Skip to content

A Pegada Holandesa

26/11/2016

bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

Lamento informar que não vou falar aqui de como é a pegada dos holandeses. Realmente, não sei. Só tenho durante esses anos todos experiência com um. Se quer sonhar a esse respeito leia esse post aqui. Vou falar hoje o que é a pegada holandesa, e como ela poderia ajudar a reduzir acidentes no trânsito.

Sim galera, a égada holandesa é um simples hábito cultural que se aprende nas escolas de condução e ajuda a salvar as vidas de ciclistas. Quando meu instrutor me pedia para sair do carro para o próximo aluno entrar, e eu como motorista abria a minha porta usando a mão esquerda, ele me dava um pito. Fazia uma ceninha: “Ai, quando você vai aprender? Já falei mil vezes: abrir com a mão esquerda e só olhar no espelho retrovisor não adianta”. O resultado é que eu nunca, nunca bati com a porta contra um ciclista. Até hoje a cada vez que, sentada, abro a porta usando a mão direita, lembro de estar fazendo a coisa certa. Assim eu evito o “dooring”, e tenho que torcer o corpo para ter uma melhor visão. E esse comportamento está sendo divulgado nos EUA como “the Dutch reach” (Afs, os holandeses acham que sempre encontraram a melhor maneira do mundo de fazer qualquer coisa que seja). Vejam o filminho abaixo para entender melhor isso:

Esse gesto (do motorista abrir sua porta por dentro usando a mão direita) não é analisado na Holanda durante as provas para se obter carteira de motorista. Nem exclusivo da Holanda – já ouvi dizer que na Alemanha também é mais ou menos praticado. Porém, é um hábito cultural holandês muito forte, já que aqui há um número enorme de ciclistas e muito respeito à eles. Então essa é a dica cultural de hoje. Lembre-se de praticar a pegada holandesa.

blog-dutch-reach

Een prettig weekend en tot de volgende keer! 

_______________

Ana Fonseca tem pegada holandesa. Para ver fotos dela e dos outros autores no Instagram apenas clique aqui (e nos sigam, tá?). Para acompanhar atualizações da página do BZ no Facebook também é grátis, basta clicar aqui e lembrar de seguir-nos. Twitter? Clique aqui. Agradecemos. Se quiser participar como autor(a) com textos mensais no BZ envie um e-mail para a administração: blogbrasilcomz@gmail.com contando resumidamente sua biografia e motivação. Blog Brasil com Z, um blog feito por brasileiros expatriados dos quatro cantos do mundo!

 

5 Comentários leave one →
  1. 26/11/2016 10:53

    Zeer interessant. Het is leuk om iedereen te respecteren.

  2. 26/11/2016 13:26

    Aqui no Japão, eles tentam desenvolver esse hábito também, mesmo que poucos pratiquem, para dizer a verdade.
    Como eu sempre tenho medo de cometer algo errado e ir ver o sol nascer quadrado, eu me policio a sempre estar os erros grosseiros. Tenho tido um certo sucesso.
    Mas como dirigimos na chamada “mão inglesa”, nosso hábito é abrir com o braço esquerdo, atingindo o mesmo objetivo.

  3. 29/11/2016 17:45

    Nossa, que legal isso! Nunca tinha pensado… Coisa de país onde há muitos ciclistas! Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: