Skip to content

Curiosidades sobre o “Crepe”

02/02/2016

bz_franca

Fabio T – Normandia, França

 

No dia 2 de fevereiro comemora-se a festa da “Chandeleur” (festa das luzes), uma festa religiosa cristã que celebra a apresentação de Jesus ao templo. E´ o dia das famílias e amigos se reunirem para comer um prato que virou quase um dos símbolos internacionais da França: o crepe.

Existem dois tipos, o crepe doce feito com farinha de trigo e essência de baunilha e o crepe salgado, chamado de galette, feito com trigo sarraceno escuro. Uma receita bem famosa é a chamada “galette complète” e nela vai queijo, presunto e um ovo meio frito. Outra receita é  “la crêpe suzette” feita com manteiga, açúcar caramelizado, suco de tangerina ou de laranja, licor e para finalizar, ela é flambada ! Estes pratos são uma delícia !

crepe suzette [fonte: lemeilleurduchef.com]

crepe suzette [fonte: lemeilleurduchef.com]

A bebida tradicional para acompanhá-la na França é a cidra, e dizem que as melhores vêm da região da Normadia, onde eu moro ! 😉

Cidra normanda [fonte: blog-et-broc.over-blog.fr]

Cidra normanda [fonte: blog-et-broc.over-blog.fr]

Ela é tão presente no quotidiano e na cultura francesa que até existe uma expressão que diz “retourner quelqu’un comme une crêpe” (virar alguém como uma crepe) que quer dizer fazer alguém mudar de opinião facilmente. Uma outra expressão utilizada antigamente dizia  “si point ne veut de blé charbonneaux, mange des crêpes à la Chandeleur” para significar que se não se comer a crêpe no dia da Chandeleur, a colheita do ano seguinte seria devastada. Esta associação desta comida com a prosperidade viria do simbolismo da sua forma redonda e da cor dourada, lembrando o sol, fonte de sol que vêm regenerar a natureza e garantir boas colheitas.

Uma curiosidade é que assim como existe bodas de prata e ouro, também existe a “bodas de crêpe” quando se comemora 39 anos de casados!

Outra curiosidade: No Japão eles têm um modo especial de prepará-la e comê-lo: o crepe é enrolado em forma de cône e doce, recheado com frutas, chocolate, Nuttela…

Crepes Japonesas (arquivo pessoal)

Crepes Japonesas (arquivo pessoal)

De volta à França, quem já visitou Paris ou outras cidades turísticas já deve ter visto barraquinhas na rua que preparam este prato; saiba que em muitos destes lugares eles não fazem com a receita tradicional com farinha e ovos mas sim com uma preparação industrial em pó pronta. Então, se você quiser saborear um bom crepe, prepare um em casa (é super fácil de fazer). Ou melhor, vá até um restaurante especializado, chamado de “crêperie”,  na região da Bretanha, onde a galette é o prato típico.

Algumas superstições sobre este prato :

  • se você virá-la com destreza, você terá sorte até a próxima festa das luzes.
  • se você virá-la com uma moeda na mão, você terá prosperidade assegurada o ano inteiro.
  • se você conseguir virá-la 6 vezes em seguida sem fazê-la cair, você está pronto (a) para casar !

Ficou com vontade, não é mesmo !. Conte-nos como você gosta de comer este prato.

_______________________________

Fabio T mora na França há mais de 7 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior clicando aqui. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz

2 Comentários leave one →
  1. Arlete Dotta permalink
    02/02/2016 16:25

    A primeira vez que fui a Paris quis comer um crepe, claro. Que desilusão ao perceber que o cara que preparou o crepe mal falava francês. Alem disso, pegou o meu crepe com a mesma mão que recebeu o dinheiro. KKK! Hj em dia dou risada quando lembro, pq acho que Paris é o lugar na França que menos tem franceses. 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: