bz_suica André Fernandes – Suíça

Antes de pisar pela primeira vez na Suíça, tinha apenas um breve imaginário do cenário com montanhas e fazendas, paisagens de interior para descanso.

Realmente, a fama se confirma. Para quem curte a vida tranquila do interior, não faltam opões na Suíça cercadas de montanhas e lagos. O que tem me chamado a atenção é o fato de a população suíça não se concentrar em cidades. As maiores cidades como Zurich, Geneva não tem mais que 500.000 habitantes. Estou vivendo em Berna, que tem em torno 125.000 habitantes (dados de 2012). E a população  do país totaliza 8 milhões de pessoas.

A maioria dos suíços vive em vilarejos – em alemão, dorf – com população na casa dos 2.000, 4.000; não mais que 10.000 habitantes. Muitos vilarejos funcionam como cidades-dormitório e a maioria de seus moradores trabalham e/ou estudam numa cidade próxima durante o dia.

Por ser um pais pequeno e com uma excelente infraestrutura logística, é bem tranquilo se locomover 30 ou 40 minutos de trem de uma cidade a outra, mesmo em distâncias longas. Longe da realidade de passar 2 ou 3 horas engarrafado no trânsito como se vê nas maiores cidades brasileiras. Além dos trens, as redes de ônibus, trams e as ciclovias possibilitam a mobilidade de forma eficiente. Transporte público é massivamente utilizado.

Trem da SBB, Companhia de Trem Suíça, que é o meio de transporte largamente utilizado no país. Imagem extraída de www.blick.ch

Trem da SBB, Companhia de Trem Suíça, que é o meio de transporte largamente utilizado no país. Imagem extraída de http://www.blick.ch

Um ponto importante para compreender é, como o Brasil é um país grande, nosso senso de distância é bem diferente da maioria dos europeus. Em 4 horas de estrada ou de trem, eu mal atravessaria Santa Catarina, por exemplo. Para suíços, 2 horas de trem é “muito longe”. Isso mesmo, é considerado longe. Os suíços com quem convivo fizeram cara de quem não acreditaram quando disse que muitos paulistanos, por exemplo, passam em torno de 2, 3 ou 4 horas ao dia – se não mais – simplesmente trancados no engarrafamento.

________________

André Fernandes, nascido em Santa Catarina para ser um nômade pelo mundo. Atualmente estudando na Kaospilots Switzerland para construir a carreira dos sonhos, que vai render muitas viagens e aventuras! Siga o BZ na fanpage clicando aqui e no Instagram clicando aqui. Blog Brasil com Z, um blog de expatriados dos quatro cantos do mundo !