Skip to content

Pimenta no país dos outros é refresco!

30/08/2016

bz_india Juliana Paula – Mumbai, Índia

A idéia para este post surgiu após uma conversa com uma colega brasileira que acabara de chegar à Índia e me narrava sua dificuldade com a bendita pimenta nossa de cada dia.

– “Mas, Ju! Tudo aqui tem pimenta!!??”

Lamento informar, mas….quase tudo! Mesmo que a pimenta não seja o principal ingrediente da culinária indiana, há diversos outros condimentos aos quais, infelizmente, nosso pobre estômago brasileiro não está acostumado e, que deixam a comida com um sabor forte, além de deixar a nossa boca queimando por alguns minutos.

Hoje, após quase 4 anos de intenso treinamento em comida indiana, posso dizer que já estou praticamente acostumada, mas ainda posso lembrar da primeira vez que visitei a Índia, em 2012 e do quanto foi difícil achar algo para comer. Até mesmo no Mc Donalds!

A intensidade da pimenta e das especiarias pode variar. No geral, tudo é apimentado, mas o nível varia conforme a região do país. Aliás, esta mistura louca de especiarias é o que causa um revertério no estômago e intestino de muitos marinhos de primeira viagem na Índia. Esta famosa dor de barriga, foi apelidada pelo nome de Delhi Belly.

Para que nosso leitor consiga entender melhor a situação da pimenta aqui na Índia, vou dar alguns exemplos ilustrativos.

Fast food com pimenta

Comecemos pelo menu do Mc Donalds, que é sempre o salvador da pátria para viajantes ao redor do mundo. Porém, caso você entre no Mc Donalds da Índia tentando escapar da pimenta, só há uma opção para você: O Mc Fish. Fora isso, todos os sanduíches têm pimenta. A batata-frita vem sem pimenta, mas você ganha um pacotinho para adicionar pimenta e outras coisas na batata. Os indianos adoram!

Vejam como a palavra “spicy” se repete! Fique longe disso se você não está acostumado a pimenta!

Frutas com pimenta

Você está cansado de tanto andar pelas caóticas ruas de Delhi, quando de repente, avista um vendedor de frutas. Elas parecem frescas e apetitosas.- “Estou com sorte! Pelo menos, fruta não tem pimenta!“- pensa nosso ingênuo viajante. Só que não!

Há uma variedade enorme de frutas na Índia, e a maioria, se assemelha com as que temos no Brasil. Porém, na hora de servir, eles usam este famigerado pó, cujo nome é chat (ou chaat) masala:

Jamais esquecerei minha traumática experiência com o masala chaat. Eu era visita em uma casa e tive que sorrir e agradecer após comer banana com masala. Tenso!

O mesmo acontece com o milho. Aqui na Índia é comum comer aquele milho na brasa, que nós adoramos comer no Brasil na época de festa junina. Porém, aqui, como não podia deixar de ser, o milho leva uma pitada de pimenta (e outras especiarias) e limão, o que, para mim, deixa o milho com um gosto insuportável.

Omelete de pimenta

Esta foi uma das experiências mais recentes com os efeitos da pimenta verde. Pedi um omelete no hotel que estava hospedada e, já esperava que fosse vir com um punhado de masala, mas, qual não foi meu desespero quando dei a primeira mordida e tive esta sensação:

Demorou pelo menos uns cinco minutos para o efeito passar. Nem meu marido, que praticamente nasceu comendo pimenta, conseguiu comer aquele omelete do mal.

Pizzas e massas em geral

Se tem algo que eu não sinto vontade nenhuma de comer na Índia, salvo raras exceções, é pizza. No Brasil e no Japão, eu sempre ia aos rodízios de pizza ou pedia para entregar em casa naquele final de tarde de domingo. Porém, aqui na Índia, a experiência com a pizza sempre foi traumática. Outro dia, um casal de amigos italianos residentes em Mumbai, me disseram que achavam a pizza indiana um ultraje à culinária de sua terra. Realmente!
Pizza com pimenta e masala não dá!
Além da massa ser borrachuda, a maioria das pizzas têm um gosto artificial e são extremamente picantes. Veja o menu da Pizza Hut, por exemplo e reparem na quantidade de itens onde o símbolo da pimenta está presente… Porém, não se deixem enganar! Os itens sem símbolo de pimenta também são apimentados em sua maioria. Achar um spaghetti feito decentemente, sem pimenta, também não é fácil e, quando achamos, o preço é que é apimentado!

Quem me vê amaldiçoando a pimenta indiana através deste post, até pensa que eu sofro com a comida aqui. Mas, é exatamente o contrário! A comida aqui (vegetariana ou não) é tão deliciosa que me fez ganhar muitos quilinhos nos últimos anos. Como quase tudo leva pimenta mas é extremamente gostoso, o negócio é tentar acostumar seu paladar (yes, we can!), saber até onde vai seu limite para a pimenta e mergulhr neste novo mundo culinário! A culinária indiana é uma das maiores riquezas deste país e cada região tem pratos e temperos diferentes. Eu, como boa glutona, adoro experimentar de tudo um pouco quando viajo pela nossa incrível Índia!

Só para encerrar, que tal ouvir a Rádio Pimenta?  Não, não é piada. Ela existe. Claro, aqui na Índia! O nome é Radio Mirchi (mirchi significa pimenta) e é uma das estações de rádio mais populares do país.

Viu? Na Índia, não tem mesmo como correr da pimenta!

Um abraço e até a próxima!

por Juliana Paula

___________

Juliana Paula já morou e trabalhou no Japão. Foi para a Índia em 2013 e, desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui. Sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêm uma curtida ! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se!

 

3 Comentários leave one →
  1. 30/08/2016 7:45

    Taí um povo que nunca vai sofrer de constipação intestinal. Soltam tudo, sempre desopilados. Pimenta acelera o metabolismo, anima. Mas será que não há também o hábito de contrabalançar a pimenta com nada não? Um iogurtinho, um melzinho, um queijinho, algo?

    • 30/08/2016 16:54

      Hahahaha…Oi, Ana!!Boa pergunta! O que ajuda a quebrar a pimenta eh o santo “dahi”, uma especie de iogurte ou coalhada que se come junto com as comidas apimentadas e ajuda a pimenta a descer “redonda”. Um abraco!

  2. 30/08/2016 14:28

    Nossa! Que texto apimentado! Eu adoro pimentas mas creio que deve ser diferente. Vi uma foto de mango snack, você não citou, fiquei curiosa, aqui na costa rica é muito muito comum o mango como snack, tem em qualquer lugar, só que eles usam sal limão e um molho doce regional Salsa Lizano (opcional).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: