Skip to content

Cerveja, café, cannabis & co: uma curta viagem para Portland, EUA

17/10/2017

Manuela Marques – Portland, EUA

Hoje, a Manuela Marques (nossa autora de Munique, na Alemanha) nos conta um pouco sobre Portland. O “Brasil com Z” adora quando os autores saem do seu país adotado para falar um pouco sobre locais que conheceram a lazer ou trabalho. Já ouviram falar de Portland, no Oregon? A Manuela mostra o que é legal de se fazer por lá!

BLOG ORegon

A costa oeste dos Estados Unidos é famosa por cidades como São Francisco e Los Angeles. Mas… Portland? Surpreendentemente, Portland está constantemente na lista das melhores cidades para se viver na América. Na expectativa de ver a maior cidade do estado de Oregon numa viagem a trabalho, eu me perguntava: qual é o big deal de Portland?

Já posso adiantar: Portland is a big deal. E vale a pena colocar essa cidade no seu roteiro de viagens!

Big deal 1: esquisitona, alternativa e intelectual

IMG_2256

Keep Portland Weird (Mantenha Portland Esquisita) diz um dos graffittis mais famosos da cidade. De fato, quem vive em Portland se orgulha do viés alternativo da cidade que é composto de uma batelada de artistas e ripongas. Em lugares como Hawthorne Avenue assim como na 23rd Street é possível encontrar uma série de lojinhas vendendo artigos de artistas locais, um monte de coisas que você não precisa mas que você tem que comprar, de canecas e cadernos até livros sobre peidos.

Além disso, não importava com que meu conversasse, todos me diziam que eu tinha que passar na maior livraria independente dos Estados Unidos, a Powell´s City of Books. E tinham razão: essa livraria te deixa de boca aberta. Vendendo livros novos e usados, tenha certeza que se seu coração bater mais forte por literatura você pode passar horas ali dentro. Em quatro dias eu fui à Powell´s três vezes. Daí, vocês já viram o meu prejú.

IMG_2448Powell´s City of Books.

O estado do Oregon, onde fica Portland, também é um dos mais progressivos quanto ao uso recreativo de maconha. A cidade tem lojas que vendem maconha de formas diferentes para quem quiser provar. Até maconha sem glúten a gente encontra. Esquisitão, bro.

IMG_2244Maconha sem glúten? Oh, yeah.

Big deal 2: loucos por comida, cerveja e café

Portland se orgulha de ter uma grande população de food trucks, ou seja, caminhões que servem comida, algo que não parece especial mas que te dá aquela sensação de que a cidade tem uma vibração mais descolada. Não se precisa almoçar em lugares cheios de fru-fru; a cidade vive dessa atmosfera leve.

Não é porque existe uma cultura de food trucks que os cidadãos de Portland não apreciem comida. Muito pelo contrário: quem mora em Portland aprende a apreciar os sabores do que é local, sustentável e orgânico, uma certa obsessão até de escolher os ingredientes com cuidado. Food is a big deal.

IMG_2456Boa comida sem preconceito: os food trucks.

Na cidade existe a cultura de se produzir o que se chama de fancy junk food, ou comida não saudável-chique. Se você pedir um burger num pub, e olha que em Portland tem muitos pubs, tenha certeza que o burger será repleto de gueri-gueri (rs): queijos diferentes, abacate, o que for. Uma mistura do que é tradicionalmente americano com um toque mais sofisticado.  Brunch é também uma onda que os cidadãos de Portland A-D-O-R-A-M (e eu também). Mesmo o básico vai ter um toque especial, tipo ovos com alho.  Pode ser que você olhe com suspeita para o prato, mas eu te garanto: é uma delícia.

IMG_2466Fancy junk food com um livrinho comprado na Powell’s. Tudo de bom.

É lógico, em certos momentos existe um certo exagero. Na sorveteria Salt & Straw as combinações mais malucas estão disponíveis. Sorvete de azeite? Claro que existe. Morango com pimenta? Também. Pera e queijo daqueles bem fedorentos? Oh, yeah.

Vou admitir que meu paladar não é assim tão sofisticado e, depois de provar alguns sabores, pedi o sabor mais monótono: chocolate. Boring!

IMG_2242Sorvete sofisticadíssimo na Salt & Straw.

