Skip to content

10 dicas que você precisa saber para visitar Beijing

08/06/2016

BZ_China

 

Edvan Fleury – Beijing, China

Se você planeja vir para Beijing, seja por motivos profissionais ou turísticos, é importante estar preparado tanto fisicamente quando psicologicamente. Por isso eu preparei um “texto-guia” sobre coisas interessantes que são legais saber e vão tornar sua estádia na terra do panda muito mais tranquila. Vamos lá!

1 – Palavras que vão salvar a sua vida.

Ok, estou exagerando. Mas essa listinha é de um vocabulário bem básico e que você pode usar em diversos lugares. Para saber como pronunciar corretamente, aconselho você a copiar e colar os caracteres dessas palavras no Google Translator porque lá há um recurso em que você pode ouvir como essas palavras/expressões são pronunciadas.

Mai dan (买单) – Pagar a conta

Cai dan (菜单) – Cardápio

Xiexie (谢谢) – Obrigado

Shui (水) – Água

Bu yao (不要) – Não quero

Yao (要) – Quero

Duo shao qian (多少钱) – Quanto custa

La (辣) – Picante

Zhe ge (这个) – Isto

Na ge (那个) – Aquilo

Sabendo essas palavras você não vai ser um poliglota, mas com certa vai evitar de comer algo extremamente picante dizendo “Bu yao la” (不要辣).

2 – Sombrinhas ou seria guarda-chuva?

Não só em Beijing, mas na China como um todo, as pessoas tem o hábito de usarem guarda-chuvas (sombrinhas?) no verão para não ficarem bronzeadas. Como sou de Manaus, nunca estranhei esse costume porque lá onde nasci muita gente também usa sombrinha quando o Sol está quase fritando um ovo na rua. A dica aqui é ter cuidado ao sair se você for alto porque corre o risco de ser cutucado pela ponta das sombrinhas (alguns amigos meus ficam irados com isso). Se você é baixinho agradeça a Deus e pule para a próxima dica porque esse tópico não é para você.

3 – Não curte comida chinesa?

Sim, tem muita gente que vem para Beijing e não é chegado a comer de palitinho e nem muito menos uma comida chinesa. Acontece e é algo muito comum. Mas para você que está vindo para Beijing, a comida não será um problema na sua vida chinesa –  isto porque a cidade oferece menus do mundo todo, desde cafés do Marrocos até burritos com a qualidade “Made in Texas”. Um outro ponto legal são as lojinhas de conveniência que oferecem macarronadas, hambúrgueres, saladas, bolos, pastel de nata etc.. Tudo isso pronto para ser consumido na hora. Elas estão espalhadas por toda Beijing, logo, são fáceis de encontrar.

4 – Há um lugar para encontrar vários estrangeiros?

Sim. Aqui eu poderia falar que você encontra estrangeiro em tudo que é lugar. Mas caso queira uma festinha com um “toque” ocidental, Sanlintun ( 三里屯) é área para você. Lá você encontra vários restaurantes internacionais, muitas baladas para gringos e fora que fica em um lugar muito próximo das principais atrações turísticas de Beijing. O lado ruim de lá é que é uma área MUITO cara e um inferno para andar de táxi pois está sempre congestionada e lotada de gente. Para quem curte produtos da Apple, Sanlintum tem uma loja oficial da empresa e (eu acho que) vale a pena dar uma olhadinha nos produtos da maçã mais cara do mundo.

OBS 1: Também há festas interessantes em Gulou e Wudaokou.

5 – Massagem em todo lugar!

Em Beijing, quase todo lugar é possível fazer massagem. Quando você vai a uma casa de massagem eles tem um extenso “cardápio” com vários tipos de opções. Eu amo fazer massagem porque é bom, é barato e é de Deus. Imagina você ser massageado por 2 horas pagando apenas 50 reais? Além do momento diva, é bem provável que descubra lugares em seu corpo que você nunca achou que poderia receber uma massagem. Sim, tudo pode acontece nessas sessões, até porque se você não falar mandarim às chances de algo inusitado acontecer são bem grandes. Então, aproveite o tempo e tenha a mente aberta.

giphy.gif

OBS 2: Caso esteja em Sanlintun, é muito comum você receber convite para massagens feitas por travestis chinesas.

OBS 3: A massagem pode ser feita com ou sem roupa.

OBS 4: Quando eu digo sem roupa, leia-se: ou a(o) massagista pelada(o) e você com roupa; ou a(o) massagista com roupa e você com roupa;  ou todo mundo sem roupa (???); Ou o(a) massagista pode exigir que você retire determinada peça.

 

6 – Esqueça Facebook, Instagram, Youtube, Gmail e etc

A maioria dos sites/apps que a gente usa na Terra estão bloqueados na China, logo, você não vai poder ficar postando suas selfies todo o tempo no Instagram. E porque esse bloqueio? Seria a China uma divisão à parte da Terra? Não. Um belo dia o governo disse que queria controlar a informação desses sites e como muitos se recusaram a dividir as informações que circulam por eles, o governo chinês deu a louca e disse que aqui não era casa da mãe Joana e bloqueou todo mundo. Caso você tenha uma VPN (eu já expliquei isso aqui) ou esteja em um hotel a cara da riqueza (digo, 5 estrelas) você poderá ter acesso aos sites normalmente conectando-se, por exemplo, ao Wifi do hotel. A dica que eu dou é de você baixar no seu celular o Baidu Maps, um aplicativo para tradução simultânea (Baidu Translator) e qualquer outro aplicativo que tenha o mapa do metrô de Beijing. Eles vão salvar a sua vida! O tradutor do Baidu é melhor que o do Google e ele até consegue ler fotos de placas que você tira no celular. O app só falta comer por você. É mara!

739990857.jpg

Esse é o Baidu Translator

7 – Poluição

Com certeza você já deve ter visto alguma reportagem sensacionalista falando que o ar de Beijing está 900% acima do nível aceitável de poluição. Sim, isto é verdade. Mas não é todo dia que estamos cercado por uma neblina de poluição. Eu recomendo você baixar no seu celular o aplicativo “Air Quality China” para monitorar o nível de poluentes no ar. Caso esteja poluído, basta comprar uma máscara do tipo N95, vendida em qualquer loja de conveniência, e botar a cara no Sol, se ele estiver aparecendo é claro.

8 – A língua não é uma barreira

Beijing é uma das poucas cidades na China na qual você pode sobreviver sem precisar falar nada de mandarim. Aqui tudo está escrito em inglês e em mandarim o que torna a comunicação e a orientação na rua bem fácil. Mesmo que os chineses não falem nada de inglês, a linguagem corporal é sempre muito bem-vinda.

9 – Sempre tenha na bolsa paninhos descartáveis

Em Beijing alguns banheiros não possuem papel higiênico, então, passe em qualquer loja de conveniência ou supermercado para comprar lenços umedecidos. Eu recomendo os lenços com aroma porque além de deixarem sua pele refrescante, eles também dão um toque de jardim ao seu bumbum ou aonde você queira passar. Se tiver muito quente, esses mesmos lencinhos são ótimos para remover o suor do rosto (eu adoro).

1954774238.jpg

Meu fiel companheiro. Aroma de Menta é pura refrescância.

10 – Saiba preparar seu roteiro

Uma vez, vi no Facebook uma moça que queria ir ate o túmulo do Mao e voltar para o aeroporto em 10 horas, isto porque ela estava de passagem por Beijing e era o único tempo livre que tinha. Infelizmente, 10 horas pode ser pouco tempo porque na China tudo é muito longe, grande e sempre com muitos chineses. Ou seja, sugiro visitar sempre 1 ou 2 pontos turísticos por dia porque aqui você vai perder muito tempo explorando o lugar (vamos supor umas 4/ 5 horas andando), junte aí umas 2 horas esperando na fila pra entrar e fora o tempo que você vai sair do seu hotel para chegar ao lugar que pretende visitar. Então, pesquise bem quanto tempo as pessoas levam em média para visitar determinado lugar e o tempo gasto no trajeto hotel-ponto turístico.

________________

Edvan Fleury nasceu em Manaus e é jornalista. Atualmente encontra-se Perdido na Chinatrabalhando com e-commerce e fazendo vídeos na horas vagas com amigos para por no Youtube. Para saber mais sobre ele acesse a mini-bio clicando aqui. Sigam nossa página no Facebook clicando aqui e no Instagram clicando aqui. Para seguir o nosso Twitter clique aqui

6 Comentários leave one →
  1. 08/06/2016 7:36

    Ed, desde que me tornei mãe ando com lencinhos umedecidos na bolsa para todo lado. Um hábito que descobri quando as crianças eram pequenas e que ficou. Ver a massagem no seu vídeo antropológico me deixou super tensa, com raspações, martelinhos e ventosas. Tenso isso. Agora, para mim só rola massagem com todo mundo vestido, brigadão.Tudo bem tenso, tudo muito digno. E meu olho bem arregalado.

    • edvanfleury permalink
      08/06/2016 9:15

      Vc ia acostumar com a massagem daqui é uma delícia…

  2. 08/06/2016 7:49

    Eu também achei isso um filme de terror:

    • edvanfleury permalink
      08/06/2016 9:11

      Nossa, eu adoro!!! sou viciado nisso. O ruim é só que fica marcas por uns dias.

  3. 08/06/2016 8:27

    Muito instrutivo e divertido o deu post, Edvan! Rsrs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: