Skip to content

O Inverno em Toronto

11/01/2018

Lilly Guchtain Toronto, Canadá

Estamos tendo um inverno extremo nos EUA e Canadá! E agora que você já viu em meu post anterior algumas razões para vir a Toronto no inverno, vou explicar aqui como viver o dia a dia no inverno canadense.

– Como se vestir no inverno em Toronto:

Não podemos esquecer que o mais importante é manter-se devidamente agasalhado. Toronto possui vários outlets que oferecem excelentes opções para se proteger dos dias gelados. Nos dias mais rigorosos, o indicado é se vestir como uma “cebola”, em camadas. A primeira camada seria uma blusa térmica, ou fleece, que ajuda a manter a temperatura do corpo. Também use uma calça do mesmo tecido. A segunda camada é uma blusa de lã ou moletom, junto com uma calça jeans ou de moletom, e por fim jogue por cima de tudo um bom casaco de neve. As roupas térmicas você encontra em qualquer lugar, até em grandes supermercados a preços bem em conta, mas no casaco não economize! Ele tem que ser impermeável, ter capuz, bolsos, ser abaixo da cintura e suportar as temperaturas negativas.

Eu de luvinhas vermelhas, para “aquecer” o visual! 

Hoje, grandes marcas já fabricam casacos com uma avançada tecnologia que aquecerá seu corpo independentemente de quão baixa as temperaturas estejam. Também existem os casacos feitos com penas de ganso naturais ou sintéticas, que são os mais comuns por aqui. O preço de um casaco de boa qualidade pode variar bastante, por isso prefiro não mencionar valores – podem se tornar diferentes em poucos meses. Gorros, luvas, cachecol e meias são indispensáveis, o importante é não deixar qualquer extremidade do corpo de fora. As luvas devem ser à prova d’água e dê preferência as que são touchscreens -àquelas que permitem manipular o celular- assim você não congelará os dedos para tirar fotografias ou consultar horários de ônibus (by the way  – eu uso o aplicativo ”RocketMan Transit” para me locomover aqui).

Fonte: via Pinterest

Outro item fundamental são as botas para neve. Elas têm que ser impermeáveis e anti-derrapantes, assim evitam que você escorregue no gelo.

Mas esse “kit de sobrevivência” não é usado durante todo o inverno, pois não são todos os dias que nevam! Pra falar a verdade, eu acho que em Toronto neva-se pouco. A bota de neve, por exemplo, eu só uso nos dias que neva, do contrário eu uso uma bota normal, e só me visto em camadas quando está um dia de frio muito rigoroso. Aqui é comum as pessoas terem dois tipos de casacos: um mais “leve”, para temperaturas mais amenas, e outro mais pesado, para se usar quando as temperaturas estão mais baixas.

Mas claro, todo o cuidado é pouco, afinal, o frio pode trazer hipotermia e queimaduras. O importante é sempre checar as temperaturas lá fora através de um aplicativo de celular antes de sair de casa! Se vier para cá, baixe-o no seu aparelho, pois será seu melhor amigo no inverno. Eu utilizo o “The weather network” e gosto muito. Fica a dica!

Olha essa tabela para você ter uma ideia das temperaturas em Toronto:

– As crianças e o inverno:

Sou mãe de um casal, um menino de 9 anos e uma menina de 8. Quando chegamos aqui era primavera, então tivemos tempo suficiente para nos programarmos pasa o inverno que logo estaria a caminho. Compramos todas as roupas necessárias para que as crianças  recebessem o inverno seguramente agasalhadas, porém, por mais que nos preparemos, há detalhes que só aprendemos vivenciando. Por exemplo: Aprendi aqui que certos produtos são milagrosos quanto aos cuidados da pele.  Mesmo morando no Sul do Brasil anteriormente, nunca levei a sério o inverno de Curitiba quando caíam bem as temperaturas por lá. Aqui aprendi também o valor de uma manteiga de cacau e de um bom hidratante para a pele.

Confesso que o coração de mãe aperta um pouco nessa época, pois não queremos ver nossos filhos doentes. Antes de me mudar para o Canadá, eu comecei a participar de grupos de Facebook de mães brasileiras que também se mudaram para cá com os filhos, e foi muito bom pra mim porque já  fui me inteirando em muitos aspectos da relação entre as crianças e o inverno e, curiosamente, muitas mães me disseram que quando os filhos chegaram aqui, eles se “curaram” de problemas respiratórios como asma, rinite e bronquite. Óbvio que isso não é uma regra mas eu ouço falar muito isso aqui. Este é o nosso terceiro inverno no Canadá e jamais pisamos em um hospital. Meus filhos, eu e meu marido nunca tivemos uma gripe, só resfriados leves, então eu descobri  que nem sempre morar num país gelado significa viver com o lencinho de papel na mão!

Outro cuidado importante que precisamos ter com as crianças no inverno canadense, é a vitamina D, já que durante essa época ficamos  menos tempo expostos ao sol, cuidado este que não se aplica só às crianças, mas aos adultos também. Já falei das vestimentas, mas outro detalhe muito importante na hora de vestir as crianças é que elas usem uma calça impermeável para os dias que nevam ou de muito frio. Essa calça é bastante popular por aqui e custa cerca de $15. Tomadas as devidas precauções é hora de brincar na neve e se divertir!  Mas quando as temperaturas caem bruscamente, as crianças devem manter-se aquecidas em casa ou na escola. Todas as escolas em Toronto têm pátios abertos para que as crianças saiam para brincar ao ar livre, mas nestes dias de temperaturas negativas rigorosas, elas não põem o narizinho para fora! A mamãe aqui agradece!

– Dirigindo na neve:

Eis aí um tema que muitas pessoas já me questionaram: “afinal, como é dirigir na neve?” E eu respondo que é tranquilo DESDE QUE se dirija devagar, mantendo uma certa distância dos carros e frear lentamente quando preciso, caso contrário o veículo pode derrapar, causando um grave acidente. Mas como eu disse, aqui em Toronto neva muito pouco perto de outros lugares no Canadá. Assim que neva, as ruas são tomadas por caminhões que removem a neve e jogam sal no asfalto, porque o sal ajuda a derreter a neve e a impedir derrapagens. Lembro que quando eu fui fazer meu teste para tirar a carteira de motorista foi em pleno janeiro! E bem naquele momento a neve começava a cair, e eu pensei: “vou reprovar nessa prova e ainda bater esse carro”!!! Que nada! Eu passei na prova e nunca mais senti medo de dirigir na neve. Aqui em Toronto, muitos motoristas optam por usarem pneus próprios para neve durante o inverno (winter tires) mas há controvérsias. Conversando com alguns canadenses, eles me disseram que esses pneus não fazem diferença aqui em Toronto, a menos que você vá viajar. Antes de sair dirigindo, o aconselhável é sempre checar as luzes, ar-condicionado e desembaçador, pára-brisa e os faróis.


Ah, aqui as pessoas também têm sempre à mão uma escova que limpa a neve do carro, em caso de o veículo ter ficado exposto à neve.

– Ondas de frio extremo em Toronto:

Em 2014, quando eu ainda estava no Brasil, vi nos noticiários que Toronto estava enfrentando um rigoroso inverno, com temperaturas que chegaram a 35 graus negativos! O frio foi tanto que até as cataratas da cidade de Niágara congelaram!

Esse inverno, 2017-2018, eu estou aqui e vendo de pertinho essa onda de frio extremo que Toronto e o resto do Canadá estão enfrentando novamente. Na madrugada de 6 de janeiro, Toronto registrou 37 graus negativos, muito abaixo do que deveria estar sendo para esta época do ano e mais uma vez as cataratas congelaram. As pessoas estão se perguntando aqui se é esse um fenômeno passageiro ou se permanecerá por toda a estação, visto que mal entramos no inverno! Mas os meteorologistas dizem que em breve vai se normalizar. Verdade ou não, fato é que estamos no Canadá, e portanto devemos sempre estar preparados para uma onda de frio ou uma tempestade de neve. Devido às fortes rajadas de vento, alguns lugares do Canadá estão registrando em seus termômetros 50 graus negativos! Mas como fazemos quando uma onda tão intensa de frio como essa nos atinge? Evitando ao máximo a exposição às baixas temperaturas. Somente em caso de uma forte nevasca se decreta estado de emergência. Seguimos nos mantendo aquecidos pelo calor de nossas casas, carros e o aquecimento do transporte público. Aliás, eu garanto que nossas casas aqui são mais quentinhas que as do Brasil. Não sofremos para sair da cama de manhã e nem na hora do banho, e pra mim, essa é uma das coisas que eu mais amo no Canadá: a calefação!  A vida nesses dias de temperaturas rigorosas não parou por aqui, mas é notável como afetou a rotina de todos. Até para os próprios canadenses que residem em Toronto, já ultrapassou os limites de frio tolerável. Devido às temperaturas baixíssimas, vários eventos ao ar livre foram cancelados, entre eles a “Toronto Polar Bear Dip”, um tradicional mergulho nas águas do lago Ontário que acontece há 13 anos no primeiro dia de janeiro. Mas espera-se que em mais alguns dias esse frio extremo se vá, porque…

…A vida é muito curta para vivê-la só no verão! Vamos nos agasalhar e curtir o inverno em Toronto! Ele pode surpreender você!

Nos vemos em breve no próximo post diretamente das terras geladas!

See you soon =)

_____________

Lilly Guchtain é de Curitiba, formada em Comunicação Social e mora desde 2015 em Toronto, no Canadá com o marido brasileiro e dois filhos. Ela curte fotografia e busca aproveitar intensamente cada canto dessa cidade fascinante. Perfil do Instagram: @lilly.ca

Blog “Brasil com Z”, um blog feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo! Sigam nosso Instagram com fotos de nossos autores e no no Facebook e Twitter para atualizações diárias. 

4 Comentários leave one →
  1. marlicarmen permalink
    11/01/2018 23:01

    Lilly, eu vi suas fotos no instagram, são de congelar…deu pra sentir o frio olhando elas rsrsrsr Adorei sua postagem, faz parecer mais bonito esse frio extremo.

    • lillyguchtain permalink
      11/01/2018 23:13

      Obrigada, MC! Tivemos dias de um frio surreal! Mas a vantagem é que quando as temperaturas normalizam, ficamos mais fortes hehe, e sentimos menos frio. Por exemplo, hoje está 10C e está muito “agradável”! Um beijo!

  2. 22/02/2018 10:32

    Matéria muito interessante e elucidante no que concerne ao Inverno Canadense/ou inverno rigoroso nos EUA e Europa. ✌🤘

    • lillyguchtain permalink
      22/02/2018 17:30

      Muito obrigada pelo seu comentário! T😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: