A maioria dos turistas que chegam a Índia, entram pelo Aeroporto Internacional em Delhi. A partir dali fazem, geralmente, o trivial: 2 dias em Delhi, mais uma tour por Agra, onde fica o Taj Mahal e, um passeio básico por Jaipur, cidade bastante exibida durante a novela Caminho das Índias. Os que possuem uma agenda mais flexível, costumam esticar sua viagem até Varanasi, com seu Rio Ganges e, às vezes, indo até o Nepal. E só.

Jama Masjid - Delhi

Jama Masjid – Delhi

Jaipur- A famosa Pink City

Jaipur- A famosa Pink City

Eu na frente do Taj Mahal: dispensa apresentações

Eu na frente do Taj Mahal: dispensa apresentações.

Este é, claro, o trajeto mais famoso e óbvio para quem vem à Índia. Mas, hoje, eu desafio o nosso viajante a começar sua viagem pelo outro lado do país: pelo sul.

Para deixar nosso leitor melhor familiarizado, vamos ao mapa.

O sul é lá no final no mapa da Índia, quase chegando ao Sri Lanka.

O sul é lá no final no mapa da Índia, quase chegando ao Sri Lanka.

  O Sul da Índia não é tão explorado assim, nem tão famoso como o Norte. Mas, nem por isso menos belo e exótico. Listei algumas das razões pelas quais você realmente deveria começar seu tour indiano pelo sul:

As pessoas – Sim, são todos indianos, mas a diferença cultural entre Norte e Sul é gritante. As pessoas do Sul são mais calmas, simples, muito gentis, amistosas e sempre com um sorriso nos lábios. Aqui, diferente do norte do país, seu sorriso será retribuído.

Tamil people

Segurança – Não que o Norte da Índia seja perigoso, mas a maioria dos casos de violência, sobretudo contra a mulher, acontece no Norte. Já no Sul, devido a pacífica cultura local, os turistas podem ficar tranquilos, sobretudo as mulheres que viajam sozinhas. Tenho várias amigas estrangeiras que viajaram sozinhas pelo sul da Índia e sempre se sentiram muito seguras. Eu mesma sempre viajo sozinha pelo sul e, posso te garantir que é muito seguro, mesmo não falando a língua local.

A grande variedade de pratos no café da manhã. – São pratos saudáveis e saborosos que vão te deixar em forma. E, a maioria, desafia suas habilidades manuais, já que têm que ser comidos com as mãos. E, caso não queira nada apimentado, basta não adicionar o molho, pois lá é que a famigerada pimenta se encontra. 

Selecao de comida Indiana

E, a maioria, sem acompanhado do delicioso café com leite, já que o sul da Índia é um grande produtor de café.

cafe indiano

Cultura hindu sem influência islâmica– Como muitos de vocês sabem, o Norte da Índia e uma parte do sul, estiveram sob domínio de várias dinastias muçulmanas e que influenciaram profundamente a cultura local, sobretudo na língua, culinária e na arquitetura. O Taj Mahal, é um destes exemplos. Porém, a maior parte do sul da Índia não sofreu influência destes povos, preservando assim, uma cultura hindu milenar e muito interessante. 

Chennakesava Temple - Belur, Karnataka

Chennakesava Temple – Belur, Karnataka

Monumentos de tirar o fôlego – Visite locais que foram as capitais de antigos impérios como Vijayanagara e Hoysala ou os antiquíssimos templos em Tamil Nadu  (abaixo) ou Kerala.

O incrivel Meenakshi Temple na cidade de Madurai, Tamil Nadu.

O incrivel Meenakshi Temple na cidade de Madurai, Tamil Nadu.

Natureza riquíssima – Montanhas, praias, plantações de chá…a natureza foi generosa com o Sul na Índia.

Praia Varkala beach, Kerala

Varkala beach, Kerala

Mahabalipuram e seus belos templos

Mahabalipuram e seus belos templos

Hampi e a antiga dinastia Vijaynagara

Hampi e a antiga dinastia Vijaynagara

Sri Lanka – Estamos pertinho de outro país belíssimo e que merece ser visitado: O Sri Lanka. Ainda preciso dizer mais alguma coisa?

India

Como a maioria dos voos passam por Dubai, Abu Dhabi, Doha ou Addis Abeba, aproveite para pegar um vôo direto para Bangalore!

Bangalore é uma cidade grande, moderna, com metrô, shoppings, bons hotéis e restaurantes e é uma ótima porta de entrada no país. Aproveite para explorar um pouco o estado de Karnataka (cuja capital é Bangalore), onde há locais que vão te deixar de queixo caído, como Belur, Halebid, Hampi, etc.. .

De Bangalore, siga sua viagem para Tamil Nadu, onde você encontrará praias belas, uma autêntica cultura hindu, muitas igrejas antigas e cidades com grandes influências holandesas e francesas. Para encerrar o seu tour, se deixe perder pelas belas paisagens do estado do Kerala, onde a natureza foi mais que benevolente.

E então? Animados para explorar o sul da Índia? Qualquer dúvida, coloquem por favor nos comentários.

Até a próxima!

*Nota da edição: a Juliana já publicou um texto sobre Bangalore – “Desbravando o sul da Índia”. Não deixe de conferir!