Skip to content

Feliz Ano Novo – com açúcar e gluhwein!

28/12/2010

 
Ana Fonseca – Amsterdam, Holanda

 

É tradição na Holanda comer diversos itens de pastelaria assim que as temperaturas caem e a festa de Sinterklaas no início de dezembro acaba. São produtos especiais, vendidos em grandes lojas de departamentos, lojas de tortas e pastelaria (as chamadas “banket bakkerij”) e quiosques pelas praças das cidades e vilas.

Os mais importantes itens de pastelaria holandesa no inverno são:

Ananasbeignets e appelbeignet: almofadinhas de massa recheada com uma fatia grossa de abacaxi ou maçã.

Appelflappen: triângulos de massa de ovos e trigo recheados de cubinhos de maçã. Tanto o appelflap quando os beignets são fritos em óleo quente e polvilhados de açúcar cristal e canela.

Oliebollen: bolinhos de óleo. Parecem intermediários entre uma massa de bisnaga e uma rabanada. Podem ser sabor “natural” ou com uvas passa. Polvilhados com açúcar em pó – são os meus favoritos para acompanhar um chá ou café.

Appelbollen: uma bola de massa recheada com pedaços de maçã, amêndoas e canela.

Todas essas delícias tem muitas calorias – e ainda bem que só são vendidas durante um mês por ano, hehe. Mas debaixo do frio e neve não há nada melhor do que se abrigar em um quiosque e comer uma dessas especialidade. Ou então em casa diante do aquecedor ou da lareira. Com gluhwein (uma espécie de quentão) nem se fala…

Um doce e feliz Ano Novo a todos os leitores e colunistas. Gelukkig Nieuwjaar !

(Foto: papel de embrulho de patisseria, arquivo pessoal da autora)

__________

Ana Fonseca mora na Holanda. Sigam nossa fanpage no Facebook para atualizações diárias, nosso Twitter e nossa conta no Instagram. Gostou das postagem? Então compartilhem-na nas mídias sociais. “Sharing is caring” Agradecemos!

4 Comentários leave one →
  1. 29/12/2010 1:12

    Parece tudo muito gostoso! O que me intrigou mais foram os nomes. Não consigo nem ler direito, quanto mais pronunciar. rs

  2. 29/12/2010 9:22

    Hmmm… e por que será que só vendem um mês por ano? Parece ser muito bom ! Digo parece porque os doces aqui na Espanha são lindos e parecem muito gostosos, mas na realidade são ruins, pura nata.

    • 29/12/2010 10:04

      Pois e’ Glenda, tambem fico encafifada com isso. O dono de uma padaria pastelaria (o unico na minha village) que tambem ‘e muito nosso amigo disse que para com a producao de oliebollen ja no dia 3 de janeiro. Ha quiosques proximos a rinques de patinacao e pontos turisticos nas grandes cidades que seguem vendendo esses artigos durante janeiro. Mas eu acho que holandes gosta mesmo e’ de comer pedacos de bacalhau empanado em tempura e fritos, croquetes de todo tipo e batata frita com molhos malucos.

  3. Carla permalink
    30/12/2010 0:52

    Hummmmmm. Adorei !O pior nisso tudo é que além de escrever muito bem a pessoa ainda tem a capacidade de cozinhar maravilhosamente bem ….aiiiii, o Brasil sente muito
    a tua falta !!!!Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: