Skip to content

Haarlem – Holanda: terra das tulipas e cervejas

16/03/2016

bz_italiabz_holandaCarla Guanais – Itália & Holanda.
12745941_10209062575069644_9045325267127396226_n
Haarlem é uma cidade holandesa de quase 150 mil habitantes, fica a 15 minutos de trem de Amsterdam e é uma das mais antigas da Holanda. Se ouve falar de Haarlem a partir do século X. O nome deriva de  Haarlo-heim ou Harulahem que significa “lugar arenoso coberto de árvores e mais alto que os outros” ou simplesmente: “lugar elevado”. Haarlem é a capital da região Noord-Holland e tem um centro histórico medieval muito bem preservado.
É famosa pelas tulipas e também pelas cervejas. Até o século XVI a cidade usava água dos canais da cidade para produzir cerveja e chegou a ter mais de 100 cervejarias artesanais. Depois da peste negra que matou boa parte da população em 1657, sobraram só 7.

Jopen a famosa cervejaria de Haarlem

Uma grande cervejaria hoje é a Jopen, que utiliza velhas receitas ainda da época dos monges (de 1407). A cervejaria central fica dentro de uma igreja desconsagrada e é maravilhosa. Seu maquinário em cobre, os silos e sua longa carta de cervejas faz com que o lugar lote todos os dias da semana e em qualquer horário, não dá pra ir pra Haarlem e não conhecer a Jopen.

P1050539

Com a Ana no bar Jopen, Haarlem, Holanda

 Arquitetura de Haarlem

O passeio em Haarlem foi rápido mas me encantou por sua arquitetura e organização. Como toda cidade holandesa, as bicicletas são muito presentes.
A praça Grote Markt (Praça do Grande Mercado) é enorme e um charme, destaque para a igreja Grote of Sint-Bavokerk.

Claro que em Haarlem também tinha várias lojinhas de queijos! Delícia!

P1050521
 Destaque também para as ruazinhas do centro histórico que têm as ruas com nomes das profissões mais representadas pelos estabelecimentos comerciais da época (alfaiate, dentista, etc).
                     


Street Food holandês é batata-frita, em absoluto!!! Nós fomos a loja “De Vlaamsche Reus” (O Gigante Flamengo) comer batata frita (patat), que segundo a Ana tem sempre fila na porta. Mais de 20 molhos para a batata, além de snacks de todo tipo (croquetes, rolinhos chineses, suflezinhos de queijo, hambúrgueres, etc.). Essa loja fica todos os anos na lista das “cinco melhores patat da Holanda” feita por websites de street-food.

De Vlaamsche Reus
Nieuwstraat 6
2011 GH Haarlem
Tel: 0235424646
www.vlaamschereushaarlem.nl

P1050529

Detalhe do meu saco de patat com molho de amendoim! Uma delícia mas …#gordice total!!

Haarlem é centro de compras também! Se você adora fazer shopping, o centro é cheio de lojas de marcas famosas e outras mais acessíveis. Delicie-se!

Conclusão da minha viagem à Holanda que além de Haarlem teve Amsterdam e o Zaanse Schans ? Adorei! Poderia viver meus Sonhos na Holanda facilmente!
Até a próxima!!

Baci a tutti!

(Todas as fotos desse post: arquivo pessoal Ana Fonseca e Carla Guanais)

______________________________

* Carla Guanais é cientista, administra o Blog Brasil com Z e é autora do blog Sonhos na Itália. Ela mora na Itália desde 2010, onde atualmente cursa um doutorado. Saiba mais sobre ela clicando aqui. Veja fotos da Carla e dos outros autores seguindo nossa conta no Instagram. Para atualizações de postagens e dicas de turismo, viagens e vida no exterior sigam-nos no Facebook e Twitter

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: