bz_holandaAna Fonseca – Holanda

Num post anterior eu já havia mencionado que mesmo no inverno a Holanda tem muito a oferecer em termos de atrações e lazer. E realmente, há três anos os dias de inverno em Amsterdam se tornaram ainda mais especiais: de fins de novembro até 18 de janeiro 2015 quem visita a cidade pode desfrutar do Amsterdam Light Festival. São 50 dias onde o centro histórico da cidade conta com um décor e iluminação especiais: esculturas, projetos e instalações de artistas contemporâneos (holandeses e estrangeiros) num projeto que preza durabilidade, com alta tecnologia e inovações em iluminação LED.

Ligths house of cards

Light Lightbridge

Lights Camp Fire

Os projetos podem ser apreciados seguindo uma rota a pé (chamada de “Illuminade”) ou de barco (“Watercolors”) pelos anéis de canais. O tema desse ano é “Uma Cidade Brilhante” (“A Bright City”). Eu estarei fazendo essa rota de barco no início da noite de domingo (14 de dezembro) saindo da Damrak com um grupo de familiares e casais de amigos. Claro que na maioria dos passeios de barco crianças também são permitidas.  No passeio que meu grupo escolheu a duração é de uma hora e meia e tem bebidas e sopa de ervilha no menú – prato típico durante o inverno holandês e que agrada adultos e crianças.

Lights heart

Há várias empresas de turismo oferecendo os passeios de barco durante o festival. Essas empresas tem cruzeios saindo da Estação Central e outros pontos da cidade como a Leidseplein e o bairro dos museus, com pacotes para todos os bolsos. Há os pacotes mais simples  que incluem apenas coquetéis ou bebidas (chocolate quente ou vinho quente temperado gluhwein) e os que incluem jantares (os mais simples são à base de pizza ou uma refeição como fondue; e os mais refinados são jantares gourmets de vários pratos e à luz de velas). As opções são muitas, procure no google por “Amsterdam Light boat trips” para saber mais dos detalhes. Para tranquilidade do turista recomendo pesquisar os preços e fazer reservas antecipadas.

Enfim: O Amsterdam Light festival tem teatro, arte e muito bling bling numa cidade que deve ser apreciada especialmente a partir dos caminhos d’água.

Para saber mais visite o site oficial do evento aqui (retirei todas fotos desse post de lá).

Veel plezier & tot ziens ! 

——————–

Ana Fonseca é carioca, publicitária e vive na Holanda desde 1999 trabalhando na área de turismo e hotelaria. Adora escrever e tem uma loja de fotografias A Kiss My PixelPara saber mais acesse a mini-bio aqui