Skip to content

Fischbrötchen – os sanduíches do Norte da Alemanha

11/10/2016

bz_alemanha Cris Schlup – Alemanha

Sanduíches e lanches rápidos são muito populares na Alemanha, entre eles, o “Fischbrötchen”, que traduzindo para português significa “pão com peixe”. Ele não chega a ser o mais popular da Alemanha, mas figura no topo atrás do Döner – sanduíche de origem turca e da Bratwurst mit Brötchen –  ou simplesmente salsicha com pão. 

É feito com um pãozinho como o nosso pão francês, peixe, que pode ser de variados tipos, picles de pepino, cebola fresca fatiada e molho Remoulade. Salada de folhas muitas vezes está presente também. O Fischbrötchen original é feito com arenque marinado em vinagre, azeite, cebola, sementes de mostarda e folhas de louro, conhecido em alemão como „Bismarckherring“. Outra variação comum é o Matjes, arenque preparado em uma marinada mais suave, de sabor mais leve. Esses são os peixes, que por serem pescas locais, são os mais comuns no Fischbrötchen. Outros preparos muito apreciados incluem arenque grelhado (Bratherring), salmão (geralmente defumado), peixe empanado frito (Backfisch), Rollmops (rolinho de arenque em conserva recheado com cebola), cavala, dourado, enguia e mais peixes defumados além do salmão. Há ainda o “Krabbenbrötchen”- pão recheado com muitos pequenos camarões do Mar do Norte, bem popular em Hamburgo, e pão com bolinho de peixe (Fischfrikadellen). A criatividade e variedade não tem limites, há Fischbrötchen para todos os gostos!

img_3659

Defumação de salmão à beira do canal na praia de Warnemünde, norte da Alemanha (foto de acervo próprio da autora).

blog-vis-brood

O Fischbrötchen é certamente o sanduíche mais popular do Norte da Alemanha e regiões costeiras do Mar Báltico e Mar do Norte, incluindo uma das maiores cidades alemãs, Hamburgo. Aqui no Norte, ele é frequentemente vendido em lanchonetes (muitas vezes especializadas no quitute) e restaurantes de pratos rápidos, bem como em quiosques na praia e nos lagos e naturalmente em peixarias e mercados de peixe também. Os mais conhecidos mercados de peixe se encontram em Hamburgo e Bremen e são garantia de peixe fresquíssimo, e consequentemente dos melhores Fischbrötchen!

img_9950

Barco-quiosque de Fischbrötchen no canal em Plau am See, norte da Alemanha. (foto de acervo próprio)

Mesmo não sendo o mais popular sanduíche de outras regiões, é possível encontrar Fischbrötchen pela Alemanha toda. A rede „Nordsee“, de restaurantes de pratos rápidos de peixe, está presente pelo país todo, entre outros locais que oferecem o sanduíche.

img_9952

Fischbrötchen mit Backfisch“: o pãozinho com peixe empanado. Lanche que combina bem com uma tarde ensolarada à beira d’água! (Foto de acervo próprio)

Em Hamburgo há, inclusive, várias listas dos melhores Fischbrötchen da cidade. Uma visita a Hamburgo deve necessariamente incluir uma visita ao sempre cheio  “Brücke 10“, em St. Pauli, no porto de barcos de passeio e com vista para o porto de cargas. Desde 2011 o Fischbrötchen é oficialmente considerado como parte do estilo de vida e cultura do Norte da Alemanha, tanto que nos estados do Norte Schleswig-Holstein e Mecklenburg-Vorpommern (onde moro), existe desde aquele ano, sempre em um sábado de maio, o “Weltfischbrötchentag  – ou “Dia Mundial do Fischbrötchen”!

img_8821

Um popular quiosque-barco de lanches de peixe no canal da praia de Warnemünde, Rostock. Vale muito a a pena enfrentar o frio do inverno por um Fischbrötchen fresquinho! (Foto de acervo próprio)

Se você ficou curioso com o Fischbrötchen, é possível adaptar e fazer em casa! Você precisará de: pão francês, cebola, molho Remoulade (pode ser substituído, conforme o gosto, por maionese), pepinos em conserva finamente fatiados, alface e peixe, claro. Rollmops ou arenque em conserva podem ser encontrados em alguns supermercados no Brasil bem como em lojas de importados e Delicatessen, ou se você tiver disposição, pode usar algum peixe branco fresco e marinar em casa. A alternativa é preparar o Fischbrötchen com Backfisch, para isso, basta preparar um bom filé de peixe à milanesa! Fatie o pão ao meio, passe molho nas duas metades, coloque folhas de alface, o pepino em conserva bem fatiado (escorra bem o líquido da conserva antes) e então o filé de peixe empanado por cima. Por último, fatie a cebola fresca em rodelas e coloque o quanto quiser sobre o peixe. Basta fechar o pão e está pronto para ser saboreado. Vai muito bem escoltado por uma cerveja alemã!

img_9959

Guten Appetit

______________

Cristiane Schlup é de Blumenau, médica, e vive com o marido brasileiro na Alemanha desde 2013. Para saber mais sobre ela acesse a mini-bio clicando aqui. Para atualizações do blog Brasil com Z, sigam-nos no Facebook e Twitter. Querem ver fotos lindas da Cris e dos outros autores do blog BZ? Passem no nosso Instagram agora e sigam-nos! 

2 Comentários leave one →
  1. 11/10/2016 7:49

    Nunca vou me esquecer dos restaurantes na Estação Central de Hamburgo. A limpeza dos lugares, a beleza da decoração náutica, as muitas opções deliciosas de sanduíches de peixe. Eu queria comer três vezes por dia lá, mas meu marido protestava. Tínhamos que conhecer o resto da cidade e eu não podia ficar só rondando a Estação igual gaivota.

  2. 13/10/2016 11:47

    Hehe, rondar a estacao igual gaivota soa ótimo! Verdade, Hamburg é o paraíso para adoradores de Fischbrötchen. Aliás, eu adoro essa cultura costeira nórdica-alema. E os peixes de água fria sao muito saborosos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: