Skip to content

Atração turística imperdível em Zwolle, Holanda: a livraria Waanders

03/12/2016

bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

Dando continuidade às postagens de Zwolle (já publiquei um post introdutório e também um post sobre o Museu Fundatie) fechamos agora com uma atração única na cidade: a Livraria Waanders.

dsc_8963

Em Zwolle, essa livraria funciona numa igreja chamada de “Broeren”. A Igreja foi fundada em 1465 por monges dominicanos. Em 1983 já não tinha função religiosa, e passou por algumas restaurações. Desde 2005 Wim Waanders  luta por aprovação de planos na prefeitura de Zwolle para obter licença para funcionar como livraria. O orçamento inicial de 2 milhões de euros acaba por consumir 5 mihões de euros. Finalmente em fins de 2012 a livraria Waanders abre as portas na igreja “De Broeren”, com enorme sucesso (fonte: http://www.kennisbankherbestemming.nu/projecten/broerenkerk-zwolle).  Com portas bem abertas, tem um mundão de gente sempre entrando e saindo, e música no ar. Desconfio que várias pessoas de outras partes da Holanda visitam Zwolle só para ir a essa livraria e passar algumas horas de puro deleite por lá. No estilo “Books are my religion”. Yay!

dsc_8962

dsc_8970

Olhem os detalhes das pinturas no teto, que doçura. 

dsc_8972

dsc_8973

O que a faz ser única é que, além de livros, a Waanders vende objetos associados às temáticas dos livros. Assim, na seção de livros e revistas para viagens você encontra presentes e artigos importados de vários países. Na seção de livros sobre cultura e arte você encontra à venda objetos de design. Livros de culinária? Você encontra também jogos de porcelana, acessórios para a cozinha… Junto aos livros sobre decoração e interiores você encontra vasos para plantas, pequenos objetos decorativos. Livros para crianças? Bom, você vai se deparar também com brinquedos. Já sentiram, não?  Vários mundos dentro de um mundo! Isso porque o herdeiro do fundador Sr. Waanders, percebeu que, devido à competição da facilidade de compras por internet,  as pessoas cada vez menos saíam de casa “só” para comprar um livro. Os consumidores querem uma “experiência”. Ver e comprar livros, sim. Mas também arquitetura,  arte, moda, comida, música, entretenimento. Ver outras pessoas, encontrar pessoas, bater um papo, durante um rolé pela cidade. Quem disse que livrarias deveriam ser silenciosas?  Talvez por viverem num mundo tão cheio de regrinhas os holandeses gostam de ser descolados e inovadores, quebrar padrões e se perguntarem: “Por que não?”

dsc_8977

Amo esse livro de arte.

dsc_8969

Enlatados, chocolates, temperos, flor de sal, acessórios e instrumentos para a cozinha… tem tudo lá! Um paraíso para #foodies como eu.

Há livros em inglês também (uma coisa muito típica da Holanda toda isso, ter sempre uma parte da livraria dedicada à livros importados).

O espaço ocupado pela livraria destina-se perfeitamente à palestras, leituras de poemas, concertos de música e exibições de arte. A livraria também conta com uma brasserie, com um catering maravilhoso, sempre lotado, com opções para todos os bolsos. Mesmo se você não quiser gastar muito, dá para pedir pelo menos um chá e um muffin. Falando assim, parece que não combina ir olhar livros e opções de presentes e ficar sentindo cheiro de comida (rs rs). Mas lembrem-se que a igreja onde a livraria está é imensa, e não tem cheiro de comida incomodando, de jeito nenhum! É mais um bufê com saladas, sanduíches, um tipo de sopa e várias sobremesas, com poucas opções de pratos quentes.

dsc_8964

dsc_8979

Abaixo, um vídeo do catering disponível no interior da livraria. Muito inspirador!

Todas as fotos desse post: arquivo pessoal da autora, Ana Fonseca)

SERVIÇO:

De segunda a sexta: 12h às 18h

Terça a sábado: 10h às 18h (quintas até as 21h)

Domingos: fechada

Veja mais fotos da livraria no website: http://waandersindebroeren.nl/fotos/

__________________

Ana Fonseca vive na Holanda. Veja fotos dela e dos outros autores do BZ seguindo nossa conta no Instagram. Siga nossa página no Facebook para atualizações sobre estudar, viajar e morar no exterior. Acompanhe também nosso Twitter. Caso queira participar do blog Brasil com Z escreva-nos com sua mini-bio e motivação para: blogbrasilcomz@gmail.com

2 Comentários leave one →
  1. 03/12/2016 14:34

    Noossa!!!Pirei aqui com esta livraria! Eu sou doida por livros. Aqui em Mumbai nos temos boas livrarias onde eu gosto de passar horas passeando pelas prateleiras e corredores. Mas, nada neste nivel desta livraria holandesa! Obrigada por compartilhar!

Trackbacks

  1. Atração turística imperdível em Zwolle, Holanda: a livraria Waanders | Brasil com Z | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: