Skip to content

Mais estereótipos sobre a Holanda e os holandeses

29/05/2015

bz_holandaAna Fonseca – Holanda

Eu já mencionei num post anterior sobre 10 estereótipos holandeses. Aqui abaixo eu falo rapidamente de mais alguns:

“Holandeses são poliglotas”. Em termos. Ótimo inglês, sofrível francês… Mas se tiverem que ir morar em outro país se jogam mesmo no aprendizado de línguas estrangeiras. Comprovei isso quando estudei espanhol no Molinos de Viento em Amsterdam.

“Holandeses são maus”. No apogeu da “Expansão marítima” (a Idade de Ouro holandesa) 6 em 10 piratas (mercenários a serviço dos burgueses e do rei) aterrorisando os portos eram holandeses. Os holandeses também fizeram miséria nas exploração das Molucas, África do Sul, etc.. Traficaram africanos… Ficou na língua inglesa (afinal os ingleses eram os maiores competidores dos holandeses na hora de dividir o mundo) o estereótipo de que “the Dutch are mean” (perverso). Tanto na Inglaterra como nos EUA o holandês ficou com esse estigma. Posso dizer que são disciplinados, ambiciosos, assertivos, industriosos e querem melhorar o mundo.

The Flying Dutchman

The Flying Ducthman (o pirata ” Holandes voador” ) aterrorisa os mares durante séculos. Ele é mau, mau, mau ! Até na pop culture ele aparece: filmes (“Os Piratas do Caribe” ), cartoons (Bob Esponja), música e slogan da KLM.  

“Holandês é pão duro”. Contam os centavinhos “bunitinho”, é vero. Pra tudo vivem coletando doações (again: para melhorar o mundo) e a maior parte dessas coletas vai mesmo para os diretores dessas multinacionais de caridade. Eu pessoalmente acho um prazer negociar com os holandeses, não fica aquela coisa despreparada de dar troco com balinhas, ou  estar devendo e não pagar. Mas eles são econômicos nos elogios, nas palavras, nas roupas, na comida, etc.. E a-do-ram uma barganha. É bem típico de um holandês pedir desconto na hora de comprar um artigo novo (mesmo se for tecnologia) e cobrar mais que o razoável na hora de vender uma velharia inútil.

“Holandeses só comem batata, fritura e defumados”.
Bom, devo confessar que as gerações mais antigas tem um cardápio beeem limitado, principalmente fora dos grandes centros. Mas visitando as casas de pessoas holandesas da minha faixa etária vejo que tudo aparece na mesa (e geralmente tudo já comprado pronto): tomates secos, alioli, quiches, sucos tropicais, cuscus, mozarela, bulgur, etc.. Só não sei se comem variado no dia-a-dia. Tenho duas amiguinhas da minhas filhas cujas mães ficaram “experts” em brigadeiros, adoram, dão de presente, e vão fazer vídeo no youtube em holandês explicando como fazer brigadeiros (aprenderam a pronúncia certinho!).


E pra terminar veja o filminho abiaxo discutindo alguns estereótipos sobre holandeses (em inglês):

Por hoje é só leitores do Brasil com Z. Dúvidas ou perguntas coloquem alstublieft aí nos comentários. Bedankt ! Dag en tot de volgende keer.

————–

Ana Fonseca vive desde 1999 na Holanda. Para ver fotos dela e de outros autores do BZ visite: @blogbrasilcomz

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: