Skip to content

Adaptar-se a um novo país, no inverno

15/11/2016

bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

Olá leitores do BZ ! O inverno logo logo estará chegando aqui na Holanda. E algumas pessoas que vão fazer intercâmbios ou ir para o hemisfério norte no fim do ano, já andaram me perguntando/enviando mensagens via nossa página no Facebook sobre como se preparar, que roupas exatamente comprar, como aguentar o frio a longo prazo, o estilo de vida e suas implicações, etc. e tal. Vejam bem: não é  só a questão de comprar roupas e acessórios. É COMO conseguir viver a rotina do clima (bem) frio. Por isso fiz esse post.

blog-winter

O caso é que se não temos experiência de morar fora de um país tropical, não nos demos conta dos desafios que enfrentaremos no dia a dia durante o inverno. Atenção: são “desafios”, e não “problemas”. Porque tudo é uma questão de antecipação, buscar informação, planejar uma logística e ter  uma disposição para criar novos hábitos. Eu facilito aqui abaixo tudo para você. Anote aí alguns itens para você ficar esperto, e comece a imaginar se você aguentaria esse estilo de vida:

* Se você vai para um país com 4 estações bem marcadas, vai ter que aprender a ter diferentes combinações de roupas.  Colocar peças de inverno no sótão/ático ou mesmo na garagem ou armazenadas em algum outro lugar depois da estação (embaixo da cama?). E retirar suas roupas de inverno do armazenamento por volta de fins de outubro, ver se não precisam pegar um sol, ter uma lavagem, etc..

“Com que roupa eu vou?!” Não se preocupe: Você vai cometer muitos erros de compra e uso de roupas de inverno! Normal. Tranquilo. Mas depois de alguns anos você fica craque, principalmente na compra de casacos de inverno (eu não uso mais flanela nem lã, ou casaco sem capuz) e botas. E saber usar diferentes luvas para diferentes ocasiões. Eu uso (quando não está muito frio, claro) luvas que deixam as pontas dos dedinhos expostas –  e detesto luvas de couro. Cada pessoa vai estabelecer sua própria verdade quanto a isso. Importante: a numeragem europeia e americana para sapatos é diferente, fique atento !

blog-casaos

* Lembre-se que ter que raspar os vidros do carro custa tempo e técnica (ligar o carro 15 minutos antes de sair, colocar um spray que facilita o trabalho, colocar luvas, secar os vidros também por dentro, etc.). Isso não é motivo para ninguém chegar atrasado aos compromisso matutinos.

* Pode ser que voce tenha que jogar um sal especial na frente de casa para ajudar a derreter a neve. Em cidades do interior, às vezes as prefeituras disponibilizam sacos de sal para cada bairro, de uso comunitário. É muito eficiente.

* Sua pele e cabelos vão ficar profundamente secos e desidratados no inverno. Fique atento para isso. Você vai ter que aprender a usar novos cremes, óleos e cosméticos. Considere não retirar as cutículas das unhas durante o inverno, e usar luvas de borracha na hora de lavar uma louça. A pele da sua mão pode ficar bem envelhecida durante os meses de inverno, com água quente dentro de casa, e frio atmosférico fora.

* O meio do inverno (fins de janeiro) é a época mais apropriada para comprar casacos de inverno com desconto (“korting”) na Holanda. Fique de olho em que época isso acontece no país que você vai morar/visitar! Os descontos nas roupas de frio podem ser enormes. Na verdade, a indústria do vestuário nos países frios passa por uma crise há vários anos, já que ninguém quer mais comprar roupas de inverno fora do período de liquidações.

* Vitamina D em pastilhas (de preferência combinada com magnésio e zinco) ajuda a manter seu “capital de cálcio” durante o inverno. Pode começar a ir tomando em outubro mesmo, até abril. Mas cuidado: algumas pessoas ficam “empedradas” e com dificuldade de ir ao banheiro. Nesse caso, pastilhas de cálcio não são para você. Eu uso a metade da dose recomendada, e noto um crescimento mais rápido das unhas (eu tenho unhas fracas, feitas de papel).

blog-calcium-3blog-clacium-4blog-calcium

* Na Holanda, as câmeras de sol (“zonnebanken”) ainda não foram proibidas por lei como no Brasil. Muita gente usa. Eu firmemente desaconselho, pois há uma relação com o câncer de pele. Além do mais, eu acho estranho ver gente super bronzeada em pleno inverno.

blog-cama-de-sol

* No trabalho, escola, etc. lembrar que você tem que se descascar em camadas, como uma cebola, e isso pode atrasar seu início na jornada. De preferência trancar seus acessórios (luvas, chapéu, écharpe) no seu cofre pessoal. E lembrar de apanhar e usar isso tudo na hora de ir para casa (e atrasa pegar seu metrô, ônibus, trem). Concluindo: você precisa sair mais cedo de casa, e vai chegar um pouquinho mais tarde.

* Encontrar um lugar legal para lavar a seco alguns tipos de roupas (por isso que eu não gosto de casaco de flanela ou lã), que ficam com a maior inhaca depois do inverno.

* Nas sapatarias, há sprays  especiais para botas, casacos e bolsas de couro ficarem impermeáveis durante a neve. Recomendo a compra. Eu uso bastante spray nas botas, muito. É um bom investimento. Pode passar bastante graxa e escovar antes do spray também, dupla proteção.

* Botas… Pode ser que você tenha que comprar um número duas vezes maior. Pense nas meias grossas que você vai usar, palmilha…

* Se segurar para não engordar horrores durante o inverno. A fome aumenta bastante e você pode desejar comer como um monstro insaciável. A solução: coma fibras para ter a sensação de saciedade. Pense em maçãs, tangerinas, quinoa, aveia, feijões, verduras cruas, linhaça…  Se quiser dar um “tchan” nos seus refogados de carne use vinho ao invés de apelar para o de creme de leite, bacon. Evite totalmente produtos industrializados, chocolates quentes, doces, cremes (Chantilly).

* Não vire um “couch potato”, só comendo e bebendo no sofá durante as horas vagas. Continue no fitness, mesmo se estiver um frio glacial (tá nada, exagero seu!) e você totalmente sem saco de sair de casa.

blog-inverno

* Aprenda a tomar café e chá totalmente sem açúcar, nem adoçantes. “Sabor de purgante” ??? Claro que não! Uma questão de mudança de hábitos.

* Aliás, pense em encher seu freezer durante o inverno. Você vai ter menos disposição para ir ao supermercado ou fazer compras de impulso. Você pode tranquilamente ter no freezer: pão de forma fatiado, sopas feitas por você, refogados, peixe cru, etc..

* Aprenda a apagar as velas (que criam climinha no fim-de-semana) antes de ir para cama. Parece óbvio, mas já ouvi brasileiros que vivem dizendo ter esquecido isso.

blog-cats

Assopre as velinhas antes de ir para cama, tá? Se não gatinho derruba elas e aí… michou. 

* Fique esperto sobre a melhor maneira de usar o aquecedor ou o comando de aquecimento – e lembre de fechar portas e janelas quando eles estão ligados. Você pode dormir com o aquecedor bem baixinho – economiza e é melhor para sua saúde.

* Aliás, mesmo no invernão, crie o hábito de abrir as janelas da sua casa uma ou duas vezes por dia, por 10 minutos pelo menos. Isso evita que o ar fique “viciado” e alguns quartos que não pegam sol com cheiro de “murrinha” – aquele ar “azedo”, sabe? (Obs.: simplesmente não abra as janelas do seu lar no inverno se você estiver no Chile. Segundo nosso autor Carlos Fernandes ele tem que usar antialérgicos em Santiago para aguentar a tosse por conta da queima da lenha. Quando a janela ficava aberta, entrava um pó da lenha queimada que sujava o chão da casa dele e piorava o ar).

* Tome banhos bem rápidos durante o inverno. Não esfolie a pele. E use um bom hidratante depois.

* Meninas: uma estação longa e fria é a melhor época do ano para começar uma tratamento de depilação a laser.

* Seque bem com um mini-rodo todo o box (vidros, piso, azulejos) depois de cada uso, pois isso evita a acumulação de calcário nos materiais (a água na Europa é “dura”).

* Escolher plantas “winter hard” para seu jardim, caso contrário morre tudinho no inverno (e você não vai plantar um jardim novo a cada ano, correto?). Plantas que resistem: buxinhos, hortênsias, annabelas, rododendros, flor de maio, e muitas outras lindas. Na Holanda, (e creio que na Alemanha, Inglaterra e vários outros países de clima frio ou temperado) muitas plantas tem uma etiqueta anunciando se resistem ao inverno, ou até mesmo se permanecem verdes ano inteiro , ou se voltam a nascer e florir.

* Não se esqueça das plantas em potes fora de casa. Será que as plantas resistem ao inverno? Ou seria o caso de cobrir com um plástico? Ou colocar rodinhas nos potes grandes e guardar a planta na garagem? E os potes pequenos e médios? Não vão rachar? Eu não tenho nenhum vaso de argila ou porcelana na Holanda, apenas pedra ou plástico.

blog-basil

Alfavaca na janela… Fica lindo e útil. Foto via moestuinbeginnen.nl

* Se tiver uma bancada ensolarada na janela, dentro de casa, super recomendo que você mantenha aí ervas frescas finas como cebolinha, hortelã, alfavaca… Dá uma levantada nos seus chás, comidas e sopas – e um tapa na sua saúde. 😉 Os holandeses tem dedos “verdes” e algumas pessoas tem até tomatinhos, pimentões, etc. dentro de casa mesmo.

Alguma outra recomendação? Coloque por favor nos comentários! Agradecemos.

______________

Ana Fonseca odeia usar pantufas. Sigam-nos no Instagram para ver nossas fotos pelo mundo. Nossa página no Facebook e Twitter tem atualizações diárias, dêem umas curtidas e sigam-nos. Quer contribuir com o blog? Escreva sua mini-bio e motivação para a gente via e-mail: blogbrasilcomz@gmail.com Agradecemos! 

6 Comentários leave one →
  1. Ana Cecília permalink
    15/11/2016 13:03

    Adorei!! Ótimoooo

    • 15/11/2016 16:11

      Ceci, obrigada. Espero ter ajudado para os preparativos do A. em dezembro.
      Beijo.
      P.S.: E vamos colocar uma foto maneira e linda no seu Gravatar para não ficar com aspecto de ameba/monstrinho?
      .

  2. Juliano Emilio permalink
    15/11/2016 14:34

    Muito boas dicas! Lembrei do meu primeiro inverno na Alemanha… de jaqueta de couro!

  3. edvanfleury permalink
    16/11/2016 6:34

    ë dificil mesmo. EU fico sem motivação para por o pé fora da casa. 😦 Bjs

Trackbacks

  1. Adaptar-se a um novo país, no inverno | Brasil com Z | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: