Skip to content

Os mágicos mercados de Natal em Berlim

21/12/2016

bz_alemanhaCris Schlup – Alemanha

A chegada do inverno norte-europeu traz consigo um frio de doer a alma e noites escuras que parecem sem fim. São tempos nada fáceis estes em que somos saudados por ventos hostis e o breu do céu às 8:00 da manha ao colocar o pé para fora de casa. Mas se por um lado a tão temida estação faz juz à doença batizada em seu nome como “depressão de inverno”, há também aspectos encantadores, quase mágicos, incluídos neste pacote.

Do fim de novembro até o Natal, as longas noites de inverno viram palco para as luzes dos mercados de Natal (“Weihnachtsmarkt”) e o frio vira o motivo perfeito para saborear uma caneca de Glühwein – o tradicional “vinho quente” alemão que esquenta o corpo e a alma!

img_8627

Mercado de Natal “Winterzauber am Gendarmenmarkt”, um dos mais belos e especiais de Berlim (foto de acervo próprio)

A tradição dos mercados de Natal na Alemanha remonta ao final da Idade Média, quando se faziam feiras no início do inverno para que os cidadãos pudessem comprar carne e se abastecer com produtos necessários para enfrentar a estação. No século XIV, artesãos e confeiteiros ganharam também

espaço nessas feiras, e em pouco tempo tornou-se popular a oferta de produtos como brinquedos feitos à mão, cestas, doces e biscoitos e – desde sempre presentes – castanhas e nozes torradas com açúcar. Ano a ano a tradição se espalhou pela Alemanha, e essas feiras acabaram se tornando os Mercados de Natal, que todos os anos ocupam praças de várias cidades do país. Oficialmente, o mais antigo mercado de Natal, e um dos mais famosos, é o “Striezelmarkt” em Dresden, que existe desde 1434, mas há também menção a um antigo mercado em Munique, o “Nikolausmarkt“, já em 1310 – precursor do tradicional “Christkindlmarkt” que acontece na cidade desde 1642.

img_0881

Mercado de Natal da cidade de Rostock

Normalmente, os mercados de Natal abrem no final de novembro, na segunda-feira que antecede o primeiro domingo de Advento e funcionam até o dia 23 de dezembro. Alguns mercados menores abrem apenas aos fins de semana ou por poucos dias – é o caso da minha cidade, que com apenas 6.000 habitantes oferece um mercado de Natal apenas em um sábado de dezembro (que será no próximo sábado, dia 10.12).

Os mercados são compostos por vários estandes com decorações e luzes natalinas e ocupam ruas e praças principais das cidades. Tipicamente são oferecidos quitutes típicos de Natal e inverno alemães,  bem como algumas especialidades internacionais entre pães, carnes, embutidos e produtos de confeitaria. 

img_9865

Estande de doces com os famosos “Lebkuchen” em forma de coração (espécie de biscoito macio, semelhante a um pão de mel, feito com muitas especiarias como canela, gengibre, anis, cravo e  noz moscada). Foto de acervo próprio.

img_9817

Lebkuchen em formas e decorações natalinas no Weihnachtszauber am Gendarmenmarkt (foto de acervo próprio)

A esse cenário pertencem diversos tipos de salsichas assadas em um grande grill sobre o fogo no meio do estande, carnes e sanduíches, Flammkuchen (espécie de torta/pizza bem fininha típica da Alsácia), Spätzle com queijo, a Raclette suíça, pães recheados, panela de champignons e diversas especialidades regionais.

img_0819

Raclette (prato típico da Suica) com batatinhas, delicioso!

Para o paladar doce não faltam opções como crepes (com Nutella por exemplo), waffles belgas, bolos como o „Christstollen“ (amanteigado com passas e frutas cristalizadas) e o “Baumkuchen“, biscoitos com especiarias como o “Spekulatius” e o “Lebkuchen“, as famosas castanhas assadas, chocolates decorados, maçã-do-amor, algodão doce e muito mais. Tudo isso regado por Glühwein, chocolate quente e outras bebidas como ponche quente de maçã ou de licor de ovos, entre outras variedades.

img_3422

Baumkuchen: bolo tradicional feito em camadas e assado sobre chama. O nome se relaciona com a forma das camadas como se fossem camadas de uma árvore. Aqui, quentinho em pedaços com chocolate branco derretido por cima! (foto de acervo próprio)

Estandes de venda de enfeites de Natal, artesanato em madeira e couro, figuras religiosas e roupas de lã também não podem faltar.

img_3295

Estandes de venda de enfeites de Natal

img_0754

Fotos de acervo pessoal

E para passar o tempo, há atrações para crianças e adultos, como pista de patinação no gelo, brinquedos de parque de diversão, jogos típicos de quermesse como arremesso de bolas ou tiro-ao-alvo para ganhar bichos de pelúcia, palcos com apresentações de música e teatro e também espaços mais fechados com aquecedores para quem quiser somente conversar e beber um Glühwein.

img_0862

“Bar” em um mercado de Natal, ponto para socializar, se enquentar e tomar uma bebida quente! (Foto de acervo pessoal)

E como não poderia deixar de ser, Berlim também é tomada pelo clima mágico natalino e, todos os anos, a capital alemã é espaço para mais de 80 diferentes mercados de Natal, sendo que vários bairros contam com mais de um mercado de Natal.

Seria impossível listar todos os mercados de Natal de Berlim, mas vou mencionar alguns dos maiores e alguns dos meus preferidos.

Entre os maiores da cidade (e mais turísticos), e que certamente se encontrarão nas rotas turísticas, estão o „Weihnachtsmarkt am Alexanderplatz“  – a grande praça onde se encontra a Torre da Televisão (“Fernsehturm“) e o „Weihnachtsmarkt am Roten Rathaus“ – a Prefeitura vermelha, não distante da Alexanderplatz e junto à Unter den Linden, avenida principal do centro da cidade.

img_9999

Roda-gigante do mercado de natal da prefeitura vermelha (Weihnachtsmarkt am roten Rathaus). Vista estonteante da catedral, Torre da Televisão e da própria prefeitura. Vale a pena dar uma volta!  (foto de acervo próprio)

Os dois são bem populares e pelas localizações, bem turísticos. Oferecem as comidinhas típicas que não podem faltar e atrações como pista de patinação e roda gigante. Para quem está visitando a cidade ou um mercado de Natal pela primeira vez, são bem recomendáveis.

img_1003

Pista de patinação no gelo e os estandes do Weihnachtsmarkt am roten Rathaus ao redor. Vista da roda-gigante. (foto de acervo próprio)

Weihnachtsmarkt am Alexanderplatz: de 21.11.16 a 26.12.16 diariamente das 10h às 22h (excessão: 24.12 das 10:00 às 14:00!), entrada livre. Plus: é um dos maiores e mais visitados, com mais de 150 estandes e 2,5 milhões de visitantes por ano.

Weihnachtsmarkt am Roten Rathaus: de 21.11.16 a 29.12.16, seg. a sexta: 12h às 22h; Sab. e Dom.: 11h às 22h. Fechado no dia 24.12! Dias 25 e 26.12 das 11h às 21h; 28.12 e 29.12.2016 das 12h  às 21h. Entrada livre. Plus: A volta de roda gigante é imperdível. Custa 6 Euros e oferece do alto dos seus 50m uma vista de tirar o fôlego dos pontos mais icônicos de Berlin!

Outro mercado central interessante é o „Winterwelt am Potsdamer Platz“, que como o nome diz, fica na Potsdamer Platz, local que sempre faz parte do roteiro turístico em Berlin. O que o torna mais atraente é um imenso tobogã que chama a atenção de longe, e que convida crianças a adultos a uma pequena aventura bem em meio a prédios e avenidas movimentadas! Para os menos aventureiros, há também uma pista de patinação, onde tive o prazer de fazer minha estreia sobre o gelo! Mesmo que você nunca tenha patinado no gelo, a diversão é garantida! O aluguel de patins custa 2,50 Euros.

Winterwelt am Potsdamer Platz: de 04.11.16 a 01.01.2017, diariamente das 10h às 22h (24.12 somente até às 14h!). Entrada livre. Plus: as aventuras no tobogã e a proximidade com o Sony Center.

Também na região central de Berlin se encontra um dos meus mercados de Natal preferidos, o “Winterzauber am Gendarmenmarkt“. Este é um mercado diferenciado, é, digamos assim, o mercado de Natal que passou pelo raio gourmetizador! Brincadeiras à parte, são oferecidas aqui, junto aos quitutes tradicionais, comidas mais diferenciadas e existem inclusive restaurantes tradicionais da cidade que servem pratos mais elaborados e bons vinhos em pequenos salões montados dentro do mercado, unindo gastronomia de restaurante com o clima natalino típico dos mercados. Eu adoro o “Käsespätzle mit Trüffel“(massa típica alemã com queijo e trufa) servido aqui, especialmente acompanhado de uma taça de champagne. É de esquecer na hora o frio congelando os dedos!

unnamed

Spätzle (massa típica alemã) com trufa e ervas frescas, acompanhado de Champagne. Uma delícia! (foto de acervo próprio)

E o Glühwein é também de qualidade e procedência garantidos! O programa cultural e os estandes de artigos para presente também são diferenciados e é possível encontrar verdadeiras obras de arte, entre cerâmica, porcelana e fotografias para presentear alguém querido.

img_0804

Artesanato em madeira no Gendarmenmarkt

img_0802

Figuras religiosas em madeira esculpida à mão

Como se isso não bastasse, este mercado tem uma localização incrível em meio a um dos pontos históricos e turísticos mais importantes de Berlin, a Gendarmenmarkt, praça onde se encontra a “Konzert Haus“, a catedral alemã e a catedral francesa.

img_0747

Apresentação de coral no palco do Weihnachtszauber am Gendarmenmarkt. (foto de acervo próprio)

Winterzauber am Gendarmenmarkt: de 21.11.16 a 31.12.16, diariamente das 11h às 22h. 24 e 31.12 das 12h às 18h. Entrada: 1 Euro. Plus: clima natalino com boa comida e bebida em meio a um cenário histórico e com arquitetura fenomenal!

Outro mercado que gosto muito, e que pode ser considerado uma dica “insider“, é o “Winterdorf an der Arena”. Tem uma bela localização à beira do rio Spree, e uma parte do mercado ocupa um píer sobre o rio. Vista garantida e vento também!

img_0954

img_0947

Winterdorf an der Arena, estandes sobre o píer no Rio Spree. (foto de acervo próprio)

No quesito gastronomia é também diferenciado e oferece, além dos tradicionais comes e bebes, estandes de comidas internacionais como quesadillas mexicanas, Falafel, Flammkuchen de sabores criativos como pato com figo caramelizado, fondue e outras coisas!

img_0934

Flammkuchen de pato e figos caramelizados, ao fundo batata-doce frita. Muitos quitutes diferentes no Winterdorf an der Arena. (foto de acervo próprio)

Winterdorf an der Arena: de 25.11.16 a 18.12.16 de sexta a domingo. Sexta: 16h às – 22h, Sábado 12h às 22h, domingo 12h às 20h. Entrada: 1 Euro. Plus: É menos lotado, o que garante mais conforto e um ambiente tranquilo para apreciar a vista e saborear comida de qualidade!

E como Berlin é a cidade da multiculturalidade, não poderiam faltar mercados de Natal internacionais, e um dos mais famosos e que gosto muito é o „Lucia Weihnachtsmarkt in der Kulturbrauerei“. Este é o mercado de natal de tradições escandinavas. Além do Glühwein alemão, é possível saborear as bebidas típicas de Natal da Suécia, o “Glögg“, da Finlândia o “Glögi  – ambos feitos com vinho, destilado e especiarias, e um ponche islândes, chamado “Jolaglögg“, feito com cerveja preta, suco de laranja e rum!

img_1050

Provando “Jolaglögg“, o ponche islandês. O sabor é, digamos, peculiar!

Além das bebidas, são oferecidas especialidades culinárias de inverno dos países escandinavos como salsicha sueca de alce, salame de rena e até Gulasch de alce! Para paladares menos aventureiros, as comidas tradicionais alemãs estão garantidas! É um agradável e pequeno mercado localizado no pátio central de uma antiga cervejaria de arquitetura belíssima, vale muito a visita!

img_1041

 

Lucia Weihnachtsmarkt in der Kulturbrauerei: de 21.11 a 22.12.16, diariamente. Seg. a sexta 15h às 22h, Sáb. e Domingo 13h às 22h. Entrada livre. Plus: diversidade cultural e bela arquitetura.

Ainda no clima de multiculturalidade, vale a pena mencionar o mercado de natal japonês (“Japanischer Weihnachtsmarkt“)! Acontece somente em um final de semana do mês e esse ano foi nos dias 03 e 04.12. O objetivo é celebrar a cultura e a comunidade japonesas em Berlin. É realizado também na Arena, junto ao Winterdorf. Diversos estandes oferecem comidas típicas originais japonesas, desde pratos com o tradicional arroz e curry, espetinhos e sushis até quitutes doces como waffle recheado com pasta de feijão e cheesecake de chá verde.

unnamed-1

Waffle doce recheado. As opções de recheio eram batata-doce, pasta de feijão e chocolate. (foto de acervo próprio)

Sake, luta de sumô, artesanato, cerâmica típica e muitas outras curiosidades em um clima harmonioso à beira do Spree. Eu adorei e recomendo para quem vier nesta época no ano que vem!

img_1070img_1082img_1058

Existe ainda uma infinidade de mercados de natal em Berlim, dos mais tradicionais realizados em castelos aos mais variados enfoques, inclusive mercados de produtos orgânicos, de produtos veganos, mercados de produtos de designers locais e outros com enfoque em peças de segunda-mão. Para todos os gostos e bolsos há presentes e diversão garantidos!

Sobre preços: existem pequenas variações entre um mercado e outro, com a tendência de custar um pouco mais caro nos mercados mais centrais e turísticos. Uma caneca de Glühwein ou de chocolate quente custa em média 3 a 4 Euros. Atenção: para as canecas de bebida é cobrado um depósito, geralmente de 2 Euros, que se recebe de volta ao devolver a caneca vazia. Salsichas simples com pão e mostarda custam em média 3 Euros, sanduíches mais complexos de 5 a 8 Euros em geral. Quitutes mais elaborados como Flammkuchen, Raclette, Sopas e Spätzle custam de 5 a 10 Euros. Um crepe com Nutella custa na média 3 Euros. É possível comer e beber bem com cerca de 10 a 15 Euros por pessoa.

img_0937

Frohe Weihnachten!

_______________

Cristiane Schlup é de Blumenau, médica, e vive com o marido brasileiro e também médico na Alemanha desde 2013. Para saber mais sobre ela acesse a mini-bio clicando aqui. Para atualizações do blog Brasil com Z, sigam-nos no Facebook e Twitter. Querem ver fotos lindas da Cris e dos outros autores do blog BZ? Passem no nosso Instagram agora e sigam-nos! 

10 Comentários leave one →
  1. edvanfleury permalink
    21/12/2016 11:14

    O japão tá em tudo que é lugar. Eu só não sei se ia gostar desse Flammkuchen. Adorei o post. Bjs

    • 21/12/2016 13:11

      Menino, tá doido? Delish delish!

      • edvanfleury permalink
        04/01/2017 11:56

        ahahahah adorei o delish. Semana passada encontrei esse Flammkuchen aqui em Beijing mas não consegui provar pq era muito caro para os meus padrões. Bjs

    • 27/12/2016 9:21

      Se nao gostar desse, tem vários outros sabores de Flammkuchen! Com certeza você acha um do seu agrado!

  2. 21/12/2016 12:39

    Que post rico de informações, Cris! Inúmeros mercados numa mesma cidade, para todos os gostos e bolsos. Triste o que aconteceu do ataque, mas não diminuiu em nada minha vontade de conhecê-lo. E semana que vem estou aí em outro mercado, de Dortmund, Beijos, lindo post!

    • 27/12/2016 9:24

      Obrigada, Ana!
      Será necessário estar mais atento a seguranca, mas nao podemos e a cidade nao pode deixar de viver por causa do medo. Os mercados de Natal sao mesmo encantadores, é o que mais gosto dessa época no hemisfério Norte! Viel Spaß in Dortmund!

  3. BEATRIZ LEITE permalink
    23/12/2016 15:31

    Maravilha de post. Parece que estamos ai, com você.

    • 27/12/2016 9:27

      Obrigada! Que bom que você teve essa sensacao. E quando puder, venha curtir os mercados de Natal ao vivo, é uma experiência maravilhosa!

Trackbacks

  1. Os mágicos mercados de Natal em Berlim — Brasil com Z | O LADO ESCURO DA LUA
  2. Delícias bávaras para as quatro estações | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: