Skip to content

Nosso custo de vida em Edmonton, Canadá

31/08/2017

bz_canada Tallitha Campos – Edmonton, Canadá

Uma das primeiras coisas que eu pesquisei sobre Edmonton antes da mudança em 2014 foi o custo de vida na cidade. Existem bons sites que ajudaram a ter uma noção de preços como, por exemplo, moradia e alimentação. Eu usei bastante o Cost of Living (Numbeo), mas outro site bem legal é o Expatistan que também permite comparar custo de vida entre duas cidades – caso você esteja em dúvida de onde morar.

Neste post irei compartilhar os gastos fixos mensais que temos como casal sem filhos morando no Canadá (opa, isso vai mudar para mim logo, logo). Também vou relatar um pouquinho como foram nossos custos com moradia no início e como isso pode variar conforme o tipo de moradia e a localização do imóvel. Obviamente, o custo depende muito do estilo de vida que a pessoa deseja ter e o local onde reside. Não pretendo expor a nossa renda familiar, mas apenas contextualizando: eu tenho um emprego full-time em uma empresa de desenvolvimento web de software, e meu marido é estudante de doutorado recebendo bolsa de estudos.

Nota: todos os valores totais listados abaixo incluem GST (Goods and Services Tax). GST é um imposto de 5% estabelecido pelo governo do Canadá adicionado ao preço de quase todos os produtos e serviços. Alberta, assim como os Territórios do Norte, Nunavut e Yukon, não cobra o PST (Provincial Sales Tax). Saiba mais sobre essas taxas nesse link.

Moradia

Quando chegamos em 2014, pagávamos CAD$1025 no primeiro apartamento que alugamos (prédio antigo, um quarto, garagem descoberta e lavanderia compartilhada). Em 2015 nos mudamos para um apartamento melhor (prédio novo de concreto, dois quartos, lavanderia individual e ar-condicionado) e pagávamos CAD$1750. Hoje temos casa própria financiada e o valor da prestação com seguro é CAD$1340 – é uma townhouse. No cálculo de moradia temos que considerar o property tax que é equivalente ao IPTU do Brasil. O valor é ajustado anualmente conforme a valorização do imóvel e esse ano pagamos CAD$2550 à vista, mas se diluirmos ao mês temos o valor de CAD$212. Além disso, é mandatório ter seguro do imóvel (seja alugado ou próprio quando financiado). Pagamos anualmente mas o valor mensal equivale a CAD$10. Mais detalhes na tabela abaixo.

Serviços básicos e internet

  • Serviços básicos ou utilities: vá se acostumando com essa palavra “utilities”, pois é o termo usado para definir os serviços básicos que são oferecidos aos cidadãos canadenses como luz, água e gás. Temos todos os serviços com a Epcor e o valor médio mensal é CAD$200. A fatura inclui: eletricidade, água, drenagem, gás para aquecimento e taxas fixas como entrega de energia, tratamento da água e coleta de lixo. Normalmente quem mora de aluguel paga apenas eletricidade, visto que os demais serviços já vem embutido no valor do aluguel. No inverno esse valor aumenta um pouco devido ao maior consumo de gás para aquecer a casa  –  pensa em manter uma casa quentinha com temperaturas de -30°C. Veja um exemplo de fatura durante o verão:
    Utilities exemplo em Edmonton 01

    Fatura de Junho 2017. Fonte: Tallitha Campos

    Utilities exemplo em Edmonton 02

    Fatura de Junho 2017. Fonte: Tallitha Campos

Internet e TV

Existem várias prestadoras de serviços e opções de planos de internet, mas aqui somos clientes da Shaw. Assim como no Brasil, também há o conceito de combo (telefone, TV, internet), porém temos apenas plano de 150MB de banda de internet com limite de 1TB para download (detalhe, essa é a velocidade real, não aquela balela que as operadoras nos oferecem no Brasil #NetMentirosa). Total: CAD$85. Como não assinamos TV à cabo, assistimos nossas séries e filmes no Netflix e Hulu. Total: CAD$27

Casa própria 2016 Aluguel 2015 Aluguel 2014
# Quartos 3 2 1
Garagem Coberta para 2 carros Coberta para 1 carro por $100 Externa para 1 carro por $25 (ruim no inverno)
Lavanderia Privada Privada Compartilhada no predio
Localização Sudoeste, suburbio Central, proximo a Universidade Central, proximo a Universidade
Valor (CAD$) 1340 1650 1000
Condominio (CAD$) 100 0* 0*
Utilities (CAD$) 200 60* 50*
Internet (CAD$) 112 177 87
Seguro (CAD$) 10 10 10
IPTU (CAD$) 212 0* 0*
Total (CAD$) 1974 1997 1172

*Apenas eletricidade é cobrada quando morando de aluguel. As demais tarifas (água, gás, etc.) já estão embutidas no valor. Assim como a taxa de condomínio e IPTU. Valores de Internet e TV tendem a ser consistentes.

Celular

No Canadá, temos um plano empresarial com a Bell através do meu trabalho. O valor é descontado em folha todo mês. Total para duas pessoas: CAD$147

Alimentação

Essa é a parte mais difícil de calcular no tema “custo de vida no Canadá” pois varia muito e depende dos gostos culinários de cada um. Temos um budget mensal para gastar em supermercado e restaurantes, mas normalmente extrapolamos pois nos damos ao luxo de comer bem. Em média gastamos CAD$650 em supermercado, CAD$150 em cafeterias e CAD$300 em restaurantes em geral. Vale citar que esse valor é relativamente alto visto que temos uma dieta sem glúten e sem leite. Também optamos por alguns produtos orgânicos, o que justifica o valor alto. Total: CAD$1100

Saúde

O sistema de saúde em Alberta é público e gratuito, portanto o custo é zero. Também temos plano privado de saúde oferecido pela empresa que trabalho sem custo adicional. Quando ficamos doentes e precisamos de remédios, o plano cobre parte e reembolsa outra parte que gastamos com medicação (desde que receitado por um médico).

Transporte

  • Transporte público: pago CAD$94.25 pelo passe mensal – o passe individual custa CAD$3.25. Nesse link você encontra mais informações sobre as tarifas. O Rodrigo tem o passe como estudante embutido no valor que é pago à Universidade.
  • Automóvel: temos um carro e o custo mensal com gasolina dentro da cidade é em média CAD$100. O seguro de carro é algo que consideramos bem caro. O seguro total para o nosso carro custaria mais de CAD$2500. Como o nosso carro é antigo, optamos por pagar o seguro apenas contra terceiros (obrigatório) e pagamos CAD$125 por mês. Quando morávamos de aluguel na região central, usávamos bem menos o carro, então o gasto com gasolina era no máximo CAD$50.

Entretenimento

Não costumamos pagar para ir ao cinema pois temos pontos com o nosso banco que nos dá direito a usar nos cinemas da rede. Gastos com bares, sim. Digamos que gastamos em torno de CAD$100.

Cálculo final

  • Moradia: CAD$1340 (prestação) + CAD$100 (condomínio) + CAD$212 (IPTU) + CAD$10 (seguro) = CAD$1662
  • Serviços básicos: CAD$312
  • Celular: CAD$147
  • Alimentação: CAD$1100
  • Saúde: CAD$0
  • Transporte: CAD$94.25 (passe mensal) + CAD$100 (gasolina) + CAD$125 (seguro) = CAD$319.25
  • Entretenimento: CAD$100

Total: CAD$3640.25

A evolução do nosso custo de vida nos últimos três anos mudou muito conforme a nossa faixa salarial e nossos objetivos de vida. Eis um comparativo que não inclui o ano de 2014 pois definitivamente foi um ano de adaptação e não gastávamos muito com alimentação, gasolina ou entretenimento.

Casa própria em 2016-17 Aluguel em 2015-16
CAD$3640.25 CAD$3613.25

Espero que esse post tenha ajudado aos futuros imigrantes ou curiosos de plantão a terem uma noção de quanto um casal gasta mensalmente em Edmonton, Alberta. Tenha em mente que gastos com roupas ou itens para casa não estão nessa lista pois são esporádicos. A partir de outubro tudo isso irá mudar pois teremos um bebê novinho para cuidar e provavelmente vamos adaptar nosso custo de vida com a chegada dele.

BLOG TAllitha casa 1

Foto: quartinho esperando o bebê, perfil do Instagram da autora @tallithacampos

Se você está pensando em imigrar para o Canadá, não deixe também de ler mais sobre o assunto no site oficial de imigração. E, se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários abaixo. Posso dar outros exemplos de amigos que recém chegaram no Canada.

_________________

Tallitha Campos é gaúcha, engenheira por formação, trabalha com qualidade e desenvolvimento de software. Mora em Edmonton com o marido desde 2014. Sigam-nos no Facebook para atualizações diárias sobre morar fora e dicas de turismo no exterior. Blog Brasil com Z, um blog feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo!  Sigam-nos também no Twitter e Instagram para acompanhar as fotos dos nossos autores. 

8 Comentários leave one →
  1. 31/08/2017 14:42

    E tem gente que se ilude e pergunta: Dá pra viver com salário mínimo no Canadá?
    Bom, dá né.. se comer marmita pra sempre e morar dividindo casa com 15 pessoas .. aí quem sabe.. 🙂

    Obs: Bem caro o “IPTU” por aí. Seguro de carro é bem caro também, mas eu já tinha pesquisado e sabia da média.

    Obs2: O padmapper é bem legal pra pesquisar aluguéis e preços de imóveis.

    Obs3: Seu marido recebe bolsa do Canadá? Pq quando recebe bolsa aqui do BR é obrigatório, até onde eu sei, passar o equivalente de anos no exterior aqui no BR depois da obtenção do título.

    • Tallitha Campos permalink
      31/08/2017 16:13

      Oi. Obrigada por comentar no meu post. Não é impossível viver com salário mínimo anual ou por hora. O governo chega a dar subsídios pra quem precisa e os descontos no imposto de renda são menores também. Na verdade, é bem possível. Claro, depende do estilo de vida e do número de pessoas vivendo com aquela renda. Seria apertado sim e essas pessoas se privariam de muita coisa que o primeiro mundo oferece, mas não a ponto de ficar na linha de pobreza. O salário é justo.

      Ótima dica do paddmapper. Talvez valha a pena um outro post apenas sobre aluguel. 🙂 O imposto da casa é alto comparado ao Brasil mas é proporcional a quanto a casa vale. 60% do valor vai para escolas públicas ou católicas do bairro. Todo o imposto aqui é usado corretamente, então apesar de alto sabemos que há retorno.

      Ah, iremos ao Brasil quando acabar os estudos dele.

      • 01/09/2017 13:23

        Aqui é dose… nossos impostos vão todos pro ralo.. são mal gastos e boa parte vai pra bancar a corrupção gerenalizada.

        Aqui o que é complicado também é a falta de respeito com as pessoas.. ontem quase fui atropelado na faixa de pedestres. E olha que Brasília é onde as pessoas “se orgulham” de respeitar a faixa. Imagina se não fosse assim né?

        Ano que vem, se tudo der certo, eu e minha esposa estaremos aí em Edmonton também. Ela vai fazer um Pós Doc na Universidade de Alberta. 🙂

      • Tallitha Campos permalink
        01/09/2017 17:38

        Nossa! Um absurdo mesmo. Boa sorte pra voces com a mudanca ano que vem. Vai dar certo! Tem muitos brasileiros na UofA.

  2. 31/08/2017 22:32

    Super post! Parabéns! Eu adoraria morar no Canadá. Foi o 1º país que conheci quando passei um mês estudando e morro de amores e boas lembranças!

    Abraços,
    Daniel
    https://poltrona22.com/

    • Tallitha Campos permalink
      01/09/2017 17:39

      Obrigada pelo teu comentario, Daniel! Sempre ha oportunidades para voltar ao Canada. 😉

  3. 01/09/2017 19:01

    Amei!!

    Muito bom esse post, estou adorando visitar e ler os posts deste blog, sempre tem posts legais e com dicas interessantes, informações e muitas coisas boas…

    Parabéns !!!

    • Tallitha Campos permalink
      01/09/2017 20:11

      Oi Maria, obrigada! Espero ter ajudado de fato. Continue acompanhando o blog. Tem muito conteudo bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: