Skip to content

A mágica San Miguel de Allende

08/10/2015

bz_mexicoMelissa Lima – México

Sempre tento promover a causa de que o México não é só Cancún. Aliás na minha humilde opinião, Cancún tem pouca coisa do México. Não me julguem mal, é maravilhoso, azul igual ao de Cancún não existe. Mas é construído pra gringo, como já disse nesse texto.

Uma das cidades que muito me conquistou aqui é San Miguel de Allende. Uma cidade pequenina no estado de Guanajuato que eu nunca em minha vida tinha ouvido falar, até mudar pra cá.

Te pergunto: Qual a melhor cidade do mundo na sua opinião? Eu mesma responderia Londres, Paris, Florença, Amsterdam e todas do velho continente. Muito me surpreendeu saber que dentre as 10 melhores, das quais conheço 5, estava uma cidadezinha no México, a qual eu nunca tinha ouvido nem falar o nome: San Miguel de Allende.

San Miguel foi uma importante parada na rota da prata, entre Zacatecas e a Cidade do México. Fundada no século XVI, por um monge franciscano Juan de San Miguel, teve seu nome a partir da junção com o sobrenome do herói da independência Ignácio Allende. Este, apesar de ter sido um dos principais tenentes do exército de Padre Hidalgo não desfrutou de um México independente da opressão espanhola (foi capturado e executado em uma das batalhas). Foi homenageado com o nome da cidade e se tornou um herói.

Enquanto a riqueza mineral diminuia, se firmava num lugar tranquilo e agradável pra se viver. Cantinflas, um renomado ator mexicano, levou as belezas dessa cidade pro restante do México e do mundo, atraindo para lá estrelas do cinema e cantores. Depois da Segunda Guerra Mundial , e de em 1926 ter sido declarada como Monumento Nacional, passou a reviver suas atrações turísticas. Que ótimo para nós!

Uma das características da cidade é grande parte da sua população é composta por aposentados canadenses e americanos, que são atraídos por sua tranquilidade e pela qualidade de vida.

DSC00452 DSC00541

Em San Miguel, é proibido letreiros luminosos e edifícios modernos. Tudo tem um padrão. As cores das casas, são variações de terracota e suas janelas, em sua grande maioria, com flores e enfeites cuidadosamente arrumados. A arquitetura é colonial e mundialmente reconhecida, e, antes de ser considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tinha sido classificada como Pueblo Mágico pelo governo mexicano.

DSC00544 DSC00535

Coisas pra fazer? Muitas! A culinária é incrível: muitos restaurantes pitorescos, bares, cafés, padarias… Igrejas, museus, mirantes, praças, artesanatos, eventos culturais e gastronômicos. O destino foi adotado pelos locais e por turistas como “cool”, chique. Se você é conhecedor de novelas mexicanas, certamente vai reconhecer esse lugar. Sem contar que o sonho de toda noiva mexicana, é um casamento típico por Allende. A cidade é famosa por casamentos de luxo e únicos.

BLOG Allende 2 BLOG Allende

Uma das coisas mais fofas de lá, é que são vendidas coroas de flores secas, pelos artesãos locais, e todo mundo adota! Senhoras, crianças, jovens! Dá um visual mais bacana ainda pra cidade…

DSC08957

Quantas vezes já fui lá? Mais de 12….e voltarei! Recomendo!

(Todas as fotos desse post são do arquivo pessoal da autora do texto).

_________

Melissa Lima, 34 anos, mora com a família em San Luis Potosí/MEX desde final de 2013, sem prazo pra voltar pro Brasil (se voltar!). Para saber mais sobre ela clique aqui. Veja fotos da Melissa e dos nossos outros autores no Instagram acessando aqui. Sigam-nos no Facebook para atualizações clicando aqui.  Twitter? Acesse @blogbrasilcomz

 

3 Comentários leave one →
  1. 08/10/2015 6:53

    Ouvi algumas vezes que é uma das cidades mais lindas no mundo. Mel, SMA para você é o que Brugge já foi para mim… Eu “descobri” San Miguel de Allende por acaso num post em 2013 de um blog americano de decoração e nunca mais esqueci. Para ver fotos de casas, hotéis, as ruas e igrejas mais lindas da cidade visite: http://cotedetexas.blogspot.nl/2013/02/lets-visit-fabulous-house-in-san-miguel.html

  2. Junior permalink
    08/10/2015 19:03

    Oi Mel, SMA parece ser linda msm !.

  3. 08/10/2015 19:07

    Melissa, seu entusiasmo em descrever San Miguel de Allende é tal que já fiquei contagiada… agora faz parte de uma das cidades que ainda vou conhecer. Parabéns ☺

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: