Skip to content

O que visitar no Cairo?

16/10/2015

flag egypt André Fernandes – Egito

 

Cairo é a capital do Egito, com aproximadamente 30 milhões de habitantes, concentra 1/3 da população do país. É, de fato, uma cidade grande e, com muitas opções turísticas.  Por isto, pretendo neste texto sugerir alguns locais obrigatórios para se visitar.

As entradas para as atrações turísticas no Egito são baratas. Na época em que estive por lá (inicio de 2013), os preços não passavam dos 30 dólares, no máximo. Os preços são expostos de forma transparente nos guichês e nos tíquetes e, em caso de dúvidas, basta contatar os atendentes. Estudantes pagam meia-entrada, então, vale levar a carteirinha de estudante. Eventualmente, pilantras se aproximam de estrangeiros para praticar extorsões. Fica a dica!

Egyptian Museum: no português, a tradução é Museu Egípcio, foi a primeira atração turística que visitei de fato em Cairo. É um amplo edifício com uma vasta coleção de relíquias da história do Egito Antigo. Para os amantes da história, é ponto obrigatório de visita!

r_seaman@hotmail.com

Vista do Egyptian Museum, um amplo espaço carregado de relíquias históricas. Foto via: museum.escubes.com

Pirâmides de Giza: um dos cartões postais do Egito. As pirâmides de Giza estão para o Egito como o Taj Mahal para a Índia. As fotos abaixo dão uma clara demonstração disto! Na minha opinião, uma das maravilhas do mundo, sem comentários! O curioso é que as pirâmides ficam dentro de Cairo, a uns 20 km do centro da cidade, ao contrário das impressões de que ficam no meio de um deserto isolado. Para não cair em golpes, ficar ligado que há somente uma entrada oficial, as outras entradas, por sua vez, são clandestinas. Um conhecido local (que mora numa vizinhança abastada e estudou numa faculdade caríssima), por exemplo, tentou extorquir o grupo em que eu estava com aquele papo “Eu tenho um amigo lá e consigo um preço camarada pra vocês…” num daqueles casos de locais que se aproximam de estrangeiros para arrancar dinheiro – e não conseguiu.

Pirâmides de Giza, Cairo

Pirâmides de Giza vista de perto. Cairo, Egito

Entrada clandestina Pirâmides de Giza

Em frente de uma das entradas clandestinas para as Pirâmides de Giza, enquanto um conhecido local tentava extorquir o grupo em que estava- e não conseguiu! Fica a dica!

Pirâmides de Giza, vistas de longe

Pirâmides de Giza vistas de longe. Indiscutivelmente, uma das maravilhas do mundo!

BLOG Andre e piramides

“E aí gata, vem comigo ? Monta no outro camelo e vamos dar um rolé pelo Egito!”

Citadel Sultan Saladin Al-Ayyubi:  Ou simplesmente, Citadel Sultan Saladin. É um enorme forte de onde é possível desfrutar uma vista de Cairo de cima. No mesmo espaço, está localizada a Mesquita Mohamed Ali e o Museu Militar. Vale uma tarde de visita!

Citadel Sultan Saladin Al-Ayyub

Citadel Sultan Saladin Al-Ayyubi, vista de fora

Dentro da Citadel Sultan Saladin Al-Ayyub

Por dentro da Citadel Sultan Saladin Al-Ayyubi, Cairo.

Mesquita localizada na Citadel Sultan Saladin Al-Ayyubi

Dentro da mesquita localizada na Citadel Sultan Saladin Al-Ayyubi

Old Cairo: é a parte antiga da cidade de Cairo, marcada pela arquitetura árabe em estilos antigos, ruas estreitas e onde é possível ver dezenas de construções históricas. Hoje, continua sendo uma área comercial bastante frequentada por locais.

Old Cairo

No meio de uma das tantas ruelas da Old Cairo

Khana-el-khalili: na minha opinião, é um típico local turístico, muito superestimado. A única coisa que achei interessante de fato foi a arquitetura, aquela atmosfera de bazar e comércio dos tempos antigos, nada mais! A maioria dos itens vendidos lá são “made in China”. Tanto que os souvenirs que comprei para a minha família no Egito foram numa loja no bairro Zamalek.

Khana-el-khalili, Cairo

No meio das lojas no Khana-el-khalili

Tahrir Square: no centro da cidade de Cairo, ficou de vez famosa por ser um ponto de encontro durante os protestos na Primavera Árabe entre o fim de 2010 e início de 2011. Para mulheres, não andar sozinhas em torno desta área, pois é um dos locais onde ocorrem muitos casos de assédio sexual.

Tahrir square, Cairo

No meio da Tahrir Square, em Cairo

Café Riche: É um dos mais conhecidos cafés de Cairo, fundado em 1908. Os cafés fazem parte do cotidiano dos egípcios, para passar o tempo com amigos e familiares, tomar um café ou chá, fumar uma shisha (o narguile). O álcool não costuma ser consumido em locais públicos, a não ser em locais fechados com licenciamento. Os cafés costumam ser mais elitizados, num estilo europeu ou norte-americano, vendendo aquela imagem de “aqui você não está no Egito”; é uma espécie de refúgio onde é possível driblar tabus como mulheres fumarem, por exemplo. Já na ahwa (“árrua”), que seria um café ou boteco no estilo egípcio, veem-se apenas homens normalmente.

Café Riche, Cairo

Café Riche, um dos mais antigos de Cairo

Ahwa em Cairo, Egito

Ahwa, um boteco no estilo egípcio dominado por homens, sem álcool, com chá, café e shisha

Cairo Opera House: no centro de Cairo, é um espaço para ter contato com a arte e um pouco da vida cultural local.

Cairo Opera House

Cairo Opera House, um espaço para ter contato com a vida cultural local

Cairo Tower: Se você aprecia a vista de cima, vale visitar a Cairo Tower, que fica atrás da Cairo Opera House. Na época em que estive lá, era cobrada de uma taxa de uns 12 dólares para entrar.

Cairo Tower

Cairo Tower, um dos pontos para ver Cairo de cima

Em suma, o Egito é um lugar barato e que mexe com a fantasia da maioria das pessoas que conheço. Há armadilhas para os turistas, portanto esteja preparado e se informe lendo a respeito das atrações, horários de visita, acesso, etc.. Qualquer dúvida, pode colocar aí nos comentários.

(Todas as fotos desse post são de autoria do próprio autor, exceto do Egyptian Museum.)

———————————

*André Fernandes, nascido em Santa Catarina para ser um nômade pelo mundo. Prestes a iniciar a minha jornada na Kaospilots Switzerland e a construir a carreira dos meus sonhos, que vai render muitas viagens e aventuras! E aproveitem para seguir nossa fanpage no Facebook clicando aqui e dando uma curtida ou acessando https://www.facebook.com/blogbrasilcomz

6 Comentários leave one →
  1. 16/10/2015 16:45

    Egito eh dos meus sonhos de consumo!Ainda mais porque me disseram que Cairo eh bem muvuquento e caotico como a India. Ou seja: vou me sentir em casa!! Adorei as dicas de viagem!

    • André Fernandes permalink
      16/10/2015 16:51

      Oi Juliana, Cairo lembra Mumbai, a superlotação, um pouco menos caótico que Índia. Os choques que estrangeiros sentem no Egito são os mesmos na Índia: os 5 minutos, o conservadorismo. A diferença é que os egípcios são conflitivos, ficam agressivos quando se sentem ofendidos. Tem um outro posto pra sair com mais detalhes sobre a sociedade egípcia.

  2. edvanfleury permalink
    18/10/2015 11:28

    Já quero passear no Cairo!!! muito bacana

    • André Fernandes permalink
      19/10/2015 16:06

      Se ir pra Cairo, dá uma checada no visto, pois o regime de visto mudou em maio de 2015 e não se emite mais visto no aeroporto, que era a opção mais fácil.

  3. 19/10/2015 16:04

    Nunca fui ao Egito e adoraria! Obrigada pelas ótimas dicas, André!

    • André Fernandes permalink
      19/10/2015 16:07

      Tem mais dicas sobre Egito pra sair! É um país que gera curiosidades, mas não tenho visto dicas relevantes a quem pra lá vai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: