Skip to content

O mundo é doce!

15/04/2011

Barbara Basso
Mundo

A minha contribuição para o tema dos posts dessa semana, vai ser contar um pouquinho dos meus doces preferidos pelo mundo afora…

Argentina / Uruguay

Assim como brasileiro adora leite condensado, na Argentina e no Uruguay, eles amam o dulce de leche! Praticamente não sabem fazer doces sem ele!

Tem também os famosos alfajores… na Argentina, cada região do país tem o seu tipo de alfajor… por exemplo em Santa Fé os alfajores são de massa folhada e cobertos com glacê, em cordoba a massa parece mais uma bolachinha e são recheados com geléia de frutas, etc.

Além disso, entrar em qualquer padaria nesses países é uma perdição… a quantidade de “media lunas“, “facturas“, “masitas“, “biscochos“… todos com muita farinha, doce de leite, creme, açúcar…

E na Argentina o sorvete também é uma delícia! Pra mim, o melhor sorvete do mundo é o de Cordoba, na Argentina! (sim, ganha até do famoso sorvete de Viena e, pra mim, até do sorvete italiano!)

*****

Costa Rica

Na Costa Rica um dos doces mais famosos é o “tres leches“, uma massa de bolo com vários cremes de diferentes leites (condensado, nata, chantilly, etc.). Outro doce que eles gostam muito é a “tortas chilena“, uma torta folhada, recheada de doce de leite.

*****

República Tcheca

Ovocne Knedliky

Lá tem uma torta de mel deliciosa, chamada “medovnik” ou “marlenka”.

E eles também tem refeições doces… a minha preferida era “ovocne knedliky” (ou sweet dumplings), uma massa recheada de frutas cozida no vapor com calda de frutas, queijo cremoso (tvaroh), manteiga, açúcar e chocolate por cima.

*****

Hungria

O doce mais famoso da Hungria talvez seja “galuska” (se lê galuxka)… uma massa de bolo bem fofinha (metade de chocolate e metade de baunilha), com chantilly, chocolate, nozes e outras “nuts” por cima.

E o meu doce preferido lá era o “turo rudi“, uma barrinha gelada de queijo com cobertura de chocolate (sim, por lá é muito comum comer doces de queijo doce… até picolé de queijo eles tem!)

*****

Letônia

Passei só 1 semana lá e me apaixonei pelo “karums“, também de queijo, uma barrinha de coalhada banhada em chocolate… Dizem que vende também na Russia e nos outros países da ex-URSS.

*****

Turquia

Lokum

Pra que gosta de doces realmente doces, experimente a Turquia!

Os doces mais famosos de lá são os “turkish delights” (ou lokum), pequenos quadradinhos de algo gelatinoso, de diversas cores, que podem ser cobertos com açúcar confeiteiro, podem ter nozes… e enfeitam os bazares turcos…

Tem também “halva“, também chamado de “mel turco”, um doce  branco, feito com tahine. Também bem comum nos mercados turcos…

E os mais doces de todos: baklava. Esses estão presentes em todos os países que tem influência turca na culinária (todos os países dos balkans e caucasus)… São aqueles doces feitos com uma massa folhada bem fininha, recheados com nozes moídas e banhados em muito mel.

Ah, e quem for pra Turquia no verão, não deixe de provar o “dondurma“, sorvete turco vendido no centro de lá! É um sorvete diferente, que parece meio “puxa-puxa”… e a atração principal são os vendedores, que ficam amassando o sorvete e, antes de servir, fazem todo um malabarismo fazendo de conta que o sorvete vai cair no chão.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: