bz_franca

Fabio T – Normandia, França

 

Após o meu post sobre 10 estereótipos sobre a França e os franceses (veja aqui), hoje falo de 10 curiosidades e diferenças culturais com relação ao Brasil. Algumas delas não são exclusivas à França, mas são coisas que me surpreenderam quando cheguei aqui.

1 – Devido à violência urbana, os caixas eletrônicos no Brasil parecem mais como fortalezas. Na França, os caixas eletrônicos ficam do lado de dentro e de fora do banco. Por educação e discrição, se já há alguém usando o caixa eletrônico, o próximo cliente fica atrás dele mas à uma certa distância. Claro que há casos de roubo de caixas eletrônicos, mas nem de longe é como no Brasil.

Caixa eletrônico francês [fonte lemonde.fr]

Caixa eletrônico francês [fonte lemonde.fr]

2 – Como você se chama? Os franceses tem mais de um primeiro nome. Por exemplo, um homem pode ter o primeiro nome  Jean Baptiste Julien e o sobrenome Martin. Isso acontece para evitar problemas de confusão administrativa de ter duas pessoas com o mesmo nome; mas no dia a dia as pessoas usam só o primeiro nome o o sobrenome.

3 – Moedas valem dinheiro : eu nem estou falando que uma moeda de 2 euros vale quase 9 reais; nas lojas eles dão o troco mesmo se for de 1 ou 2 centavos. Não existe esta história de “o troco pode ser em bala ?”.

4 – Na padaria, restaurante e bares, coloca-se o dinheiro e as moedas em uma pequena bandeja para que o caixa possa recuperá-las e é onde eles colocam o troco de volta.

prato para troco [fonte vkf-renfez.fr]

Prato para troco [fonte vkf-renzel.fr]

5 – O papel higiênico vai na privada (!) : Pode até haver um lixinho no banheiro, mas ele deve ser usado par jogar fora outros lixos.Esse foi um dos meu primeiros “choques culturais” quando eu cheguei (leia nosso post coletivo sobre micos no exterior)

6 – Qual botão eu uso para dar descarga? Em muitas privadas, há 2 “botões” para dar a descarga, um pequeno com um volume menor de água para a descarga do pipi e um grande para um volume maior para a descarga do “número 2”.

botão de privada econômico [fonte astu-conseil.wordpress.com]

botão de privada econômico [fonte astu-conseil.wordpress.com]

7 – Banho de duchinha: o mais comum é tomar-se banho com a duchinha, chamada de “pomme de douche” (mão de banho). A mangueira da duchinha é conectada na torneira de encher a banheira e há também um suporte na parede para a duchinha, para se tomar um banho como no Brasil. A ducha fixa como conhecemos no Brasil é chamada de “ducha italiana”.

duchinha francesa [fonte cdiscount.com]

duchinha francesa [fonte cdiscount.com]

8 – O pedestre tem prioridade: Nas cidades do interior os carros param para os pedestres que atravessam na faixa: eu sei que isso não é exclusividade daqui, mas para alguém como eu que vem da selva urbana de São Paulo, foi uma surpresa muito agradável.

9 – O sol nunca se põe na França : Eu não estou falando do sol da meia noite como na Finlândia. O território francês engloba entre outros as ilhas da Polinésia (que eu tenho muita vontade de visitar) no oceano Pacifico, ilhas de Guadalupe e Martinica no caribe e a ilha de La Réunion no oceano índico.

10 – Vizinho Francês: O departamento da Guiana (francesa) faz fronteira com o Amapá. Antes de vir para cá, eu achava que a Guiana Francesa era um país kkk.

E você, há alguns destes hábitos que são parecido no seu país ?

____________________

Fabio T mora na França há mais de 7 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior clicando aqui. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz