bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

Lamento informar que não vou falar aqui de como é a pegada dos holandeses. Realmente, não sei. Só tenho durante esses anos todos experiência com um. Se quer sonhar a esse respeito leia esse post aqui. Vou falar hoje o que é a pegada holandesa, e como ela poderia ajudar a reduzir acidentes no trânsito.

Sim galera, a égada holandesa é um simples hábito cultural que se aprende nas escolas de condução e ajuda a salvar as vidas de ciclistas. Quando meu instrutor me pedia para sair do carro para o próximo aluno entrar, e eu como motorista abria a minha porta usando a mão esquerda, ele me dava um pito. Fazia uma ceninha: “Ai, quando você vai aprender? Já falei mil vezes: abrir com a mão esquerda e só olhar no espelho retrovisor não adianta”. O resultado é que eu nunca, nunca bati com a porta contra um ciclista. Até hoje a cada vez que, sentada, abro a porta usando a mão direita, lembro de estar fazendo a coisa certa. Assim eu evito o “dooring”, e tenho que torcer o corpo para ter uma melhor visão. E esse comportamento está sendo divulgado nos EUA como “the Dutch reach” (Afs, os holandeses acham que sempre encontraram a melhor maneira do mundo de fazer qualquer coisa que seja). Vejam o filminho abaixo para entender melhor isso:

Esse gesto (do motorista abrir sua porta por dentro usando a mão direita) não é analisado na Holanda durante as provas para se obter carteira de motorista. Nem exclusivo da Holanda – já ouvi dizer que na Alemanha também é mais ou menos praticado. Porém, é um hábito cultural holandês muito forte, já que aqui há um número enorme de ciclistas e muito respeito à eles. Então essa é a dica cultural de hoje. Lembre-se de praticar a pegada holandesa.

blog-dutch-reach

Een prettig weekend en tot de volgende keer! 

_______________

Ana Fonseca tem pegada holandesa. Para ver fotos dela e dos outros autores no Instagram apenas clique aqui (e nos sigam, tá?). Para acompanhar atualizações da página do BZ no Facebook também é grátis, basta clicar aqui e lembrar de seguir-nos. Twitter? Clique aqui. Agradecemos. Se quiser participar como autor(a) com textos mensais no BZ envie um e-mail para a administração: blogbrasilcomz@gmail.com contando resumidamente sua biografia e motivação. Blog Brasil com Z, um blog feito por brasileiros expatriados dos quatro cantos do mundo!