Mas não só de comida boa vivem os Portlanders. A cidade tem uma cultura incrível de café, com muitas iniciativas que recebem café de todas as partes do mundo e lá eles moem e torram os grãos de uma forma quase científica. Lá fiz uma espécie de coffee tasting no Buckman Coffee Factory; eles levam a cultura do café bem a sério (o que eu adoro, porque amo café). Cerveja então… ave Maria, o que não falta são as tais craft beer (cervejas artesanais) e pubs.

IMG_2198Coffee tasting na Buckman Coffee Factory.

IMG_2247Para sobreviver o jetlag: canecas e mais canecas de café.

De onde vem tanto foco em cerveja, café e comida? Dizem os moradores de Portland que tudo é culpa do tempo chuvoso e geralmente cinza da cidade. Sem muita colaboração de São Pedro, eles criaram uma cultura de cafés, pubs, livrarias, restaurantes e bares que dão o toque especial a Portland.

Fato é: os americanos adoram criar coisas novas, inspiradoras. Portland é, com tempo bom ou tempo ruim, uma prova disso.

 Big deal 3: verde e esportista

Pode ser que o tempo nem sempre colabore, mas fato é que Portland tem uma natureza exuberante ao seu dispor no estado do Oregon. Até a filmagem da saga Twilight reconheceu essa beleza: muitas das locações estão distribuídas nesse estado. A cultura de caminhadas, escaladas, e outros esportes radicais são emblemáticos do Oregon.

Mas em Portland mesmo existem muitas opções: do Washington Park, que é considerado um dos maiores parques urbanos dos EUA, onde se encontram muitas atrações. De Zoológico até um jardim de rosas e um Jardim Japonês lindíssimo, o parque dá aos moradores da cidade um fantástico lugar para se conectar com a natureza. No pequeno mas apaixonante Jardim Chinês você pode apreciar a paz de um lindo jardim no meio da cidade. Ambos jardins orientais oferecem casas de chá; tome um tempo para você e aproveite.

IMG_2406O Jardim Japonês no Washington Park.

IMG_2289Em Chinatown: o Jardim Chinês

Andar de bicicleta é quase sinônimo de respirar na cidade. Clubes de ciclistas estão cada vez mais na moda, e é muito comum que as pessoas troquem os carros e transporte público pelas bicicletas, o que está de acordo com o modo sustentável de viver dos Portlanders. Andar de bicicleta à beira do rio Willamette ou atravessar as diversas pontes da cidade é um must. Além disso, vale ressaltar que é mais que possível unir a bicicleta com cerveja: é só você marcar de fazer um tour por algumas cervejarias da cidade com um beer bike. Tem coisa melhor?

IMG_2102Eu e um colega nos preparando para o tour das cervejarias.

Go Portland!

Se você está planejando passar pela costa oeste dos Estados Unidos e está à procura de um destino menos turístico e autêntico, Portland é o lugar certo. Aproveite para explorar as belezas do Oregon e depois me conta o que você viu.

IMG_2231

À beira do rio Willamette, com meus cabelos esvoaçantes, eu me despeço de vocês dizendo: “See you soon”!

__________________

Manuela Marques Tchoe é mãe, diretora de marketing em Munique e escritora nas horas vagas. Para saber mais sobre ela, acessem o blog pessoal Baiana da Baviera. Para ver fotos da Manuela pelo mundo e dos outros autores do blog, acesse e siga o perfil do “Brasil com Z” no Instagram. Aproveitem a onda e sigam-nos também no Twitter e nossa página no Facebook para atualizações diárias do blog e reportagens internacionais. Blog “Brasil com Z” um blog feito por brasileiros expatriados, vivendo nos quatro cantos do mundo! Quer participar do blog? Conte-nos sua história e motivação: blogbrasilcomz@gmail.com

5 Comentários leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    17/10/2017 7:31

    Quando eu li seu texto sobre Portland e a cultura de livros, café, comida e toda esse lado weird… pensei: na próxima encarnação é pra lá que eu vou! Mas, deve chover prá dedéu por lá e ser nublado, porque vampiro não gosta de sol não. Hummmm…
    Beijo!

    • Manuela Marques Tchoe permalink
      21/10/2017 14:32

      Valeu muito a pena!!!! Beijos

  2. Marli permalink
    19/10/2017 2:51

    Nossa, achei Portland um lugar incrível. Tem café? Então vamos lá! rsrsrs

  3. Laura Hormain permalink
    20/10/2017 20:55

    Adorei.Minha próxima é Portland!!!!

    • Manuela Marques Tchoe permalink
      21/10/2017 14:32

      Bom plano! Obrigada pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: