se alguém conhece alguma dessas receitas que somente os antigos italianos sabiam fazer me responda obrigado!

  6. alice permalink
    27/06/2011 22:22

    a colinaria italiana esta como uma das colinarias mais gostosas do mundo

  7. ana permalink
    02/11/2014 15:50

    Gostaria da receita do doce rabo de lagosta

  8. 09/02/2015 12:53

    Os sorvetes Italianos na minha opinião são os melhores. Pelo menos dos que eu já expirimente, e olha que eu já experimentei bastante.

  9. Elizabeth Muniz permalink
    15/09/2015 11:50

    Pra mim que sou apaixonado por tudo que se fala em alimentos em geral e a forma de transforma-los é dolorosa ver e não saber as receitas tradicionais de cada país principalmente por não ter condições de viajar em busca das mesmas. Mas é legal estar vendo as mensagens de vocês e dar água na boca. kkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: