bz_franca

Fabio T – Normandia, França

Como eu disse em um post anterior sobre verdades e mentiras sobre a França(veja aqui !), a França não é somente Paris; hoje vamos descobrir uma região muito bonita que é a Normandia.

A Normandia é conhecida pelas suas vacas, pelo seu bom leite e é claro pelo seu bom queijo ! O Camembert, o queijo mais famoso e consumido na França, vem daqui ! É um lugar cheio de história, já foi a terra dos Vikings, pertenceu aos ingleses e viu o desembarque dos Americanos no dia D.

Mapa da Normandia [fonte: www.eureka-legite.com]

Mapa Gastronômico da Normandia [fonte: http://www.gourmandie.fr]

Aqui estão alguns dos meus lugares favoritos na Normandia :

– Praias do Desembarque do dia D

Praia de Omaha ©

Praia de Omaha ©

Vendo famílias se divertindo no verão nestas praias tranquilas de areia é quase difícil de imaginar que 156 mil soldados aliados desembarcaram nestas praias no dia 6 de junho de 1944 sendo que 10 000 deles ficaram lá para sempre.

Cada área do desembarque há o seu próprio memorial.

Mapa das praias do desembarque [fonte www.normandie-tourisme.fr]

Mapa das praias do desembarque [fonte http://www.normandie-tourisme.fr]

O mais comovente deles é o memorial americano em Omaha Beach. É um prato cheio para todos àqueles que se interessam pela história mundial.

Cemitério Militar Americano ©

Cemitério Militar Americano perto de Omaha Beach ©

– Mont Saint Michel

Monte São Miguel (Mont Saint Michel) ©

Monte São Miguel (Mont Saint Michel) ©

Este é um dos pontos turísticos mais vistados da França, logo atrás da Torre Eiffel. É uma citadela construída sobre um monte em uma península. Na maré cheia, ela vira uma ilha ! No topo desta ilha fica a igreja de São Miguel. É um lugar de pelegrinação cristã desde a idade média e faz parte de um dos caminhos de Santiago de Compostela.

– Jardim do pintor Monet em Giverny

Nympheas de Claude Monet [fonte sonfiljuliesuit.wordpress]

Nympheas de Claude Monet [fonte sonfiljuliesuit.wordpress]

nymphaea

Nympheas do jardim de Claude Monet ©

É um lugar incontornável para todos os amadores de arte e natureza, é fácil de entender como estes belíssimos jardins coloridos puderam inspirar o mestre Monet à pintar suas obras primas impressionistas. A melhor época para visitar é claro é durante a primavera. Evitem os fins de semana de primavera e verão pois é muito cheio. Pode-se comprar o bilhete pela internet e evitar a fila ;-). (Fondation Monet)

– Beuvron-en-Auge

Beuvron-en-Auge©

Beuvron-en-Auge©

Esta é uma pequena cidade charmosíssima no interior da região eleita uma das mais belos vilarejos da França. Para saber mais, visite  o site http://www.france-beautiful-villages.org/en/beuvron-en-auge.

– Deauville

Hotel em Deauville ©

Hotel em Deauville ©

Outra cidade litorânea com uma praia de areia bem conhecida e de frente à ela há uma calçada de pranchas de madeira (chamada “les planches”) e “casinhas” de madeira onde os seus proprietários podem guardar os seus pertences de praia. A cidade também abriga todos os anos um famoso festival de cinema americano. Durante os anos de 1920, foi um lugar de encontro da burguesia parisiense e muitas construções datam desta época !

– Honfleur

Antigo Porto de Honfleur ©

Antigo Porto de Honfleur ©

Ao redor do antigo porto de Honfleur, datando do século XVII, há inúmeros restaurantes de frutos do mar que servem especialidades deliciosas !

– Etretat

Praia e Falésia de Etretat ©

Praia e Falésia de Etretat ©

Etretat é uma cidade de litoral com uma pequena praia de pedrinhas cercadas dos dois lados por altas falésias impressionantes. O pintor Monet veio aqui pintar muitos de seus quadros.

– Rouen

Catedral de Rouen ©

Catedral de Rouen ©

Rouen é a capital da Região da Normandia, e o seu centro antigo há uma abundância de pontos turísticos para visitar, dentre eles : a Catedral que inspirou Monet à pintar mais de 30 quadros dela sob todas as condições; o grande relógio e a igreja Jeanne d’Arc . Como curiosidade, foi aqui que Joana d’Arc foi queimada.

____________________

* Fabio T é engenheiro e mora na França há 6 anos. Após viver nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia.